segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Um ano após acidente, Maya celebra vida para superar medo: "Quero voltar"

Surfista carioca lembra a queda quase fatal em onda gigante em Nazaré e admite o desejo de tentar novamente: "Quero que o final da história seja diferente"

Por Nazaré (POR) e São Paulo
Maya Gabeira surf (Foto: Reprodução / Instagram)Maya Gabeira na Califórnia, em agosto deste ano
(Foto: Reprodução / Instagram)
Uma enorme gratidão por estar viva move Maya Gabeira há quase um ano. No dia 28 de outubro de 2013, a surfista viu a morte de perto após sofrer um grave acidente na Praia do Norte, em Nazaré, em Portugal, quando surfava uma onda gigante. A bela atleta dropava um "paredão" de 25 metros para tentar bater o recorde do americano Garrett McNamara (24 metros), mas caiu da onda e ficou inconsciente após ser atingida várias vezes na cabeça pela força do mar – ela chegou a comparar o momento com "um nocaute de Mike Tyson". Maya foi retirada da água em um jet-ski pelo companheiro de equipe Carlos Burle, que precisou reanimá-la antes de ela ser levada para um hospital, do qual saiu “apenas” com uma fratura na fíbula da perna direita.
- Desde o acidente, tive um ano muito intenso, no qual eu aprendi bastante. Primeiro, tive de me recuperar da lesão na perna, que foi um processo longo e difícil, por querer voltar logo. Mas me fez amadurecer e ter mais fé. O que aconteceu em Nazaré ano passado me deu mais uma experiência de vida imensurável. Eu sempre fui muito grata e satisfeita com a vida mas, hoje, este sentimento é muito maior - afirmou Maya.
Tudo estava planejado para a carioca de 27 anos retornar na semana passada para Nazaré. Destemida, ela voltou a praticar o esporte dois meses após o acidente. E desde então, apesar de não negar ter medo, ela só estava esperando a temporada de ondas gigantes em Portugal para poder surfar novamente a temida onda da qual caiu feio. Até chegou a fazer uma prancha especial para usar no local. Mas uma lesão nas costas a tirou de combate, e Maya precisou fazer tratamento em Los Angeles, nos Estados Unidos, de onde concedeu entrevista.
- Medo é um elemento que sempre está presente na vida de um surfista de ondas gigantes, mas é algo que temos de aprender a domar e administrar dentro de nós mesmos. Até certo ponto, este medo nos ajuda a saber o nosso limite. Não sei se tenho medo de encarar aquele "monstro do mar" de novo, mas sei que quero enfrentá-lo e quero que o final da história seja diferente.
Onda gigante surfada por Pedro Scooby em Nazaré, Portugal (Foto: Arquivo Pessoal/Pedro Scooby)Ondas de Nazaré impressionam pelo enorme tamanho (Foto: Arquivo Pessoal/Pedro Scooby)

A decepção de Maya por não ter conseguido estar em Portugal mais uma vez foi amenizada pela ida dos seus amigos Carlos Burle e Scooby. Eles caçaram ondas gigantes em Nazaré e estiveram na Praia do Norte, onde recordaram o grave acidente da amiga. De lá, a dupla manteve contato diário com a filha do jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira.
pedro scooby maya gabeira carlos burle gordo hospital surfe portugal (Foto: Reprodução Instagram)Em 2013, Maya recebe o apoio de Scooby, Burle e "Gordo" no hospital após o acidente (Foto: Reprodução Instagram)
Confira a entrevista com Maya Gabeira:
GLOBOESPORTE.COM: Um ano depois do acidente, o que vem à sua cabeça quando pensa em Nazaré?
MAYA GABEIRA: Vem muita coisa na minha memória. Adrenalina, emoção, tensão, alívio e nervosismo. Mas o que mais penso é que quero voltar para lá. Foi minha primeira viagem para Portugal e gostei muito de lá. Já surfei algumas das maiores ondas do mundo e é uma sensação muito intensa. Sempre fica aquela vontade de voltar para enfrentar aquela onda novamente.
Você gostaria de estar lá, um ano depois do acidente?
Com certeza! O Burle e o Scooby estiveram lá em Portugal e, infelizmente, não pude estar com eles por causa de uma lesão nas costas, por isso estou aqui em Los Angeles, me recuperando para voltar o mais rápido possível. Mas a minha vontade era, sem dúvida, de estar lá com eles.
Como foi o seu ano de lá pra cá? O que você tirou de lição dessa experiência tão intensa?
Foi um ano muito intenso, no qual aprendi bastante. Primeiro tive de me recuperar da lesão no pé, que foi um processo longo e difícil, por querer voltar logo. Mas me fez amadurecer e ter mais fé. O que aconteceu em Nazaré, no ano passado, me deu mais uma experiência de vida imensurável. Eu sempre fui muito grata e satisfeita com a vida, mas, hoje, este sentimento é muito maior.
Maya Gabeira acidente surfe (Foto: EFE)Maya é reanimada por Burle na areia, após o grave acidente de outubro do ano passado (Foto: EFE)
Você costuma dizer que entrou em um ringue com Mike Tyson ao cair da onda. Sente medo encarar de novo aquele "monstro do mar"?
Medo é um elemento que sempre está presente na vida de um surfista de ondas gigantes, mas é algo que temos de aprender a domar e administrar dentro de nós mesmos. Até certo ponto, este medo nos ajuda a saber o nosso limite. Não sei se tenho medo de encarar aquele "monstro do mar" de novo, mas sei que quero enfrentá-lo e quero que o final da história seja diferente.
Você vai continuar se arriscando em mares como o de Nazaré? Não teme pela vida?
É o que eu faço e é o que eu amo fazer. Não vou parar de surfar ondas grandes por causa do acidente. Como disse, o medo faz parte do nosso "ambiente de trabalho", mas na hora em que você está na corda, com o jet-ski te puxando para a onda, a única coisa que você pensa é surfar aquela onda até o fim. A preocupação é 100% em fazer tudo certo e controlar a prancha como tem de ser feito. Ninguém quer fazer algo que sabe que vai morrer, mas a única certeza que temos na vida é que todos vamos morrer um dia. Espero que não seja surfando. Se for, eu acho que morreria feliz.
Maya Gabeira surf (Foto: Reprodução / Instagram)Maya Gabeira durante sessão de exercícios
(Foto: Reprodução / Instagram)
Como e quando você sofreu a lesão nas costas? Quanto tempo vai precisar de recuperação? Qual tratamento tem feito em Los Angeles?
É uma lesão com a qual convivo há algum tempo, mas que se agravou recentemente. Dividimos a recuperação em algumas fases e ainda estou no começo do tratamento, mas o importante é contar com uma equipe muito competente comigo. O Glen McLeod é quem tem me acompanhado em todos os momentos desta recuperação e é um cara com muita experiência. Ele é o chefe de fisioterapia da equipe olímpica de esqui dos EUA. Nosso plano é que eu esteja apta a surfar em dezembro ou janeiro.
Você fez uma prancha nova para voltar a surfar em Nazaré. Como é estar de fora de mais uma expedição? Tem conversado com o Burle e o Scooby?
Eu falo com eles direto. O Burle é meu mentor, e o Scooby é um amigo de muito tempo. É difícil falar com eles estando longe, mas, no momento, o meu foco principal é me recuperar 100% da lesão para voltar o mais rápido possível a surfar e poder encarar os próximos swells com eles e não ficar acompanhando à distância.
scooby em nazaré (Foto: Reprodução / Instagram)Os amigos Pedro Scooby e Carlos Burle representam Maya em Nazaré (Foto: Reprodução / Instagram)

Nenhum comentário:

Postar um comentário