terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Conheça QG de Faber, Benavidez e Chad Mendes em dia de treino a - 4°C

Combate.com mostra a academia do time Alpha Male em Sacramento, sede do evento do UFC deste sábado, e conversa com técnico Duane Ludwig

Por Sacramento, EUA
9 comentários
Parecia mais uma manhã comum de treinos na Ultimate Fitness, em Sacramento, na California (EUA), casa do time Alpha Male. A diferença era a temperatura. Nesta segunda-feira, a equipe do Combate.com teve acesso ao treino dos lutadores profissionais, que começou às 9h30m da manhã com uma sessão de sparring, enquanto os termômetros da cidade marcavam -4°C.
MMA Treino na equipe Alpha Male (Foto: Evelyn Rodrigues)Duane 'Bang' Ludwig (esq, de costas) supervisiona o treino no time Alpha Male, com Joseph Benavidez ao centro (Foto: Evelyn Rodrigues)
Sob o comando do treinador Duane “Bang” Ludwig, os lutadores se exercitavam no tatame e eram analisados de perto. Entre eles, estava um dos protagonistas do card do UFC deste sábado: Joseph Benavidez, que tem duelo marcado contra Demetrious Johnson pelo cinturão dos pesos-moscas.
Benavidez participou de todo o treino coletivo e fez sparring com o peso-galo TJ Dillashaw. Mais perto do final da sessão, ele recebeu atenção especial de Duane e do treinador de jiu-jítsu brasileiro, Fábio "Pateta" Prado, que tentavam afiar os últimos detalhes do jogo do pupilo. Do outro lado do tatame, o vencedor do TUF 18, Chris Holdsworth, e o peso-leve Al Iaquinta continuavam a sessão de sparring ao lado de alguns lutadores do Canadá que estão passando uma temporada na cidade.
- Todo dia é assim, o treino fica lotado - declarou Fábio Pateta, enquanto auxiliava Ludwig nos treinos de chão. O brasileiro é um dos treinadores mais antigos da academia, aberta em 2004 pelo peso-galo Urijah Faber.
MMMA Treino Joseph Benavidez (Foto: Evelyn Rodrigues)Joseph Benavidez faz sparring com TJ Dillashaw na
academia (Foto: Evelyn Rodrigues)
- No começo era um ambiente menor, mais voltado aos treinos do próprio Faber, mas com o tempo o time foi crescendo e foram surgindo outras estrelas. Eu brinco que a cidade deveria se chamar ‘SacraFaber’ por tudo o que ele fez pelo esporte e também porque ele realmente foi o precursor do time. No sábado, vamos lutar em casa e tenho certeza de que a torcida vai dar um show à parte - completou.
Nas paredes, fotos e reportagens dos principais lutadores do time, além de troféus e pôsteres de Faber, dão destaque às conquistas da equipe Alpha Male. Perto do tatame, uma placa com os dizeres “As medalhas de ouro não são feitas realmente de ouro. Elas são feitas de suor, determinação e um metal difícil de encontrar chamado coragem” define o tom do que acontece ali.
- Aqui o treino é sempre duro. Nada de brincar em serviço. Estamos aqui para sermos os melhores do mundo e precisamos treinar como tal. Para isso, precisamos de suor, determinação e muita coragem, principalmente quando a porta da jaula se fecha e a competição em si começa - diz Lance Palmer, que observava de fora o treino de segunda. O peso-pena disputou no último fim de semana o cinturão da categoria no WSOF.
O treino com sparring dura quase uma hora e meia e os lutadores parecem muito compenetrados e atentos às palavras dos treinadores. Ao lado, alguns alunos fazem aulas de musculação e até ensaiam alguns golpes de luta dentro de um ringue localizado no centro da academia.
MOSAICO: O QG da Alpha Male (Foto: Editoria de Arte)
A Ultimate Fitness é considerada um dos centros de treinamentos mais completos da Califórnia, não apenas pela estrutura, mas principalmente pela qualidade dos treinadores. No próximo sábado, durante o UFC Fight Night Combate: Johnson x Benavidez, o time terá quatro de seus lutadores participando do card, mas Ludwig afirma que isso não influenciou nos treinos da equipe.
- Nesse camp, todos eles treinaram juntos todos os dias. É claro que eu os chamo de lado e repasso algumas coisas em determinados momentos, com uma atenção mais individual, mas eles fazem todas as aulas juntos e vão crescendo e se desenvolvendo nesse espírito de equipe - revelou o treinador, que além de Benavidez, preparou Urijah Faber, Chad Mendes e Danny Castillo para as suas respectivas lutas deste sábado.
