quarta-feira, 17 de julho de 2013

Dominick Cruz sobre cinturão interino de Renan Barão: 'É um tampão'

Campeão linear dos pesos-galos diz ao Combate.com que Dana White não pretende tirar seu título e quer luta entre ele e Barão quando estiver saudável

Por Las Vegas
17 comentários
Sem lutar desde outubro de 2011 por conta de uma lesão no joelho esquerdo, Dominick Cruz, campeão peso-galo do UFC, garante que sua meta é voltar ao octógono ainda este ano. O americano vem ouvindo boatos de que o Ultimate o destituiria do cinturão em favor do campeão interino da categoria, Renan Barão, e há precedentes para isso: em 2005, Frank Mir perdeu o título dos pesos-pesados após 419 dias inativo por causa de um acidente de moto. Apesar disso, Cruz diz que não se sente ameaçado e que Dana White, presidente da organização, pretende mantê-lo como campeão até que ele tenha condições de enfrentar Barão pela unificação dos cinturões.
- Para mim, o título interino significa temporário, algo provisório. É um tampão... Então o que isso me diz? Isso me diz que eu tenho que ter o meu tempo, me curar, voltar lá e provar que eu sou o campeão - afirmou Dominick Cruz, em entrevista ao Combate.com em Las Vegas.
montagem UFC Renan Barão e Dominick Cruz (Foto: Getty Images) Dominick Cruz (dir.) quer enfrentar Barão (esq.) para provar que ainda é o melhor (Foto: Getty Images)
Enquanto não volta a lutar, Cruz vem atuando como comentarista de estúdio em eventos do Ultimate e, durante a semana do UFC 162, participou de um programa de debates do SporTV. Nesta função, vem mostrando olhar analítico e muita desenvoltura, com frases de efeito bem colocadas. Ao Combate.com, ele mostrou uma das razões para isso: uma intensa curiosidade e uma longa lista de anotações com referências e citações. Ao chegar para esta entrevista, o campeão ficou extremamente curioso ao ouvir um diálogo em português sobre as famosas frases do filme "Tropa de Elite" e prontamente anotou em sua agenda os bordões "Missão dada é missão cumprida" e "Nunca serão, jamais serão". Perguntado se ele usaria essas frases em alguma entrevista futura sobre Barão, Cruz respondeu que isso é apenas algo que aprendeu a fazer.
- Eu gosto de estar preparado para tudo, em qualquer situação minha confiança aumenta assim. Já vi algumas pessoas acharem que isso é um traço de arrogância na minha personalidade, mas eu acho que isso é totalmente um termo errado. Acho que as pessoas arrogantes e convencidas são as pessoas menos preparadas no planeta, então é por isso que eu me preparo tanto para tudo. E eu faço isso de propósito porque não gosto de estar excluído das situações. Como agora, por um motivo maior, estou excluído de poder lutar e defender meu título. Por isso, me preparo cada vez mais para voltar e mostrar que sou o campeão - explicou.
Confira a entrevista com Dominick Cruz na íntegra:
COMBATE.COM: Conte com detalhes sobre a sua lesão e a sensação de não poder lutar.
Dominick Cruz: Foi uma das coisas mais estranhas que já aconteceu comigo, você não se planeja para esse tipo de situação. Você vive a vida e, de repente, uma situação como essa te bate com força na cabeça por trás, como se fosse um taco de beisebol. Você então passa a lidar com isso como você pode. Quando você é acertado por um bastão de beisebol, você normalmente dorme por um minuto e logo depois você acorda, se recompõe e começa a seguir a sua vida. Foi mais ou menos isso que eu tive que fazer aqui. Eu machuquei o meu joelho pela primeira vez há mais de um ano e meio... A primeira cirurgia falhou por conta do enxerto que colocaram em mim, que meu corpo rejeitou, então eu tive que usar o próprio tecido do meu corpo para refazer a cirurgia. A segunda cirurgia teve sucesso, foi há sete meses, estou me recuperando aos poucos, fazendo fisioterapia, fazendo um pouco de movimentação de boxe com as pernas. Estou apto a fazer muito condicionamento na bicicleta, mas não posso ainda correr e treinar grappling (luta agarrada). Daqui a um mês, o médico deve me liberar para o grappling, e a razão disso estar durando tanto tempo é porque o enxerto que colocaram no meu joelho precisa de tempo para conseguir ter uma atividade normal de circulação como o de todas as pessoas. Quando essa circulação voltar à normalidade, eu posso voltar às atividades normais de um atleta de MMA.
Dominick Cruz UFC 162 Pool Party (Foto: Evelyn Rodrigues)Em Las Vegas, Cruz participou de festa do UFC na
piscina (Foto: Evelyn Rodrigues)
Você tem uma data para voltar a lutar?
Quando você tem uma lesão como a que eu tive, você ouve os seus médicos acima de tudo. Meu objetivo - e o objetivo nessa frase é tudo - é voltar o mais rápido possível sem contrariar as decisões médicas. Tiveram atletas profissionais com o mesmo problema que eu que tiveram o dobro desse tempo de recuperação. Eu estou realmente me desafiando para tentar voltar este ano. Sei que é uma meta muito difícil, mas sei que é uma questão que depende muito do físico. Eu coloquei essa meta para mim porque eu sinto falta de competir, é o que eu faço. Eu não sou um analista mais do que um competidor. Não sou um comentarista mais do que um competidor. Competir é o que eu faço de melhor e estou pronto para voltar.
Você disse que a vida é dura e que às vezes te atinge como um taco de beisebol. No seu caso, quando você "acordou", você viu um outro lutador com o cinturão. Como foi isso para você e como você lida com críticas que dizem que Renan já é o novo campeão?
Como você disse, quando eu "acordei", eu vi que outra pessoa tinha o cinturão interino da categoria. Para mim, o título interino significa temporário, algo provisório. É um tampão... (diz ele, revendo as anotações). Então o que isso me diz? Isso me diz que eu tenho que ter o meu tempo, me curar, voltar lá e provar que eu sou o campeão.
Qual o tamanho da sua vontade de lutar contra Renan Barão?
Eu quero lutar contra Barão para provar que eu sou um dos melhores do mundo, e eu digo isso porque Renan está provando na categoria que ele é um dos melhores do peso além de mim. Tendo dito isso, eu quero me provar contra os melhores. O cinturão é uma pequena peça nesse quebra-cabeça, não é por isso que eu quero lutar com ele. Eu nunca lutei contra ninguém como Renan Barão. Lutei com metade do time Alpha Male e eles lutam exatamente da mesma forma, parece que eu lutei com o mesmo cara diversas vezes. E muitos desses caras que eu lutei eram wrestlers e baixos. Renan é alto, grande para a divisão e traz um jogo completamente diferente para eu lidar, e eu amo isso. Porque é por isso que eu faço esse esporte, eu faço esse esporte para me desafiar, para ver do que eu sou feito. E Renan Barão hoje em dia é o cara para essa resposta, todos os dias eu penso e não vejo a hora de lutar com ele.
E quais as falhas no jogo dele?
Ele não faz muito o jogo de wrestling, então acredito que esse seja o jogo que eu precise atacar mais. Ele joga agarrado, ele tem um ótimo jogo de grappling, um ótimo jogo de kickboxing e um ótimo controle mental, mas tem algumas coisas no jogo dele... Eu sou um analista, eu tenho esse olhar clínico para enxergar as coisas, eu vejo tudo que ele faz de certo e o que ele faz de errado. E ele faz muito mais coisas certas do que erradas, mas eu sou o melhor em fazer com que você lute comigo da forma errada.
Eu nunca lutei contra ninguém como Renan Barão. Lutei com metade do time Alpha Male e eles lutam exatamente da mesma forma, parece que eu lutei com o mesmo cara diversas vezes"
alfinetando a equipe do rival Urijah Faber
O que houve na reunião com Dana White, você pode revelar?
Não, tem coisas que eu não preciso falar e acho que essa questão fica entre mim e Dana. Mas eu posso dizer que Dana me deu todo o suporte, assim como os Fertitta, e posso te garantir que não teve nada a ver com problemas do Renan ser o campeão interino, e sim comigo sendo retirado da minha posição de campeão por conta de uma lesão. É uma posição realmente complicada para qualquer chefe, Dana White não quer tirar o título de ninguém por conta de uma lesão, de alguém que estava treinando para manter a sua posição, ele não quer tirar o título de mim. Mas eu entendo que ele tem um negócio a gerir também, eu vejo ele lidando com tantos problemas, eu entendo. Mas, até agora, ele tomou essa decisão de que eu e Barão vamos lutar pelo título quando eu me recuperar. Eu apoio essa decisão, eu agradeço essa decisão, e tudo que eu posso dizer é que respeito Renan Barão pelo trabalho que ele tem feito até agora.
Renan também acabou se machucando e adiando a luta contra Eddie Wineland, que agora foi remarcada. Como avalia esse combate?
Eu acho que Renan é muito melhor em defesas do que Wineland. Wineland tem um bom jogo em pé, mas Renan tem mais lenha a queimar, ele pode investir no grappling ou na trocação, o que Wineland não tem. Ou seja, Renan sabe onde tem que manter a luta. Renan precisa misturar o seu jogo para fazer com que seu grappling seja uma arma para controlar Wineland, isso significa duas armas contra uma, por isso acho que Renan sai vencedor. Sem mencionar os chutes baixos de Renan, que serão um grande problema para Wineland, porque ele sabe misturar muito bem tudo isso.
Você realmente estudou muito o jogo dele, né?
Eu sei do jogo de todo mundo da minha categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário