sábado, 28 de junho de 2014

Swanson revela sonho de criança: “Queria ser jogador de futebol"

Lutador também conta que quebrou o maxilar em uma sessão de sparring
e quase não estreou no UFC, em 2011: “Foi um momento muito difícil”, diz

Por Direto de San Antonio, EUA
5 comentários
Atual número quatro no ranking da divisão peso-pena do UFC, o americano Cub Swanson quase seguiu carreira como jogador de futebol. O californiano falou sobre a paixão pelo esporte durante bate-papo com a imprensa nesta quinta-feira, em San Antonio, EUA.  Na oportunidade, ele comentou que estava acompanhando os jogos da Copa do Mundo, que acontece no Brasil.
- Eu sempre torci pela seleção americana, desde quando eu era criança e ninguém ligava para isso. Eu cresci jogando futebol aqui e eu espero que eles consigam chegar até a final da Copa do Mundo, porque os americanos precisam ver um time forte e eu tenho esperança. Eu amo futebol, pratiquei o esporte dos quatro aos 19 anos de idade. Cheguei a jogar no time da faculdade e o meu sonho era me tornar jogador profissional um dia, mas quando comecei a ter problemas na vida, a precisar de dinheiro para pagar contas, eu tive que conseguir um emprego de verdade e não pude mais seguir com esse sonho - disse.
Cub Swanson UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Cub Swanson disse que seu sonho era ser jogador de futebol (Foto: Evelyn Rodrigues)
Swanson chegou a ser parte do programa olímpico de desenvolvimento para crianças da Califórnia, mas uma perna quebrada o impediu de se qualificar. O lutador, no entanto, não se arrepende do rumo que sua vida tomou, embora tenha revelado um episódio que quase o fez desistir de estrear no UFC, em novembro de 2011.
- Há dois anos eu tive o meu maxilar quebrado, fiquei de cama e ainda assim decidi ir treinar para não deixar essa situação me deixar de mau humor, pois eu sabia que podia fazer melhor. Essa mentalidade de procurar o lado positivo das coisas sempre me ajudou. Isso foi antes de eu estrear no UFC, há 2 anos, foi em junho, alguns meses antes de eu enfrentar o Ricardo Lamas. Eu passei por uma cirurgia de reconstrução da face, operei a mandíbula e foi um momento muito difícil para mim e para minha família, mas aqui estou eu, feliz por ter passado por isso. Eu me machuquei em uma sessão de sparring, um parceiro soltou uma joelhada voadora e quebrou um lado inteiro do meu rosto. Foi algo muito complicado e eu tive que lidar com isso.
O peso-pena acabou sendo derrotado naquele duelo de estreia no UFC, mas, desde então, passou pelos cinco adversários que enfrentou e aguardava a oportunidade de disputar o cinturão de José Aldo. O brasileiro, no entanto, enfrentará Chad Mendes no dia 02 de agosto em  Los Angeles.
- Nós estávamos fazendo a campanha pela chance ao título e eles me disseram há algum tempo que eu não seria o próximo. Então eu passei a pedir por uma luta e literalmente pedi por todo mundo dessa lista, do Aldo até o último e eu perguntava: “Posso lutar contra esse cara? E aquele? E esse aqui?” e Sean Shelby explicou todos os cenários e eu entendi. Eu definitivamente não estava esperando por ninguém, eu só queria lutar- afirmou, explicando que também se conformou com o fato de ter sido preterido pelo atleta da Alpha Male na próxima disputa de título.
- Mesmo que eu acredite que tenha enfrentado os adversários mais difíceis, e é bem óbvio que eu fiz isso, o que importa é que Chad continuou sendo o número um do ranking da divisão, só abaixo do Aldo, além disso, ele venceu cinco lutas seguidas. E quantas lutas você tem que vencer para ter uma chance ao título? Não tem como argumentar contra isso. Se eu tivesse uma vitória a mais do que ele, talvez vencesse a discussão, mas é o que é. A chance ao título vai chegar eventualmente.
Cub Swanson UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Cub Swanson conversou com a imprensa nesta quinta-feira (Foto: Evelyn Rodrigues)
Questionado sobre o que acha que vai acontecer na revanche entre Aldo e Chad, Cub foi político, mas aproveitou para ressaltar seus pontos fortes em uma possível nova luta contra o campeão.
- Eu realmente não sei. Acho que o Mendes aprendeu muito desde a primeira luta, assim como eu aprendi muito ao enfrentar o Aldo da primeira vez, principalmente no tocante à preparação física e mental. Vai ser uma grande luta, mas não poderia dizer quem vai vencer. Ainda acho que (o meu duelo contra o Aldo)  seria a luta mais esperada da divisão dos penas. Eu não posso falar do resultado, mas eu tenho muita confiança nas minhas habilidades. É claro que eu tenho que respeitá-lo, pois o Aldo foi a única pessoa a me nocautear em toda a minha carreira. Aquilo foi uma experiência dura, mas eu aprendi muito. Acho que já paguei pelos meus erros e estou muito empolgado em poder conquistar essa chance novamente um dia.
Se passar por Jeremy Stephens neste sábado, o americano deve ser confirmado como o próximo desafiante ao título dos pesos-penas. Com um cartel de 20 vitórias e cinco derrotas, ele é considerado o franco favorito a vencer o duelo em San Antonio, mas prefere não subestimar o adversário.
- Jeremy é um lutador empolgante que vai tentar arrancar a minha cabeça do começo ao fim. Sinto que será um duelo de precisão x força - finalizou.
Com Cub Swanson x Jeremy Stephens na luta principal, o Combate transmite o "UFC: Swanson x Stephens" ao vivo e na íntegra com exclusividade no próximo sábado, a partir de 20h30 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha em Tempo Real, com transmissão em vídeo ao vivo da primeira luta, entre Anthony Hamilton e Oleksiy Oliynyk. Na véspera, sexta-feira, canal e site exibem a pesagem do evento ao vivo a partir de 18h.

UFC: Swanson x Stephens
28 de junho de 2014, em San Antonio (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pena: Cub Swanson x Jeremy Stephens
Peso-meio-médio: Kelvin Gastelum x Nicholas Musoke
Peso-médio: Andrew Craig x Cezar Mutante
Peso-pena: Ricardo Lamas x Hacran Dias
Peso-médio: Clint Hester x Antônio Braga Neto
Peso-leve: Joe Ellenberger x James Moontasri
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Carlos Diego x Colton Smith
Peso-galo: Cody Gibson x Johnny Bedford
Peso-médio: Andy Enz x Marcelo Guimarães
Peso-mosca: Ray Borg x Shane Howell
Peso-pesado: Anthony Hamilton x Oleksiy Oliynyk

Nenhum comentário:

Postar um comentário