- É claro que cada um deles tem uma estratégia diferente, até porque eles vão enfrentar adversários diferentes. Então, eu tenho que me certificar de ensinar de tudo um pouco, de combinar as coisas. As nossas aulas duram em torno de uma hora e meia, então eu tenho esse tempo para deixá-los preparados para o desafio. Eu tento dar um pouco de atenção especial para montar a estratégia de cada um deles, mas, ao mesmo tempo, eles não são atletas completamente diferentes uns dos outros.  Eles têm algumas semelhanças entre si, não só na questão da estatura, mas também no estilo de luta e nos pontos fortes. Eu ensino a eles alguns dos segredos para esse tipo de jogo, mas eu quero ter certeza de que o caminho que nós traçamos para o duelo seja feito. Eu tento ensinar, por exemplo, qual tipo de soco você deve usar nesse cenário e qual você deve usar em outro tipo de cenário. Quem decide o que vai usar ou não são eles lá dentro do octógono - completou.
MMA Treino Fábio "Pateta" Prado e Duane "Bang" Ludwig (Foto: Evelyn Rodrigues)Fábio "Pateta" Prado e Duane "Bang" Ludwig posam
juntos na academia (Foto: Evelyn Rodrigues)
Aos 35 anos de idade, Ludwig está à frente do time Alpha Male desde dezembro de 2012 e tem sido apontado como um dos principais responsáveis pela melhoria significativa de desempenho do time, que aumentou em 40% o índice de vitórias e em 151% a quantidade de vitórias por finalização ou nocaute, segundo o Fightnomics (site especializado em estatísticas de MMA).
- Eu acho que eles já estavam prontos, já eram excelentes atletas, já tinham uma técnica muito boa. O que mudou foi que eu trouxe um pouco de ordem e de estrutura, para me certificar de que as habilidades que eu tinha poderia ajudá-los a continuar se desenvolvendo. Eu tentei focar em um progresso contínuo, mas lento. Não queria um salto muito grande nessa parte. E, a cada dia, eles foram melhorando. Eu passei então a assistir às lutas deles e às dos adversários que eles iriam enfrentar e aí trabalhar em cima da estratégia. Nós tentamos focar nos nossos pontos fortes, queríamos melhorar o que já era bom, pois essa era a peça que faltava no quebra-cabeça. Eu sou bom em organizar e estruturar coisas. Eu tenho feito essas coisas e tenho atuado como treinador desde que eu tinha 19 anos. Então isso foi algo bem natural e eu tenho alguns dos melhores atletas do mundo, então na verdade não foi nada difícil. Eu sei como treinar, como ensinar e pude somar valores. Mas acho que os resultados são de toda a equipe, não são só meus - disse Ludwig.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Ex-campeão do K-1, Duane "Bang" encerrou em setembro de 2012 a sua carreira como lutador do UFC, depois de perder a sua terceira luta seguida na competição e de romper os ligamentos do joelho no duelo contra Che Mills. Logo em seguida, veio o convite de Urijah Faber para que ele assumisse o cargo de treinador principal do time Alpha Male e, hoje, ele garante que foi a melhor mudança que poderia ter acontecido em sua vida:
- Eu não sinto falta de lutar como profissional. Eu nem queria lutar nos últimos anos, estava apenas fazendo isso pelo dinheiro. Estar aqui no Alpha Male é algo que eu gosto, que me deixa feliz. Eu quero treinar esses caras, ensinar artes marciais para eles. Fui treinador no passado, mas não tinha esse nível de dedicação e comprometimento. E isso é algo divertido e que me deixa muito feliz. Hoje eu sou capaz de assumir os objetivos dos meus alunos como se fossem meus. E é muito bom ajudar as pessoas a conquistar os objetivos delas. Eu me sinto muito mais realizado e recompensado hoje - afirmou.
Questionado sobre o que acha que vai acontecer no duelo de seus quatro pupilos neste sábado, o treinador deu seu palpite:
- Eu tenho certeza de que Benavidez vai se tornar campeão no sábado. Ele vai voltar bem mais pesado com aquele cinturão, o que vai ser muito bom para ele, que vai realizar um sonho. O Faber vai ter uma luta dura, mas eu acredito que ele vai vencer o Michael McDonald e que vai levar o bônus de Luta da Noite. Vai ser um duelo com muita ação. Já o Chad Mendes vai ter outra performance dominante contra o Nik Lentz e o Danny Castillo vai ter outra luta dura,  mas ele só precisa seguir o plano de jogo, se manter fora do alcance dos chutes altos do Edson Barboza e buscar o duelo da forma como ensaiamos - finalizou.
UFC Fight Night Combate: Johnson x Benavidez
14 de dezembro de 2013, em Sacramento (EUA)
CARD PRINCIPAL
Demetrious Johnson x Joseph Benavidez
Urijah Faber x Michael McDonald
Chad Mendes x Nik Lentz
Joe Lauzon x Mac Danzig
CARD PRELIMINAR
Court McGee x Ryan La Flare
Scott Jorgensen x Zach Makovsky
Danny Castillo x Edson Barboza
Bobby Green x Pat Healy
Abel Trujillo x Roger Bowling
Sam Stout x Cody McKenzie
Alp Ozkilic x Darren Uyenoyama

Nenhum comentário:

Postar um comentário