sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Três volantes ou quatro atacantes? Dúvida de Marcelo parece resolvida

Solidariedade dos jogadores de ataque do Atlético-MG faz com que time consiga 
um equilíbrio na marcação do adversário, mesmo com apenas dois meias defensivos

Por Belo Horizonte
Marcelo Oliveira Atlético-MG (Foto: Reprodução / Premiere)Marcelo Oliveira tem mais alguns dias para definir o time que joga contra o Santos (Foto: Reprodução/Premiere)
Nas últimas duas partidas do Atlético-MG fora de casa, o time conquistou duas excelentes vitórias. O primeiro triunfo foi contra o Palmeiras, então líder do Brasileirão, por 1 a 0. Naquela ocasião, a equipe entrou em campo com Lucas Cândido reforçando a marcação no meio-campo, ao lado de Leandro Donizete - que acabou marcando o gol do jogo - e Rafael Carioca. Três volantes, um esquema muito utilizado por treinadores quando querem proteger mais a defesa contra ataques fortes, principalmente jogando fora de casa. Duas rodadas depois, porém, o Galo voltou a jogar fora de casa, contra o São Paulo, outro adversário muito forte, e Marcelo optou pela formação que vinha jogando nas partidas em Belo Horizonte, com quatro atacantes e apenas dois volantes. E o time venceu de novo - desta vez por 2 a 1, com um gol de Lucas Pratto e outro de Maicosuel.
Lucas Pratto comemoração São Paulo X Atlético-MG (Foto: Marcos Ribolli)Contra o São Paulo, Pratto foi o autor de um dos gols do Atlético-MG na vitória por 2 a 1 (Foto: Marcos Ribolli)
Agora, o desafio é contra outra equipe paulista: o Santos. O time de Dorival Júnior é um dos melhores mandantes do campeonato - perdeu apenas um jogo em nove na Vila Belmiro, para o Internacional, por 1 a 0, na quarta rodada - e tem o terceiro ataque que mais marcou na Série A - 32 vezes, atrás apenas do próprio Atlético-MG, com 33, e do Palmeiras, com 35. Pelo poderio ofensivo da equipe praiana, há a possibilidade de Marcelo voltar a jogar com três volantes, mas ela parece menos provável. Isso porque o esquema com quatro atacantes tem dado bons resultados também na defesa.MaicosuelRobinho, Pratto e Fred têm se dedicado muito em campo para ajudar os companheiros na marcação e, com isso, o time alvinegro tem levado poucos gols. 
Victor, por exemplo, elogiou a formação com três meias marcadores, lembrando do bom jogo que Lucas Cândido fez contra o Palmeiras, mas indicou que prefere a manutenção do esquema com quatro atacantes, destacando a disposição dos jogadores de frente em campo.
- Tanto com uma quanto com a outra formação a equipe tem sido muito consistente. Naquela oportunidade (contra o Palmeiras), o Lucas Cândido fez uma grande partida. O que faz diferença é o comprometimento dos jogadores e o entendimento tático de cada um. Mesmo jogando com quatro atacantes, a gente tem sofrido poucos gols. Isso demonstra um comprometimento defensivo daqueles que estão na frente. O Fred volta pra marcar, você vê o Robinho desarmando adversários, o Pratto se desdobrando para marcar volante, o Maicosuel acompanhando os laterais. Isso demonstra o comprometimento e o entendimento tático que a equipe vem demonstrando, sem abrir mão da sua característica que é jogar pra frente. Acho que a gente tem conseguido jogar de forma equilibrada mesmo com a equipe bastante ofensiva.
Neste esquema, ninguém está livre da obrigação de marcar. Lucas Pratto, como Victor mencionou, tem uma obrigação na recomposição no meio-campo, o que acaba aliviando para os jogadores das linhas de defesa, como volantes, laterais e zagueiros. O comprometimento dos atacantes na marcação explica o sucesso da formação. O argentino explica melhor o esquema montado por Marcelo Oliveira.
É muito importante que os quatro que estão na frente sejam equilibrados para atacar e defender. Temos que saber que o time precisa de nós.
Lucas Pratto
- O Marcelo pede para eu e o Fred recompormos. Às vezes ele, às vezes eu no meio. Na maioria das vezes eu, porque sou um pouco mais novo, e ele é mais de área e precisa ficar com os zagueiros. Para reter os zagueiros, ele é melhor que eu. Nesse posicionamento, acho que é melhor eu voltar mais no meio. Quando Robinho e Maicosuel estão um pouco cansados, a gente tenta ocupar o espaço. Estamos tentando fazer bem. A maioria das vezes a gente está tentando fazer as coisas da melhor forma que pode. Jogando fora de casa, sabemos que temos que ter a cota extra para defender, ainda mais jogando com quatro atacantes como estamos jogando. É bom que a gente volte para defender. É muito importante que os quatro que estão na frente sejam equilibrados para atacar e defender. Temos que saber que o time precisa de nós. Sabemos que na defesa estamos fazendo as coisas bem, e a bola está chegando bem ao ataque para a gente finalizar.
Se optar pela manutenção do esquema com quatro atacantes, Marcelo Oliveira deve repetir a escalação da vitória contra a Chapecoense, no Independência. O Galo deve jogar com Victor, Carlos César, Erazo, Leonardo Silva, Fábio Santos, Rafael Carioca, Leandro Donizete, Maicosuel, Robinho, Lucas Pratto, Fred. Se preferir o esquema com três volantes, Maicosuel ou Pratto devem deixar o time. O confronto direto entre o Galo e o Peixe será neste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário