segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Treino em Pipe tem mar lotado, tubão de Mineirinho e prancha quebrada

Em busca das melhores ondas no aquecimento para a etapa final do Circuito Mundial, surfistas povoam Pipeline, e Adriano de Souza se destaca com belo tubo para a direita

Por Direto de Oahu, Havaí
O último dia de treinos antes da abertura da janela para a realização da etapa de Pipeline, a última e decisiva do Circuito Mundial de 2015, viu na manhã desta segunda-feira no Havaí (início de noite no horário de Brasília) uma enorme concentração de surfistas lutando pelo direito de dropar os tubos perfeitos do pico, top australiano com prancha quebrada e belas ondas surfadas tanto para a direita (Backdoor) quanto para a esquerda (Pipeline). Terceiro do ranking e na briga por seu primeiro título mundial, Adriano de Souza, o Mineirinho, foi um dos destaques na sessão de free surf, que também contou com Mick Fanning, que lidera o ranking, John John Florence, Josh Kerr, que quebrou seu equipamento, Nat Young, Wiggolly Dantas, Keanu Asing, dentre outros membros da elite. A expectativa é que, por conta das boas ondas, o campeonato comece nesta terça-feira ou na quarta.
- Aqui é bem difícil treinar, tem muita gente que busca a onda de Pipe e fica bem congestionado no mar. Mas a persistência sempre prevalece aqui no Havaí. Você fica ali tentando, tentando e uma hora você consegue pegar uma boa onda - comentou Mineirinho, que vai encarar na bateria 4 da primeira fase o taitiano Michel Bourez (22º) e um convidado ainda não definido. 
Adriano de Souza Mineirinho treino Pipeline surfe (Foto: Leandro Dora/AprimoreSurf/Divulgação)Adriano de Souza pega bonito tubo para a direita (Backdoor) em treino (Foto: Leandro Dora/AprimoreSurf/Divulgação)
A onda que fez Adriano comemorar foi um tubo para a direita. Adriano conseguiu fugir da muvuca e dropou na hora certa. Depois, ele chegou a ficar entocado e saiu com categoria. Ter um surfado uma das melhoras ondas do treino fez com que  Mineirinho se sinta mais preparado para a competição que tem tudo para começar nos primeiros dias da janela, que será aberta nesta terça-feira, às 16h (de Brasília).
- Não necessariamente isso vai me ajudar. Serve mais para você se sentir mais à vontade e ficar mais tempo. É isso que eu tiro de proveito dos treinos. Estou bem cansado, porque as ondas estavam enormes.
Treino Pipeline mar lotado surfe (Foto: David Abramvezt)Dezenas de surfistas dividem a arrebentação de Pipeline para treinar (Foto: David Abramvezt)

+ Vídeo: assista às melhores ondas de 2015 dos candidatos ao título mundial
+ 10 fotos que resumem o Circuito Mundial até a decisão em Pipeline+ Com expectativa de altas ondas, etapa final deve começar entre terça e quarta+ Pelo título, Mineirinho ignora passado em Pipeline: "Retrospecto não ganha"
+ Medina supera críticas e início de ano ruim para buscar o bi: "Sei o que fazer"
+ Filipinho deixa aéreos de lado e foca nos tubos pelo título mundial no Havaí
+ Caio Ibelli é campeão do QS, e outros três brasileiros garantem vaga no CT

+ Fora da elite em 2016, Silvana Lima confia em retorno: "Carreira não está no fim"

+ Veja as chances de título dos brasileiros na final em Pipeline

+ Pontuação, descarte... Saiba como funciona o Circuito Mundial 
+ Confira o ranking da temporada 2015

+ Leia mais notícias sobre o Circuito Mundial de Surfe
Josh Kerr prancha quebrada treino Pipeline surfe (Foto: David Abramvezt)Número 12 do mundo, Kerr abandona treino após ter sua prancha quebrada (Foto: David Abramvezt)
Considerado um dos surfistas que mais se dedicam aos treinamentos, Mineirinho espera que esse empenho dê resultado nesta temporada, a que ele chegou mais perto de conquistar o título mundial em dez anos na elite do surfe.
- Espero que esse seja o ano que eu possa provar que eu me dedico muito e mereço ser campeão - comentou ele.
Os outros dois brasileiros na briga pelo título, Filipe Toledo e Gabriel Medina devem aparecer para treinar em Pipeline no período da tarde. Também existe a possibilidade deles optarem por se exercitarem em outros picos para lapidarem a forma física para o campeonato.
A construção da estrutura da Liga Mundial de Surfe (WSL) para a competição está praticamente finalizada. O palanque e as cabines dos juízes ganham os últimos retoques para que já a partir desta terça-feira o show possa começar em Pipeline. 
Palanque da etapa do Circuito Mundial de Surfe em Pipeline no Havaí (Foto: David Abramvezt)Palanque da etapa do Circuito Mundial de Surfe em Pipeline no Havaí (Foto: David Abramvezt)
AS BATERIAS DA PRIMEIRA FASE EM PIPELINE
1. Italo Ferreira (BRA) X Adrian Buchan (AUS) X Glenn Hall (IRL)
2. Owen Wright (AUS)X Jadson André (BRA) X Dusty Payne (HAV)
3. Gabriel Medina (BRA) X Keanu Asing (HAV) X a definir 
4. Adriano de Souza (BRA) X Michel Bourez (TAI) X a definir 
5. Filipe Toledo (BRA) X Kolohe Andino (EUA) X a definir 
6. Mick Fanning (AUS) X Sebastian Zietz (HAV) X definir 
7. Julian Wilson (AUS) X Kai Otton (AUS) X Ricardo Christie (NZL) 
8. Jeremy Flores (FRA) X Matt Wilkinson (AUS) X Jordy Smith (AFS) 
9. Kelly Slater (EUA) X Taj Burrow (AUS) X CJ Hobgood (EUA)
10. Nat Young (EUA) X John John Florence (HAV) X Brett Simpson (EUA)
11. Bede Durbidge (AUS) X Wiggolly Dantas (BRA) X Adam Melling (AUS)
12. Josh Kerr (AUS) X Joel Parkinson (AUS) X Miguel Pupo (BRA)
AS CHANCES DE TÍTULO MUNDIAL DOS BRASILEIROS
Filipe Toledo é campeão mundial em Pipeline se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Fanning e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal e Fanning e Mineirinho não passarem da semifinal (caso Mineirinho seja 2º haverá bateria de desempate)
- chegar até as quartas, Fanning não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até a 5ª fase, Fanning não passar da 5ª fase, Mineirinho das quartas, e Medina não vencer a etapa
- chegar até a 3ª fase, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase, Medina das semifinais e Owen e Julian não vencerem a etapa (se Julian vencer a etapa, haverá bateria desempate)


Adriano de Souza é campeão mundial em Pipeline se:
- vencer a etapa
​ ​- chegar em 2º, Toledo não passar das quartas e Fanning da semifinal (caso Toledo pare na semifinal, haverá bateria de desempate)
- chegar até a semifinal, Toledo não passar da 5ª fase e Fanning das quartas
- chegar até as quartas, Toledo não passar da 3ª fase, Fanning da 5ª fase e Medina não vencer a etapa
- chegar até a 5ª fase, Toledo e Fanning não passarem da 3ª fase e Medina e Owen não vencerem a etapa

Gabriel Medina é campeão mundial em Pipeline se:
- vencer a etapa, Toledo não passar da 5ª fase e Fanning e Mineirinho não passarem das quartas
- chegar em 2º, Toledo, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase e Owen não vencer a etapa
- chegar até a semifinal, Toledo não passar da 2ª fase, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase, e Owen e Julian não vencerem a etapa
OBS.: Em caso de empate em pontos de dois ou mais surfistas na classificação final do Mundial, haverá o "surf off". Trata-se de uma ou mais baterias extras, homem a homem, que decide um único vencedor. Fica a cargo da comissão de prova decidir o número de baterias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário