terça-feira, 25 de setembro de 2012

Com elenco inchado, Vasco planeja nova filosofia com Marcelo Oliveira

Dos 38 jogadores treinando atualmente, 19 deles não jogaram ou não passaram de cinco jogos no Brasileirão. Receio é crescer a insatisfação

Por André Casado Rio de Janeiro
85 comentários
Em suas primeiras impressões no Vasco, saltou aos olhos de Marcelo Oliveira o número alto de jogadores no elenco. São 38 treinando entre os profissionais hoje, número que, mesmo perto do fim da temporada, está acima da média do futebol carioca - que é de 33. O treinador disse que já estabeleceu diálogo com a diretoria para implantar uma nova filosofia em breve, por crer que ficar fora constantemente da lista de relacionados pode causar desmotivação.
jogadores vasco treino (Foto: Marcos Tristão / Agência Globo)Grupo do Vasco é considerado muito grande pelo novo técnico (Foto: Marcos Tristão / Agência Globo)
- Como está não é o ideal, porque a insatisfação é maior por não estar sendo usado frequentemente. Acaba que o elenco não tem a qualidade necessária. Estou chegando agora, conversando sobre as dificuldades com o clube para termos um grupo menor e criando uma filosofia de categoria de base. Temos bons jogadores para ser utilizados, que precisam de uma frequência maior para desenvolverem o potencial - declarou Marcelo Oliveira.
A julgar pelo fato de que mais da metade do grupo participou de no máximo cinco partidas no Campeonato Brasileiro ou sequer entrou em campo, constata-se que muitos jogadores não estão mesmo sendo explorados, como apontou o comandante. Apenas cinco foram promovidos dos juniores recentemente (Luan, Jomar, Marlone, Jhon Cley e Romário) e 27 foram contratados. Bota, Fla e Flu contam com, pelo menos, oito nomes oriundos da base nos últimos dois anos em seus grupos, comprovando o melhor momento na revelação de talentos.
Média de participação no BR-12 (incluindo os 5 que já saíram):

0 jogo - 8 jogadores
1 a 5 jogos - 14 jogadores
6 a 10 jogos - 7 jogadores
11 a 15 jogos - 3 jogadores
16 a 20 jogos - 6 jogadores
21 a 26 jogos - 5 jogadores
Na Colina, 11 jogadores estiveram em 16 rodadas ou mais. Nesse quesito, está à frente dos rivais. O Rubro-Negro, pior do quarteto na competição, ocupa a lanterna e mostra que não tem um time definido: apenas seis, hoje, se encaixam neste perfil.
Alvo de elogios de Oliveira, Jonathan, por exemplo, fez sua primeira partida no empate com a Ponte Preta, domingo, e Renato Augusto, que chegou a trabalhar separadamente, estreou em viagens com a delegação na temporada. Abuda, Chaparro, Diego Rosa e Dakson estão em situação semelhante e são alguns que não devem permanecer. Jomar e Dieyson eventualmente voltam aos juniores. E Maicon Assis, de 21 anos, por ora, mantém a forma no clube. Ele voltou de empréstimo do Vasco de Sines, de Portugal.
Por outro lado, há carência de meia e atacante. O Vasco tentou contratar neste segundo semestre, sem sucesso. O diretor de futebol Daniel Freitas esteve em reunião durante a tarde de segunda-feira e não atendeu mais as ligações da reportagem, posteriormente, para comentar o princípio do planejamento para o ano que vem e as avaliações de Marcelo Oliveira.
Confira o elenco que treina diariamente no Vasco:
GOLEIROS:
Fernando Prass, Alessandro e Diogo Silva
LATERAIS:
Jonas, Auremir, Max, William Matheus, Thiago Feltri e Dieyson (idade de juniores)
ZAGUEIROS:
Dedé, Douglas, Renato Silva, Rodolfo, Fabrício, Luan (idade de junores) e Jomar (idade de juniores)
VOLANTES:
Nilton, Wendel, Eduardo Costa, Fellipe Bastos, Abuda, Diego Rosa, Chaparro e Renato Augusto
MEIAS:
Juninho, Felipe, Carlos Alberto, Jhon Cley (idade de juniores), Pipico, Marlone, Dakson e Maicon Assis

ATACANTES:
Eder Luis, Alecsandro, Tenorio, William Barbio, Romário e Jonathan

Nenhum comentário:

Postar um comentário