terça-feira, 10 de dezembro de 2013

'Esgoto': após visita, velejadores fazem críticas à Baía da Guanabara

Velejadores internacionais criticam poluição da sede de disputas dos Jogos de 2016

Por Rio de Janeiro
Comente agora
A crítica já havia sido feita pelos próprios brasileiros. Agora, foi a vez dos futuros visitantes. No sábado, alguns velejadores olímpicos visitaram a Baía da Guanabara para conhecer as águas que servirão de sede das disputas dos Jogos Olímpicos de 2016. E, em sua maioria, os atletas não aprovaram o que viram.
O dinamarquês Allan Norregaard, bronze nos Jogos de Londres, criticou a poluição das águas da Baía da Guanabara.
Baía de Guanabara sistema de tratamento sanitário (Foto: Ascom )Baía de Guanabara passará por tratamento sanitário (Foto: Ascom )

- Eu tenho velejado por todo o mundo há mais de 20 anos agora e é o local mais poluído que eu já estive. É realmente uma pena porque são uma área e cidades muito bonitas, mas a água é tão poluída, tão suja e cheia de lixo – disse, em entrevista à agência de notícias “The Associated Press”.
O Comitê Organizador dos jogos prometeu limpar a Baía em dois anos e meio. O Governo planeja reduzir o percentual de poluição na Baía para 80%. Os velejadores, no entanto, duvidam que o problema seja resolvido depois de décadas de poluição.  Ambientalistas afirmam que a sujeira será apenas mascarada.
Durante sua visita à Baía, Norregaard afirma ter visto árvores inteiras flutuando, além de portas, madeiras com pregos expostos, colchões e muitos sacos plásticos. Segundo o dinamarquês, a poluição tornaria as regatas injustas e perigosas.
- Definitivamente, eu não nadaria lá. Nós tivemos uma série de incidentes onde as pessoas foram à água e voltaram com pontos vermelhos no corpo. Eu não sei o que há na água, mas definitivamente não é saudável.
Ian Baker, que conquistou uma medalha de prata para a Grã-Bretanha em 2000 e agora é treinador na Irlanda, afirmou que a Baía tem as piores condições dos 35 países onde já velejou.
- É um esgoto. É absolutamente nojento. Algo tem de ser feito em relação a isso. Mas você precisa de vontade política para fazer as coisas acontecerem e, no momento, não há. 
Filha de Torben Grael, cinco vezes medalhista olímpico, a velejadora Martine Grael também criticou a qualidade da água. 
 - Para mim, desde que eu era criança, só piorou. O Governo diz que há vários programas para limpar a Baía, mas eu não vi nenhum progresso.
Um dos maiores nomes da vela brasileira, Robert Scheidt também não confia na despoluição da água da Baía. Mas afirma que não há riscos de doenças.
- Claro, a água não vai ser limpa como se estivéssemos no Caribe. Eu nunca nadei lá. Dentro da Baía, eu sei que não é o local próprio para nadar. Mas eu velejei lá e nunca peguei nenhuma doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário