sábado, 19 de outubro de 2013

Mestre em Caratê, pai de Lyoto quer repassar conhecimento para o Brasil

Yoshizo Machida diz que, após treinar filhos, quer ensinar outras pessoas pelo país. Neste fim de semana, ele ministra curso para caratecas de Manaus

Por Manaus
Comente agora
Manaus recebe neste fim de semana um dos mais conceituados mestres de caratê do Brasil, Yoshizo Machida. Ele, que também é conhecido por ser o pai do lutador do UFC, Lyoto Machida, disse ao GLOBOESPORTE.COM/AM que agora, depois de ter passado tudo que sabe aos seus filhos (quatro), começa um novo ciclo, ministrar palestras e cursos pelo país.

- Considero este o último ciclo de minha vida, pois agora chegou a hora de eu ensinar tudo que aprendi durante todo esse tempo. Depois de ensinar meus filhos, agora ensino outras pessoas – observou ele.
Yoshizo Machida em Manaus (Foto: Alírio Lucas)Yoshizo Machida está em Manaus ministrando um curso de caratê (Foto: Alírio Lucas)
Atualmente, Yoshizo afirma que se sente muito orgulhoso quando reencontra seus atletas, principalmente quando recebe a notícia de que seu discípulo se torna alguém na vida.

- Me sinto muito orgulhoso de reencontrar meus atletas, principalmente quando dizem que hoje já se formaram e tornaram-se alguém na vida. Tenho atletas que são pedreiros e tenho atletas que são médicos e todos para mim são meus orgulhos – disse ele.
O mestre de caratê explica que, em relação aos seus filhos, não os treinou  para ele, e sim para o mundo. Além disso, explicou que sempre respeitou a escolha de cada um deles pois é assim que se forma um guerreiro.

- De quatro filhos que tenho, três entraram para o mundo da luta, tendo como destaque o Lyoto, que é o único que foi para o profissional. Mas sempre respeitei as escolhas de todos eles. Um deles disputou até a faixa marrom e a partir daí chegou e disse que não queria mais lutar e eu respeitei. Porém, disse que ele precisava ser alguém na vida dele – destacou ele.
Yoshizo Machida e alunos em Manaus (Foto: Alírio Lucas)Yoshizo Machida e alunos durante o curso, em Manaus (Foto: Alírio Lucas)
Yoshizo, que hoje tem 68 anos de idade e chegou ao Brasil aos 22, sua vinda para o país foi bastante difícil no inicio por conta de não conhecer o idioma e pelo fato de ter saído de sua terra natal (Tóquio, no Japão) em busca de sua independência,  além de querer experimentar a vida.

- Queria experimentar a minha vida sozinho aqui no Brasil. Foi por isso, então que vim para o país sozinho. No início foi muito difícil, pois eu não falava português e sofri demais no primeiro ano. Mas quando chegou ao terceiro ano, já falava bem a língua e então tudo melhorou - disse.

O sensei ficará na cidade até este domingo (20). Ele ministra um curso voltado para atletas do caratê, por meio da Japan Karatê Association Amazonas. As aulas estão sendo ministradas na Zanshin de Artes Marciais (Azam), no bairro Santo Antônio, Zona Oeste da cidade.
*Por Alírio Lucas (com supervisão de Silvio Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário