terça-feira, 29 de setembro de 2015

UFC anuncia evento em Nova York mesmo com o MMA banido do estado

Organização pedirá a um juiz federal que lhe garanta o direito de poder realizar um show no Madison Square Garden em abril de 2016, e planeja fazer um evento de gala

Por Las Vegas, EUA
Mesmo com o MMA sendo um esporte banido e ilegal no estado de Nova York, o UFC resolveu apostar no fim da proibição e anunciou nesta segunda-feira que realizará um evento em 23 de abril de 2016 no mítico Madison Square Garden. A organização depende de ter aceito um pedido feito a um juiz federal que conceda uma permissão para que o evento aconteça. Nova York é o único dos 50 estados americanos que ainda proíbe a realização de eventos de MMA em seu território, e manteve o impedimento nos últimos oito anos em que o Ultimate tentou derrubar a proibição.
Madison Square Garden (Foto: George Kalinsky/ Madison Square Garden)O Madison Square Garden pode vir a receber o UFC em abril de 2016 (Foto: George Kalinsky/ Madison Square Garden)


Em comunicado oficial, o UFC avaliou a lei que proíbe o MMA em Nova York como "antiga", e o banimento, "inconstitucional", e informou que, sem uma ação preliminar impetrada por um juiz federal, o evento não acontecerá.

Confira a íntegra do anúncio:

"O UFC anunciou hoje uma série de passos importantes para trazer os eventos de MMA a Nova York. Esses esforços incluem a realização do primeiro evento profissional de MMA desde o banimento do esporte do estado, em 1997. Esse evento acontecerá no Madison Square Garden em 23 de abril de 2016, com os maiores campeões do UFC competindo com alguns dos maiores atletas do mundo no octógono. O UFC também anuncia passos adicionais junto às cortes federais para garantir o sucesso do evento.

"Nós acreditamos que os nossos fãs já esperaram demais para vivenciar um evento do UFC ao vivo em Nova York, e estamos empolgados em anunciar nosso primeiro evento no Madison Square Garden. O MMA profissional é legalizado ao redor do mundo, e já passou da hora de Nova York se adequar a isso" - disse Lawrence Epstein, diretor de operações do UFC.

Em agosto, o UFC fez um pedido à Corte de Apelações dos Estados Unidos em segunda instância - que é o órgão com jurisdição em Nova York - alegando que a proibição de eventos regulados de MMA profissional viola a Primeira Emenda dos direitos de atletas e fãs no estado.

Em 18 de setembro o UFC entrou com uma nova ação na Corte Federal, reiterando sua alegação de que a lei que bane os eventos de MMA é inconstitucional. Essa lei antiga é muito pouco clara para o entendimento público, e permitiu que as autoridades de Nova York decidissem e julgassem arbitrariamente quais eventos seriam permitidos. Eventos contendo quaisquer esportes de combate parecem ser permitidos em Nova York, apesar de não serem explicitamente citados na lei. O estatuto, e a ação do estado em reforçá-lo, violam a Constituição com leis vagas de proibição e inconstitucionalidade.

Durante a semana, o UFC solicitará a um juiz federal para entrar com uma ação preliminar contra os representantes do estado de Nova York reforçando a inconstitucionalidade das suas leis. Sem essa ação, o evento no Madison Square Garden não poderá ser realizado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário