sábado, 19 de março de 2011

De novo, Marcos Gomes se destaca e garante a pole position em Curitiba

Piloto do carro 18 da Full Time Sports já tinha cravado a melhor volta no treino desta manhã; paulista dominou as duas sessões da sessão classificatória

Por Rafael Honório Curitiba
Marcos Gomes conquista a pole position na stock car (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Marcos Gomes dominou o classificatório de ponta a
ponta e garantiu a pole position (Foto: Duda Bairros)
No primeiro treino livre do dia, Marcos Gomes já tinha mostrado que estava muito adaptado com as mudanças do carro para a temporada. E no treino classificatório, o piloto do carro 80 da Full Time comprovou isso. O paulista dominou as duas sessões da disputa e se garantiu na pole position da etapa de Curitiba, a abertura da da Stock Car 2011.
- Vi logo no começo que o carro estava muito bom e acreditei que seria difícil tirar essa pole das nossas mãos. Mas realmente não fiz nada demais, foi o trabalho da equipe que garantiu esse primeiro lugar no grid - comentou o pole.
A primeira parte do treino começou com os 31 pilotos do grid de largada na pista. Essa foi a primeira vez que o novo sistema de classificação foi usado: na temporada 2010, a definição da pole era feita em três sessões e o primeiro no grid era o dono da melhor média de tempo das três melhores voltas; neste ano, o treino acontece em duas partes e o dono da pole é aquele que tiver a volta mais rápida da segunda sessão.
A mudança foi feita para simplificar a disputa e para deixá-la ainda mais rápida. Mas não foi isso que aconteceu logo na primeira vez. Por conta de um forte acidente com Alceu Feldmann, o treino ficou parado por 20 minutos: o piloto da A.Mattheis rodou na curva, bateu forte no muro de proteção e destruiu a parte dianteira do carro número 100. Após Alceu, foram as vezes de Tuka Rocha e Júlio Campos se envolverem em acidentes, porém bem mais leves.
- Esse era o treino de classificação, era a hora de arriscar mesmo. Acabei batendo a 190 km/h: foi um susto, mas está tudo bem - explicou.
Dos 31 pilotos que entram na pista, apenas os dez primeiros passam para o Q2. No treino classificatório de Curitiba, os donos das melhores marcas foram Marcos Gomes, Felipe Maluhy, Allam Khodair, Daniel Serra, Átila Abreu, Cacá Bueno, Ricardo Maurício, Max Wilson, Lico Kaesemodel e Cláudio Ricci.
Marcos Gomes comemora a pole position na stock car (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Piloto da Full Time comemorou o resultado obtido no treino da abertura de 2011 (Foto: Duda Bairros)
Após cinco minutos dentro dos boxes - intervalo entre o Q1 e Q2 - os dez mais rápidos voltaram a pista. Mas, pelo menos para a definição da pole, isso não precisava ter acontecido. Dono da melhor volta na primeira sessão, Marcos Gomes repetiu a façanha e conquistou o primeiro lugar no grid de largada. Em dez minutos na pista, o dono do carro 80 da Full Time Sports cravou a volta, com 1m17s552.
- A estratégia da corrida é vencer a prova e não dar mole para ninguém. O ano passado foi minha pior temporada na Stock Car. Agora, temos que começar bem para compensar toda a temporada passada - disse Marquinhos.
A etapa de Curitiba acontece neste domingo, dia 20, e tem largada prevista para às 11h. O Esporte Espetacular, da TV Globo, transmite um compacto de vinte minutos da prova e mostra a chegada ao vivo.
Confira o grid de largada da etapa de Curitiba
1 - Marcos Gomes
2 - Max Wilson
3- Felipe Maluhy
4 - Allam Khodair
5 - Ricardo Maurício
6 - Daniel Serra
7 - Átila Abreu
8 - Cacá Bueno
9 - Lico Kaesemodel
10 - Cláudio Ricci
11 - Thiago Camilo
12 - Ricardo Zonta
13 - Alan Hellmeister
14 - Popó Bueno
15 - Luciano Burti
16 - Valdeno Brito
17 - Alceu Feldmann
18 - Diego Nunes
19 - Júlio Campos
20 - Rodrigo Sperafico
21 - Nonô Figueiredo
22 - Giuliano Losacco
23 - Denis Navarro
24 - David Muffato
25 - Duda Pamplona
26 - Willian Starostik
27 - Eduardo Leite
28 - Tuka Rocha
29 - Rodrigo Navarro
30 - Xandinho Negrão
31 - Alberto Valério

Nenhum comentário:

Postar um comentário