segunda-feira, 9 de julho de 2012

Sem chip, Grêmio 'perde' gol. Veja todas as polêmicas da rodada#8

Analisador Tático do SporTV mostra que bola entrou em lance confuso na derrota para o Santos, na Vila Belmiro. Rodada tem só um cartão vermelho

Por SporTV.com Rio de Janeiro
59 comentários
A Fifa autorizou o uso de um chip dentro da bola somente a partir do Mundial de Clubes. No entanto, a tecnologia já seria necessária neste domingo, na Vila Belmiro. Para o comentarista de arbitragem do SporTV Leonardo Gaciba, a vitória do Santos sobre o Grêmio foi a partida mais difícil da rodada. As polêmicas também aconteceram na vitória do líder, o Atlético-MG, e ainda no triunfo do Botafogo sobre o Bahia. Por outro lado, os jogadores mostraram mais disciplina, e a rodada teve poucos cartões: foram 52 amarelos e apenas um vermelho, para o atacante Felipe Azevedo, do Sport.
Santos 4 x 2 Grêmio - Erros graves e lance quase impossível
Segundo Gaciba, a partida que mais concentrou polêmicas afoi realizada no domingo, na Vila Belmiro. No primeiro gol do Santos, aos 27 minutos do primeiro tempo, o analista viu falta de Neymar em Vilson, e o gol foi irregular.
- Claramente o Neymar faz a falta. Ele se apoia no jogador do Grêmio. Ele não conseguiria alcançar aquela altura sem se apoiar - afirmou Gaciba.
Outro erro do árbitro Nielson Nogueira Dias teria acontecido aos 15 minutos do segundo tempo. O atacante Kleber invadiu a área e caiu, após disputa com Bruno Peres. Para Gaciba, foi pênalti sobre o Gladiador.
- O erro do árbitro não tem explicação. O fato de estar próximo da jogada não significa que o árbitro vai acertar. Se ele estivesse com a diagonal mais aberta, poderia ter uma visão melhor do lance. A falta é clara.
Veja o comentário de Leonardo Gaciba sobre a partida no "Troca de Passes"
O lance mais complicado da rodada também foi na mesma partida. Logo com um minuto da etapa final, Zé Roberto cobrou escanteio, Bruno Peres desviou e Felipe Anderson salvou. Segundo a arbitragem, a bola não ultrapassou completamente a linha. Mas o Analisador Tático do SporTV mostrou que a bola já estava dentro do gol.
- Eu vi essa jogada várias vezes. Eu tinha convicção de que a bola não tinha entrado. Mas, depois, minha convicção caiu por terra. É uma jogada muito difícil. A imagem mostra que existe um pequeno espaço entre o travessão e a bola. Logo, ela entrou.
Lance polêmico entre Santos e Grêmio. Bola já tinha entrado (Foto: Reprodução SporTV) Bola já tinha entrado, antes do corte de Felipe Anderson (Foto: Reprodução SporTV)
De acordo com Leonardo Gaciba, o assistente localizado atrás da trave deveria estar melhor posicionado.
- O posicionamento do Flávio Teixeira, o árbitro de gol, está equivocado. O auxiliar José Pedro Vanderlei estava no local certo, mas não conseguiu perceber. Ele está muito longe da linha de fundo, onde era o melhor lugar para enxergar a jogada. Mas não sei se ele conseguiria enxergar, o lance era muito difícil.
Atlético-MG 2 x 0 Portuguesa - Dida e assistente falham
No segundo gol do Galo, o zagueiro Leonardo Silva estava em posição irregular. Como explica Leonardo Gaciba, no momento da cobrança da falta, o jogador do Atlético estava à frente da defesa lusa. Porém, se o goleiro Dida tivesse feito a defesa, o erro do assistente Marrubson Melo Freitas não seria percebido.
- A falha do Dida matou o assistente. Foi surpreendido e acabou falhando também. O Leonardo Silva está na frente do penúltimo defensor e, logo, está impedido.
No entanto, no primeiro gol atleticano, Dida não tinha razão ao reclamar de falta de Ronaldinho Gaúcho.
- O Ronaldinho está em posição de impedimento. O jogador não pode ser punido por estar parado. O Dida é quem provoca o contato. Não existe falta de quem está parado - disse Gaciba.
Botafogo 3 x 0 Bahia - Vitória poderia ser maior
Na partida entre Botafogo e Bahia, no sábado, no Engenhão, dois lances poderiam ter ajudado a equipe alvinegra a construir uma vitória ainda maior. Na opinião de Gaciba, o atacante Souza, do Tricolor Baiano, deveria ter sido expulso pelo árbitro Raphael Claus, depois de uma entrada violenta no zagueiro Antônio Carlos, ainda aos 18 minutos do primeiro tempo.
- É uma jogada perigosa. Na verdade, é uma agressão. O jogador tinha que ser punido com cartão vermelho - disse Gaciba.
No segundo tempo, aos 21 minutos, o atacante Cidinho marcou mais um gol, que seria o seu terceiro e o quarto do Botafogo. No entanto, foi marcada falta sobre o goleiro Marcelo Lomba. Mas, para o comentarista, o gol era legal.
- Foi marcada a falta no goleiro. A impressão é que foi bem marcada, mas posteriormente vemos que o contato foi com o defensor do Bahia. Em momento algum há contato com o atacante. Gol foi mal anulado.
Internacional 2 x 1 Cruzeiro - Confusão passou em branco
No fim do jogo, aos 42 do segundo tempo, o atacante celeste Anselmo Ramon e o lateral colorado Nei se envolveram em uma confusão. Para Leonardo Gaciba, o árbitro Marcelo de Lima Henrique deveria ter punido os dois jogadores com cartões.
- O árbitro errou primeiro por não marcar a falta do jogador do Cruzeiro. Depois errou por não aplicar cartão ao Nei. O Nei agride. Ele se indignou e foi para o revide e usa o braço ilegalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário