quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Senado aprova concessão de pensão especial vitalícia para Lais Souza

Projeto de lei, que ainda depende de sanção presidencial, prevê pagamento mensal de R$ 4.390,24 para ajudar na recuperação da ex-ginasta que ficou tetraplégica

Por Brasília
Lais Souza, prêmio Brasil Olímpico (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Lais Souza anuncia premiação, no Rio de Janeiro
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei número 7.657/2014 que prevê a concessão de pensão especial vitalícia à ex-ginasta e esquiadora  Lais Souza, que ficou tetraplégica após um acidente de esqui, em janeiro deste ano, nos Estados Unidos. O projeto de autoria da deputada estadual Mara Gabrilli (PSDB-SP) segue agora para sanção presidencial. O valor do benefício mensal equivale a R$ 4.390,24, limite máximo para esse tipo de auxílio. De acordo com o Regime Geral da Previdência Social, a despesa vai ser lançada no programa orçamentário “Indenizações e Pensões Especiais” de responsabilidade da União e não poderá será repassada aos herdeiros de Lais, que se acidentou enquanto treinava para defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em fevereiro, na Rússia.
Segundo o texto aprovado, o pagamento a Lais se justifica por ela ter representado o país em competições internacionais desde os 12 anos. O benefício para a atleta olímpica segue os moldes do que é concedido aos jogadores de futebol que integraram a Seleção nas Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970.
Ainda vai ser votado em breve pelo Senado um outro projeto de lei também de autoria da deputada Gabrilli, o de número 77.97/2014, que sugere auxílio uma espécie de seguro de acidentes pessoais a todos os atletas que representam o Brasil em Jogos Olímpicos ou Paralímpicos. A ideia é que essa provável segunda lei de proteção para os atletas tenha o nome de Lais Souza.
Desde que sofreu o grave acidente em Utah, nos Estados Unidos, a jovem de 26 anos vem recebendo apoio e investimentos do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ela também conta atualmente com ajuda financeira da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), através da Lei Agnelo Piva.
De volta ao país 11 meses depois do acidente que retirou seus movimentos, Lais participou na terça-feira da realização do Prêmio Brasil Olímpico, no Rio de Janeiro. Ela recebeu a honra de anunciar a jovem ginasta Flávia Saraiva, de apenas 15 anos de idade, como vencedora do prêmio atleta da torcida, que teve votação popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário