quarta-feira, 17 de julho de 2013

Ranking Combate: Jon Jones é novo número 1 após derrota de Spider

Georges St-Pierre também passa brasileiro, que cai para o terceiro lugar. Algoz Chris Weidman entra no ranking peso-por-peso na oitava posição

Por Rio de Janeiro
106 comentários
A questão sobre se Jon Jones passaria Anderson Silva como melhor lutador peso-por-peso do mundo já foi abordada duas vezes aqui no Ranking Combate, mas poucos esperavam que o brasileiro cederia seu lugar através de uma derrota para outro atleta. O nocaute sofrido contra o americano Chris Weidman no último dia 6 de julho, no UFC 162, porém, decretou o fim do reinado de Spider na divisão dos pesos-médios e também na nossa classificação mensal dos melhores lutadores do mundo. O painel de eleitores do Combate.com seguiu a tendência do ranking oficial do UFC e desceu Anderson à terceira posição, atrás de Jones, campeão dos pesos-meio-pesados, e também do canadense Georges St-Pierre, campeão peso-meio-médio.
Jon Jones e Anderson Silva (Foto: Divulgação/UFC)Jon Jones (esq.) agora está à frente de Anderson Silva no Ranking Combate (Foto: Divulgação/UFC)
Tanto Jones quanto St-Pierre eram especulados como próximos adversários de Anderson caso ele passasse por Weidman, justamente para decidir quem era o melhor do mundo. Todavia, a vitória de Weidman estragou esses planos, como o próprio peso-médio americano havia prometido que faria antes da luta. As longas invencibilidades de Jones e GSP e a forma como vêm dominando seus oponentes influenciaram o painel a colocá-los acima do brasileiro.
O histórico de Anderson Silva e a forma como perdeu para Chris Weidman, todavia, o mantiveram à frente do homem que o derrotou no ranking peso-por-peso. Se na classificação do peso-médio o novo campeão tomou a liderança por padrão - os campeões são sempre os primeiros colocados em cada peso, com a exceção do peso-galo, onde a longa inatividade de Dominick Cruz já o derrubou abaixo do campeão interino Renan Barão -, Weidman entrou na lista dos melhores do mundo em oitavo lugar, à frente de Demetrious Johnson e Junior Cigano, mas ainda atrás de Spider e de outros campeões do UFC. O raciocínio aí é que o americano ainda não fez o suficiente para competir com José Aldo, Benson Henderson, Cain Velásquez e Renan Barão, todos com defesas de cinturão bem sucedidas no currículo. Nova vitória sobre Anderson Silva na revanche estabeleceria o lugar de Weidman entre os grandes nomes do MMA mundial.
Anderson Silva x Chris Weidman UFC 162 (Foto: Getty Images)Chris Weidman entra no ranking peso-por-peso na
oitava posição (Foto: Getty Images)
Entre as demais novidades do ranking de julho, está a volta de Anthony Pettis ao ranking dos pesos-leves. O americano havia descido para o peso-pena para desafiar José Aldo e havia sido retirado da classificação enquanto não houvesse amostra do que poderia fazer na nova categoria, mas sofreu lesão, saiu do combate e acabou confirmado como novo adversário de Benson Henderson pelo cinturão dos pesos-leves, no UFC 164, numa revanche da última luta do WEC, quando se sagrou campeão, em 2010. Com isso, Pettis voltou ao ranking, mas em quarto lugar, superado por Henderson, Gilbert Melendez e TJ Grant. Uma vitória em 31 de agosto, em Milwaukee, o colocaria à frente de todos eles.
Entenda o Ranking Combate:
Para tentar chegar a um consenso sobre os melhores lutadores de MMA do mundo, o Combate.com juntou sua equipe para tentar eleger o top 10 em cada categoria de peso e, claro, fez também uma lista peso-por-peso, na qual não importa o tamanho do lutador, mas sim sua categoria e habilidade nas artes marciais mistas. Foram levados em consideração os resultados, os oponentes batidos, a técnica e a supremacia dos atletas em seus combates. Lesões, suspensões e tempo afastado das lutas também afetam negativamente a colocação de um lutador. No painel de votação, foi incluído também o ranking com pontuação elaborado pelo jornalista Klima Pessanha, atualizado mensalmente no blog UltiMMAto.
O Ranking Combate é atualizado mensalmente, sempre no começo do mês, levando em conta também os torneios realizados no período entre uma lista e outra. Como não há critérios objetivos de análise, as listas sempre gerarão polêmica e discussão. Confira abaixo:
Confira abaixo o novo Ranking Combate:
ranking mma ufc 15/07/2013 (Foto: Editoria de Arte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário