terça-feira, 27 de outubro de 2015

Brasil garante inédita vaga por equipes em 2016; Zanetti: "Objetivo principal"

Mesmo sem ir à decisão das argolas de forma surpreendente, campeão olímpico vibra com feito inédito do time brasileiro, classificado para a final por equipes e para os Jogos

Por Direto de Glasgow, Escócia
Arthur Zanetti equipe masculina mundial de ginástica glasgow (Foto: RICARDO BUFOLIN/CBG)Campeão olímpico das argolas, Zanetti ficou fora da final do aparelho (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)
Da arquibancada da Hydro Arena, a equipe brasileira acompanhou os últimos adversários se apresentarem na classificatória do Mundial de Glasgow. À medida que os rivais ficavam para trás nesta segunda-feira, o sorriso se alargava nos rostos de Arthur NoryCaio Souza, Francisco Barretto, Lucas Bitencourt e Péricles Silva, aniversariante do dia. Apesar de sofrer quedas no domingo, o Brasil fechou na sétima posição com 349,057 pontos, se classificou para a final e levou a inédita vaga olímpica por equipes. Arthur Zanetti, por outro lado, experimentou um misto de sentimentos, feliz pela confirmação da vaga nos Jogos do Rio de Janeiro, mas triste por ficar fora da final das argolas, aparelho em que é atual campeão olímpico e vice mundial. O ginasta evitou dar desculpas e preferiu destacar o que sempre considerou a meta principal na Escócia: a vaga olímpica por equipes.
- Lógico que fico triste por não estar fazendo parte, mas já vinha falando há muito tempo que o objetivo principal era a equipe. Pegamos a final por equipes? Sim. Então eu estou feliz. Eu fiz a minha parte. Os árbitros deram aquela nota, foi o que eles acharam, mas não importa. O que importa é o objetivo principal para esse Mundial, que era a equipe. É o que a gente focou, é o que a gente conseguiu - disse Zanetti.
Equipe masculina do Brasil no Mundial de Glasgow (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)Equipe do Brasil contou com Lucas, Nory, Péricles, Zanetti, Caio e Chico (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)
classificados para a final do Mundial e para as Olimpíadas (Foto: Fonte: FIG)
Antes mesmo de sair do Brasil para a aclimatação em Portugal, o campeão olímpico já afirmava que ficaria mais feliz se o Brasil classificasse por equipes e ele não ganhasse medalha nas argolas do que se subisse ao pódio e o time não se garantisse em 2016. Foi o que aconteceu. A nota de 15,433 pontos, uma das piores de Zanetti em 2015, lhe rendeu apenas a nona colocação nas argolas, mas foi importante para o somatório da equipe do Brasil.
- Estou muito feliz. É gratificante fazer parte dessa equipe. Muita gente antes não acreditava que o Brasil fosse levar uma equipe completa aos Jogos. Primeiramente pegamos uma final por equipes no ano passado, agora conseguimos classificar uma equipe completa para as Olimpíadas. Acho que a equipe está de parabéns. Já venho batendo nessa tecla há uns dois anos, que é a equipe. O sentimento que eu tive em Londres essa equipe maravilhosa vai poder sentir também - disse o campeão olímpico.
Arthur Nory no Mundial de Glasgow (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)Arthur Nory voou na barra fixa e foi à final do aparelho no Mundial (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)
Mesmo sem Zanetti, o Brasil estará representado nas finais individuais em Glasgow. Arthur Nory e Lucas Bitencourt disputam a decisão do individual geral na sexta-feira - o primeiro foi o 10º colocado com 88,182 pontos, e o segundo foi o 16º com 86,564 pontos. Nory também se garantiu na prova que encerra o Mundial no domingo. Ele foi o terceiro colocado da barra fixa, com 15,300 pontos. Se estava ansioso ao fim da apresentação do Brasil no domingo, o ginasta agora é só sorrisos.
- Dormimos até tarde, então o dia passou mais rápido. Teve treino, foi bem tranquilo. Estávamos bem confiantes. Depois que passaram a Ucrânia e a França, vimos que essa vaga era nossa. Estou muito satisfeito, muito feliz. É muita coisa que passa pela nossa cabeça, porque trabalhamos tanto para classificar a equipe, desde a primeira vez em 2012, no evento-teste, quando batemos na trave. Estou muito grato por tudo. Essa união que temos é a melhor sensação - disse Nory.
Antes das disputas individuais, os brasileiros se preparam para a final por equipes dessa quarta-feira, às 15h25 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 2 - os assinantes do canal podem assistir também pelo SporTV Play. O GloboEsporte.com acompanha de perto em Glasgow todas as finais com presença brasileira em Tempo Real.
Equipe masculina Brasil ginástica artística mundial glasgow rio 2016 (Foto: RICARDO BUFOLIN/CBG)Telão do Mundial de Glasgow mostra o Brasil entre os classificados para o Rio 2016 (Foto: RICARDO BUFOLIN/CBG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário