segunda-feira, 25 de maio de 2015

Dudu Dantas: Mike Richman foi "irresponsável" por não bater o peso

Atleta da Nova União revela que se irritou ao saber de falha do adversário no Bellator e que lutou com cautela por reparar que o americano estava bem maior no combate

Por Rio de Janeiro
Dudu Dantas teve que se esforçar para bater o peso no último evento do Bellator. Por isso, quando soube que Mike Richman, seu adversário, estava mais de dois quilos acima do limite da categoria, o atleta da Nova União ficou revoltado. Segundo ele, em uma conversa depois da luta, que venceu por decisão unânime, o clima entre os dois ficou tranquilo, mas o sentimento na hora foi de que seu oponente agiu com irresponsabilidade. 
- Fiquei p*** com essa situação. A luta valia uma chance ao título, e como um dos caras não bate o peso? Ainda poderia ter a libra de tolerância, e o Richman ficou bem além desse limite. É uma irresponsabilidade. Ele pesou 139 libras (63kg) na minha frente, na manhã da pesagem. Na pesagem oficial, bateu 139,3 libras (63,2kg). Como isso? Ao invés de tentar perder o que faltava, ainda ganhou. Deve ter hidratado enquanto eu estava perdendo o que ainda faltava. Mas passou. Conversamos depois da luta e ficou tudo bem. Eu queria muito lutar. É frustrante demais você fazer tudo para lutar e não lutar. Então aceitei, mesmo ele estando visivelmente maior do que eu. Foi bom. Lavei a alma - contou, em entrevista ao Combate.com.
Dudu Dantas venceu o americano Mike Richman por decisão unânime no Bellator 137 (Foto: Divulgação/ Bellator)Dudu Dantas venceu o americano Mike Richman por decisão unânime no Bellator 137 (Foto: Divulgação/ Bellator)

Um acordo foi feito e a luta acabou acontecendo. Mas o brasileiro revela que a diferença de peso influenciou no desenrolar do combate. Bem mais forte, nas palavras de Dudu, Richman conseguiu se defender melhor das quedas. Segundo ele, isso atrapalhou o desenvolvimento do seu jogo de chão, diminuindo suas chances de finalizar.
Sendo assim, a vitória veio por pontos, em decisão unânime, algo que estava nos planos de Dudu. Vindo de derrota, ele sentiu que precisava ganhar a qualquer custo e, "para não passar perrengue", adotou postura calculista. 
- Se eu perdesse essa, cairia em desconfiança grande, de fãs e do próprio evento. Decidi usar a inteligência e vencê-lo de forma estratégica. Eu vinha de uma luta na qual perdi o cinturão, é muito difícil.  E ele também estava bem mais forte que eu. Se fosse em condições normais, acho que eu teria derrubado mais e até finalizado. Mas ele estava muito forte, além de ser um cara duro - explicou.
O fato de ter dominado na luta agarrada não impediu que Dantas conectasse golpes contundentes na trocação. Em determinado momento, Richman parecia incomodado com a série de chutes aplicados pelo brasileiro na linha de cintura. Abaixando a guarda para proteger o local já avariado, a impressão era que o americano estava expondo demais a cabeça, dando brecha para ser atingido com chute alto. Dudu também percebeu a atitude do oponente, mas não sentiu o momento certo para aplicar o golpe:
- Eu senti que ele estava sendo incomodado com os chutes, por isso fui minando. Ele é muito mais explosivo do que foi, e acho que não conseguiu ser contundente porque sentiu os chutes. Eu queria arriscar o chute alto, sim, mas não senti o momento o certo para isso, infelizmente. 
Dudu Dantas deve enfrentar Marcos Loro pelo título do Bellator (Foto: Divulgação/ Bellator)Dudu Dantas deve enfrentar Marcos Loro pelo título do Bellator (Foto: Divulgação/ Bellator)
Com a vitória, Dudu deve enfrentar  Marcos Loro, pelo cinturão do Bellator. Ex-companheiros de equipe, os dois se enfrentaram em 2013. Dantas ainda era campeão da divisão, e se manteve assim após vitória por nocaute em cima do conterrâneo. Um ano e meio depois, viria a perder o título para Joe Warren. O americano, por sua vez, foi derrotado logo em sua primeira defesa para Loro, que trouxe o cinturão de volta ao Brasil.
Dudu revela que a luta por título lhe foi prometida, e a tendência é que os dois se enfrentem logo na próxima vez que entrar no cage. Ele comenta que o respeito pelo amigo continua o mesmo, mas que não há como a luta não acontecer. Ainda que seja difícil, o profissionalismo vem em primeiro lugar.

- Respeito ele demais, é um cara que gosto de graça, me ajudou muito, mas temos que lutar. A primeira experiência foi difícil para mim, tanto dentro como fora do cage, mas somos profissionais. Vou lutar com ele novamente e seguir com o mesmo respeito e admiração que sempre tive - afirmou.
De volta ao caminho do título, o atleta de 26 anos está confiante para voltar a ser número um da divisão, mas só vai começar a pensar em Loro quando voltar das férias em Nova York:
- O Loro é muito experiente, inteligente, com certeza será outro lutador do que quando lutamos. Volto pro Rio de Janeiro na próxima semana e já começo a pensar nisso - concluiu.
* Estagiário, sob supervisão de Adriano Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário