quarta-feira, 17 de julho de 2013

It's time! Locutor do UFC quer faturar no Brasil com produtos e palestras

Representado por uma agência de marketing esportivo brasileira, Bruce Buffer terá uma biografia e outros produtos, como um despertador, lançados no mercado brasileiro

Bruce Buffer, locutor do UFC (Foto: Getty Images)
Ele não luta, não leva nem dá socos e pontapés em oponentes, mas ganhou muita notoriedade com a ascenção do UFC. Bruce Buffer, o locutor americano que ficou famoso com bordões como "It's time!", gritado antes de apresentar os lutadores, ou "Ladies and gentlemen, we are live!", quando a transmissão ao vivo da luta começa, virou um dos principais personagens do torneio de artes marciais mistas (MMA). E ele está louco para ganhar dinheiro no Brasil.
A criação de produtos licenciados com a marca dele faz parte desta estratégia. Uma das ideias mais óbvias – que já existe na forma de aplicativo para smartphone, inclusive – é produzir um relógio que lhe desperta com "It's time!", em vez de outro barulhinho chato.
Mas o primeiro produto desembarca no Brasil, dia 2 de agosto, é uma biografia do locutor. O livro será lançado para que o brasileiro o conheça melhor. Bruce é neto de um ex-campeão de boxe, Johnny Buff, e tem faixa preta em Tangsudo, uma arte marcial coreana. Fora dos ringues, ele também joga pôquer profissionalmente. Estas e outras histórias sobre a vida do americano serão contadas nesta obra.
Outro modo de ganhar dinheiro por aqui é a participação em eventos corporativos. Meses atrás, uma empresa de tecnologia precisava de um apresentador para um talk show para funcionários e desenvolvedores, do qual participariam também os lutadores Wanderlei Silva e Rodrigo Minotauro. Buffer recebeu para anunciar os atletas, fazer algumas perguntas, entreter as cerca de 5 mil pessoas presentes.
Quem faz todo este negócio para Buffer no Brasil é a Sport Strategy, agência de marketing esportivo que se especializou na gestão de carreiras de atletas e personalidades ligadas ao esporte, como o locutor. A agência organiza os eventos, gere os produtos licenciados, e em troca fica com uma parte das receitas. "Ele tem uma voz muito conhecida, vários bordões, e toda a plateia levanta quando ele anuncia as lutas. A notoriedade dele é impressionante", diz Geraldo Rocha Azevedo, sócio da empresa.

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