sábado, 19 de outubro de 2013

Invasões, fãs e confusões: conheça a rotina do chefe de segurança do UFC

Joe Williams comanda as equipes que zelam pela integridade dos atletas e do próprio evento durante toda a semana

Por Direto de Houston, EUA
Comente agora
Quem vê um senhor de meia-idade, tatuado e de barba impecavelmente feita, não pode imaginar que ele é o diretor de segurança do maior torneio de lutas do planeta. Conversando com Joe Williams no saguão do hotel em Houston aonde estão hospedados os lutadores que participarão do UFC 166 e suas equipes, a impressão é ainda menos natural. A fala pausada, calma e tranquila não remete seus interlocutores ao que realmente é o trabalho de Williams. Sob seu comando, dezenas de seguranças cuidam para que os atletas, membros do UFC, ring girls e fãs possam trabalhar ou se divertir em total segurança.
- Meu trabalho basicamente é fazer com que nada de errado aconteça. É minha responsabilidade, e da minha equipe, que os atletas se preocupem apenas em lutar, e que os fãs tenham total tranquilidade para assistir ao UFC - diz Williams, com o olhar a todo momento sendo desviado pela movimentação de hóspedes ou fãs ao redor dos atletas que chegavam ao hotel.
Joe Williams, chefe de segurança do UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Joe Williams, chefe de segurança do UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)
Perguntado sobre que situações o deixaram realmente preocupado como chefe da segurança do UFC, Joe Williams diz ter alguma dificuldade em citar apenas alguns, mas não se esquece dos maiores.
- Uma vez, no Japão, um fã se jogou na frente de um lutador enquanto ele se dirigia ao octógono. Foi totalmente inesperado, aquilo nunca havia acontecido. Outra vez, em Birmingham, na Inglaterra, um fã conseguiu furar a segurança e pular dentro do octógono. Felizmente não havia nenhuma luta acontecendo no momento, e ele foi retirado sem muito prejuízo para o evento. Na verdade, como era um intervalo entre uma luta e outra, algumas pessoas sequer viram o que aconteceu. Já houve casos de ameaças a lutadores em eventos, como a de um brasileiro a Chael Sonnen, ou caras que exageram na empolgação com as nossas ring girls. O importante é que sempre aprendemos com esses casos, e eles nunca mais voltam a acontecer.
Além do evento, é necessário que seja feita uma varredura em todos os locais por onde atletas, funcionários e fãs circularão durante a semana.
- Nós nos asseguramos de que cada área, desde as salas de treinos dos atletas até a sala de imprensa estejam absolutamente seguras. Como vamos para muitos locais durante o ano, sempre há algum detalhe que precisa ser acertado. Nãodeixamos, por exemplo, nenhum fã ultrapassar os limites dos lobbies dos hoteis em que os lutadores estão hospedados. Os fãs nunca podem subir para os quartos ou para as salas de treinos dos lutadores. Alguns podem passar um pouco do limite, e nesses casos temos que retirá-los do local. Somos muito cuidadosos, adoramos nossos fãs, e tentamos fazer com que eles sejam parte do show.
O UFC 166 terá transmissão ao vivo do canal Combate a partir de 19h15m (de Brasília) deste sábado. O Combate.com acompanha em Tempo Real, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pela categoria peso-galo (até 61kg), ao vivo.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)

CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Jeremy Larsen x Andre Fili
Dustin Pague x Kyoji Horiguchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário