quarta-feira, 3 de junho de 2015

Tate aposta em treinos com Duda Yankovich para barrar boxe de Eye

Ex-campeã mundial de boxe está em Las Vegas afiando a trocação da amiga para o duelo de 25 de julho:"A mão da Miesha abala a mim, certamente vai abalar a Jessica"

Por Las Vegas, EUA
Duda Yankovich e Miesha Tate (Foto: Evelyn Rodrigues)Duda Yankovich e Miesha Tate em treino na Xtreme Couture, em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)
Atual segunda colocada no ranking peso-galo do UFC, Miesha Tate tem duelo marcado contra Jessica Eye, dona da quinta posição, no próximo dia 25 de julho, na co-luta principal do "UFC: Dillashaw x Barão II", em Chicago. O combate pode definir a próxima desafiante ao cinturão deRonda Rousey. Justamente por isso, "Cupcake" trouxe um reforço especialmente do Brasil para ajudá-la em sua preparação para o desafio:  a ex-campeã mundial de boxe Duda Yankovich.
- Eu visitei o Brasil há dois anos para um evento do UFC e foi lá que conheci a Duda. Nós ficamos amigas e ela abriu a sua casa para mim e para o Brian Caraway. Nós ficamos hospedados lá, ela nos mostrou a cidade toda, foi super doce e receptiva. Ela está aqui por causa de suas habilidades no boxe. Duda é ex-campeã mundial, é muito boa, se eu tivesse que escolher alguma coisa que fosse a principal habilidade da Jessica Eye, seria o seu boxe. Então, eu acho que ter a Duda aqui é muito importante para trabalhar a minha trocação e os movimentos do boxe, além de tudo, é um reforço também para trabalhar na estratégia para derrotar a Jessica - explica a ex-campeã peso-galo do Strikeforce.
Miesha Tate treina com Duda Yankovich (Foto: Evelyn Rodrigues)Duda está em Las Vegas para trabalhar a trocação de Tate (Foto: Evelyn Rodrigues)
Nascida na Sérvia, Duda se envolveu com as artes marciais desde os 11 anos de idade e se mudou para o Brasil em 1999, por causa da Guerra Civil Iugoslava. Ex-campeã sérvia, dos Balcãs e brasileira de kickboxing, ela passou praticar boxe em 2002, como amadora, e teve uma carreira profissional de 11 vitórias e quatro derrotas no esporte. O principal título conquistado em sua carreira, no entanto, foi o mundial da categoria superleve da WIBA (Associação Internacional de Boxe Feminino), em 2006. Em 2012, ela decidiu se aventurar também no MMA e hoje, aos 38 anos, já fez três lutas como profissional, mas não se cansa de se dedicar a novas modalidades:
Miesha Tate (Foto: Evelyn Rodrigues)Miesha Tate faz um treino bem descontraído com Duda Yankovich (Foto: Evelyn Rodrigues)
- A Miesha é uma atleta muito conceituada no grappling. Ela é a principal culpada, tirando o meu marido, por me fazer gostar de luta agarrada, porque normalmente quem gosta de trocar não gosta de luta agarrada. Recentemente, ela foi novamente para o Brasil, passamos uns dias juntas, e ela me fez o convite de vir para Las Vegas, porque vai enfrentar a Jessica Eye. A Jessica é uma boa trocadora, também luta bem muay thai e kickboxing, porém a Miesha me conhece, sabe que eu sou boa de mão, perguntou se eu gostaria de ajudar e, claro, é uma oportunidade única na vida. Eu ajudaria até de graça, porque é muito amiga minha, quero o bem dela e acho que ela merece. Acho que a Miesha é uma das lutadoras mais completas que existem hoje em dia - explica Duda.
As sessões de treino em Las Vegas acontecem na Xtreme Couture, academia de Randy Couture, hall da fama do UFC. É lá que Duda repassa cuidadosamente os detalhes dos movimentos, enquanto explica a Miesha a diferença dos golpes aplicados no boxe e nas artes marciais mistas:
- MMA é diferente. Eu observo algumas coisas como boxeadora, então eu cobro, talvez, a mais do que deveria, mas de fato a Miesha tem uma boa mão, e é pesada, viu? Tem uns detalhes que a gente está corrigindo agora, em termos de posição do corpo na hora de bater.  As mulheres, hoje em dia, desferem um grande volume de golpes, mas também levam muitos golpes e isso faz com que você não tenha uma limpa vantagem de quem está ganhando quando acaba o round. O que eu estou tentando fazer é limpar esse jogo dela, isolar alguns golpes e fazer esse jogo um pouco mais pensado, com golpes de ataque e resposta. E a Miesha está se saindo muito bem - avalia a ex-campeã mundial de boxe.
Miesha Tate treina com Duda Yankovich (Foto: Evelyn Rodrigues)Miesha Tate treina com Duda Yankovich (Foto: Evelyn Rodrigues)


Miesha, por sua vez, tenta aproveitar ao máximo as dicas de Yankovich, pois sabe que melhorar a trocação pode ser, não só a chave para derrotar Jessica Eye, como também para abalar o reinado de Ronda Rousey.
- Jéssica é bastante rápida, se movimenta bastante, vai ser difícil segurá-la. Ela parece bastante faminta e ambiciosa, então é alguém que pode ser bastante perigosa, pois está disposta a fazer qualquer coisa para alcançar o seu objetivo. Eu sei que ela vai vir preparada para essa luta e vê isso como uma oportunidade para enfrentar a Ronda e, em sua mente, provavelmente se tornar uma campeã. Mas na minha cabeça, eu tenho um plano completamente diferente, que é pará-la e realizar o meu sonho de me tornar campeã. E nós estamos nos encontrando para determinar a próxima desafiante ao cinturão. A minha trocação pode fazer muito a diferença nessa e na luta pelo título - afirma.
Treinando a americana há cerca de duas semanas na capital mundial da luta, Duda já vê melhoras no jogo em pé da amiga:
- Com certeza Miesha vai abalar. A mão dela abala a mim, certamente vai abalar a Jessica Eye. Não posso dizer que ela vai vencer por nocaute com 100% de certeza, mas essa vitória, se depender da evolução dela aqui, já é dela e ninguém tira- finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário