sábado, 19 de outubro de 2013

Cigano se esforça no espanhol e se aproxima do público de Velásquez

Brasileiro tenta responder perguntas da imprensa mexicana na língua deles e solta o tradicional portunhol. 'Eles até preferem que eu fale assim', explica

Por Direto de Houston, EUA
180 comentários
Se Cain Velásquez é ídolo do povo mexicano ligado ao mundo das lutas, Junior Cigano está longe de ser tratado por eles como um rival odiado. O brasileiro tem se aproximado da imprensa latina e está até se arriscando no espanhol. Durante o "media day" promovido pelo UFC na quinta-feira, Cigano foi entrevistado por diversos veículos mexicanos e fez questão de falar a língua deles. Com seu habitual bom humor, divertiu-se com os repórteres.
- Por ser meio parecido (com o português), você vai tentando, bota um sotaque meio que latino ali e vai embora. E eles entendem, está dando certo. Eles até preferem que eu fale assim. Já perguntei muitas vezes, e eles querem que eu fale assim, disseram que preferem. Então, vou tentanto. Aos poucos a gente vai aprendendo algumas palavras aqui, outras ali, e vai desenrolando - afirmou o peso-pesado ao Combate.com.
Junior Cigano UFC 166 (Foto: Ivan Raupp)Junior Cigano se diverte com imprensa mexicana no 'media day' do UFC 166 (Foto: Ivan Raupp)
Cigano não se intimidou na hora de responder aos mexicanos. Como nunca estudou a língua, o que saiu estava mais para o tradicional portunhol, mistura de português com espanhol.
- Aprendi bastante. Yo penso que soy un mejor peleador agora, estoy mais espierto, tengo mais experiência para la lucha. Yo penso que ele também tem mucha experiência para la luchar agora. Tudo que voy hacer é seguindo a estratégia que tengo y hacer meu mejor - disse ele a um canal de TV do México quando questionado sobre o que havia aprendido com a derrota para Cain Velásquez na segunda luta entre eles.
Por ser meio parecido (com o português), você vai tentando,
bota um sotaque meio que latino ali e vai embora. E eles entendem, está dando certo"
Cigano, sobre arranhar língua espanhola
Cigano destacou a importância de ser um ídolo do MMA a nível mundial, comunicando-se não só com o povo brasileiro. Além de arranhar espanhol, ele tem melhorado cada vez mais no inglês, apesar de não estar se dedicando muito aos livros para aprender:
- Para mim é muito importante me comunicar com todos os fãs, poder falar com todos. Mas se eu falar que estou fazendo um trabalho específico para isso vai ser mentira. Não tenho estudado muito. Na verdade o inglês eu tenho aprendido muito nas viagens que faço, por essa comunicação que tenho com a imprensa americana e tudo mais. Aí acaba desenvolvendo bastante o inglês. Agora, o espanhol eu nunca estudei, nunca falei (risos).
O canal Combate transmite o UFC 166 a partir de 19h15m (horário de Brasília) deste sábado. O Combate.com acompanha todo o card em Tempo Real, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pela categoria peso-galo (até 61kg), ao vivo.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Jeremy Larsen x Andre Fili
Dustin Pague x Kyoji Horiguchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário