quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Com respaldo da Agência Antidoping, Mayweather se defende de acusação

Usada emite comunicado a favor do pugilista americano depois de reportagem de jornalista especializado em boxe, e "Money" afirma: "Eu não cometi violações"

Por Las Vegas
Prestes a fazer sua 49ª e, segundo ele, última luta na carreira, Floyd "Money" Mayweather está enfrentando acusações de um suposto doping na vitória sobre Manny "Pac-Man" Pacquiao, que aconteceu em maio em Las Vegas. O americano soltou um comunicado oficial nesta quinta-feira negando que tenha cometido violações logo após a Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) declarar apoio ao atleta mais bem pago do mundo.

- Como já foi confirmado pela Usada em um comunicado, eu não cometi violações. Eu sigo e sempre segui as regras da Comissão Atlético de Nevada e da Usada, o padrão de ouro dos testes antidoping. Não vamos esquecer que, há seis anos, eu insisti que elevassem o número de testes em todas minhas lutas. Como resultado disso, há mais testes e preocupação com isso no boxe do que já houve na história - disse o lutador.
Manny Pacquiao Floyd Mayweather boxe (Foto: Reuters)Mayweather foi acusado de doping por jornalista especializado (Foto: Reuters)


A acusação contra Mayweather partiu do jornalista americano Thomas Hauser, respeitado no mundo do boxe e autor da biografia de Muhammad Ali, que publicou um artigo no site "SB Nation" onde afirma que o pugilista poderia ter burlado procedimentos em exames antidoping um dia antes da luta contra Manny Pacquiao.

De acordo com Thomas, "Money" teria recebido na sua casa a visita da equipe da Usada. A coleta feita em sua residência teria encontrado resquícios do uso de substâncias para prevenir a desidratação. O staff de Mayweather confirma o uso de 250ml de vitaminas e solução salina e de uma outra dose com a mistura de 500ml de solução salina e vitamina C.

De acordo com o código da Agência Mundial Antidoping (Wada), tais soluções não são proibidas desde que não sejam administradas de maneira intravenosa. É aí que entra o problema. Em nenhum momento os responsáveis pela preparação de Mayweather deixaram claro o método usado, e Usada também teria omitido a informação para os promotores da luta e também à Comissão Atlética de Nevada, que avalizou a luta e segue as normas da Wada. 

A reportagem afirma ainda que Mayweather teria recebido da Usada uma licença retroativa de uso terapeutico 19 dias depois do ocorrido. A entidade defendeu o lutador em um comunicado oficial nesta quinta-feira. 

- Pensamos ser importante corrigir imediatamente o fato incorreto de que Mayweather teria violado regras recebendo uma infusão salina e de vitaminas. Como já foi reportado publicamente em maio deste ano pela Comissão Atlética de Nevada, Mayweather solicitou e ganhou uma licença para o uso dessas substâncias para a luta de 2 de maio. O uso de Mayweather não foi proibido pelas regras da Comissão Atlética de Nevada naquele momento e não seria uma violação hoje - afirmava o comunicado, acrescentando ainda que o Time de Pacquiao foi notificado sobre isso.

Mayweather volta aos ringues neste sábado, dia 12, quando enfrenta o também americano Andre Berto em sua última luta como profissional. Ele tem 48 vitórias na carreira e nenhuma derrota. O combate acontece na MGM Grand, em Las Vegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário