sábado, 19 de outubro de 2013

Sai da frente! Átila Abreu atropela um quero-quero, mas faz 3ª pole no ano

Sem chances de título, sorocabano sai na frente em Curitiba, com Ricardo Maurício na primeira fila. Daniel Serra, líder do campeonato, parte em 3º

Por Curitiba
Comente agora
O esporte a motor está vivendo uma relação complicada com a natureza neste fim de semana. De madrugada, Jorge Lorenzo acertou uma gaivota no circuito australiano de Phillip Island, mas mesmo assim garantiu a pole na MotoGP. Em Curitiba, Uma situação semelhante ocorreu na Stock Car, quando Átila Abreu atropelou um quero-quero na parte final de sua volta rápida. Assim como no caso de Lorenzo, a ave não resistiu, mas o piloto levou a melhor. Neste domingo, com transmissão ao vivo do SporTV a partir das 10h30 da manhã (no horário brasileiro de verão), o sorocabano vai largar em primeiro pela terceira vez no ano. Ricardo Maurício completa a primeira fila, à frente de Daniel Serra e Cacá Bueno, que estão nas duas primeiras posições no campeonato.
Átila Abreu pole Stock Car Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Átila Abreu na comemoração de sua terceira pole na Stock Car em 2013 (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
- A gente tem a melhor média de largada do ano, e eu nem esperava fazer essa pole, a equipe fez um trabalho sensacional. Esta é a aquela pole que eu posso dizer que tiramos um coelho da cartola. Infelizmente peguei um quero-quero no final da minha volta. Eu pensei: “só falta perder essa pole por causa do quero-quero”, porque isso me tirou um pouco da concentração. Foi uma grande volta, e ele estava na área de escape e veio para o meio da pista. A 170 km/h, numa curva em quarta marcha, não tive o que fazer! – disse Átila.
Mesmo com as boas posições de largada, em 2013 o piloto de 26 anos não vive um bom momento. Apesar das poles e de ter liderado várias corridas, ele tem sofrido com quebras e acidentes, e por isso figura apenas na 24ª posição no campeonato.
Átila Abreu Stock Car Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Sempre veloz, sorocabano do carro 51 não tem mais chances de título (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Treino teve rodadas e até empate
Sob muito calor, O primeiro grupo de 17 carros a ir para a pista (dos mais bem colocados no campeonato) teve sua sessão interrompida por uma bandeira vermelha em decorrência de um acidente na entrada da reta principal. Júlio Campos rodou e, para desviar do carro 4 da Mico’s Racing, Tuka Rocha acabou acertando a barreira de pneus, deixando o carro 25 da RZ Motorsport atravessado na pista. Isso prejudicou diversos pilotos que estavam em volta rápida, eliminando suas chances no momento de melhor performance dos pneus. Esta interrupção fez com que muitos carros fossem para suas tentativas nos minutos finais, menos Ricardo Maurício, que fez a melhor marca de seu grupo e preferiu poupar os pneus para a superpole.
O segundo grupo de 17 carros foi à pista com uma temperatura um pouco amena. O mais rápido foi Átila Abreu, com o carro 51 da AMG, que havia feito uma pole pela última vez na categoria justamente na pista paranaense. Mesmo assim, só ele, em quarto, e Ricardo Sperafico, em décimo, conseguiram se infiltrar entre os dez mais velozes no geral. A curiosidade deste grupo foi que Denis Navarro, da VS Racing, fez exatamente o mesmo tempo de Sperafico. Mas como o piloto do carro 20 da ProGP havia feito seu tempo antes, foi ele que ficou com a vaga.
Daniel Serra Stock Car Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Líder do campeonato, Daniel Serra partirá da terceira posição em Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Na parte final da sessão que define a pole, com os dez mais rápidos, foi a vez de Átila Abreu brilhar. Com 1m18s513, o competidor bateu o carro 90 de Ricardo Maurício por apenas 80 milésimos de segundo (0s080) e também superou a dupla da RBR Mattheis, que ficou com a segunda fila. Líder do campeonato, Daniel Serra vai largar na terceira posição, ao lado de Cacá Bueno, que é o segundo na tabela, depois de superar o companheiro com o cronômetro já zerado. A quinta posição ficou com Thiago Camilo, que terá Sergio Jimenez, da VS Racing, ao seu lado no grid. Júlio Campos, Max Wilson, Ricardo Sperafico e Marcos Gomes completam os dez primeiros.
Com o carro todo pintado de rosa por causa da campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, Rubens Barrichello acabou pegando tráfego em sua melhor tentativa no Grupo 1 e vai largar somente na 18ª posição.
Rubens Barrichello Stock Car Outubro Rosa Curitiba (Foto: Miguel Costa Jr. / divulgação)Rubens Barrichello levou o carro do 'Outubro Rosa' apenas à 18ª posição (Foto: Miguel Costa Jr. / divulgação)
Veja o grid da décima etapa da temporada 2013 da Stock Car, em Curitiba, PR:
1. Átila Abreu – carro 51 da AMG
2. Ricardo Maurício – carro 90 da RC
3. Daniel Serra – carro 29 da RBR Mattheis
4. Cacá Bueno – carro 0 da RBR Mattheis
5. Thiago Camilo – carro 21 da RCM
6. Sergio Jimenez – carro 73 da VS Racing
7. Júlio Campos – carro 4 da Mico’s Racing
8. Max Wilson– carro 90 da RC
9. Ricardo Sperafico – carro 20 da ProGP
10. Marcos Gomes – carro 80 da Carlos Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário