domingo, 19 de julho de 2015

Estratégico, Michael Bisping derrota Thales Leites por pontos em Glasgow

Inglês usa a movimentação e a velocidade para evitar a aproximação e o maior poder de nocaute do brasileiro. Ivan Batman e Leonardo Macarrão também são derrotados

Por Glasgow, Escócia
Os prognósticos eram favoráveis a Thales Leites. Ele enfrentaria um lutador que oscilava entre vitórias e derrotas desde 2012 - e havia vencido sua última luta, portanto as estatísticas mostravam que era a hora de perder - e vinha de oito vitórias consecutivas, sendo quatro pelo UFC. Mas Michael Bisping, mesmo sem ter poder de nocaute, é um lutador experiente e contava com uma estratégia de luta certeira. O resultado foi uma luta equilibrada e vitória por decisão dividida para o atleta que soube usar suas armas para deixar o octógono com o braço erguido. Este lutador foi Michael Bisping, que derrotou o brasileiro por 47-48, 49-46 e 48-47. Após a luta, o inglês elogiou Leites, mas disse que ainda sonhava com a disputa do cinturão dos pesos-médios. Esta foi a 17ª vitória de Bisping no UFC, número que o deixa empatado com Anderson Silva e atrás apenas de Matt Hughes (18) e Georges St-Pierre (19).
Michael Bisping Thales Leites UFC Glasgow (Foto: Getty Images)Michael Bisping festeja a vitória por decisão dividida sobre Thales Leites no UFC Glasgow (Foto: Getty Images)

- Vamos aplaudir a luta! Estar aqui no primeiro UFC em Glasgow é uma honra. Thales Leites é um guerreiro, luta demais. É um campeão mundial de jiu-jítsu. Eu ferrei meu dedo na grade. UFC, estou aqui ainda. Luke Rockhold, Jacaré e Chris Weidman, estou esperando vocês - disse Bisping após a luta.
Decepcionado pela derrota, Thales Leites agradeceu o apoio da torcida e disse que confiava no seu poder de nocaute para derrotar o inglês.
- Não esperava que ele fosse tão duro. Bisping está acostumado a lutar lutas longas. Ele mereceu, fiz o meu melhor e espero voltar. Ele tem uma boa defesa de queda, e se eu tentasse o tempo todo, talvez conseguisse. Mas eu acreditei na minha mão, o que não foi suficiente para vencer. Obrigado à torcida pelo apoio - disse o brasileiro.
A luta
A luta começou com o brasileiro dominando o centro do octógono e aplicando involuntariamente um chute na região genital de Bisping. Na volta ao combate, após alguns momentos de movimentação, Bisping acertou um chute alto no rosto do brasileiro, mas sem muita força. O inglês aplicava chutes nas pernas e se movimentava melhor que Leites, que aproveitou uma tentativa de derrubada para travar o quadril de Bisping no chão e buscar as costas do inglês. O brasileiro manteve a posição de domínio  até o intervalo, sem conseguir qualquer resultado.
Michael Bisping Thales Leites UFC Glasgow (Foto: Getty Images)Michael Bisping acerta um chute alto em Thales Leites no UFC Glasgow (Foto: Getty Images)

Na volta para o segundo round, Bisping tomou a iniciativa do ataque, mas Thales Leites mostrou que estava preparado para o contra-ataque, tentando duas vezes acertar o inglês com um overhand, sem sucesso. Bisping apostava nos chutes, e o brasileiro atacava com cruzados aproveitando sua maior envergadura. A velocidade do inglês incomodava Leites, que não conseguia evitar socos rápidos que encontravam seu rosto. O brasileiro parecia estar ficando frustrado com a falta de efetividade de sua estratégia.
No terceiro round Thales Leites voltou mais agressivo, acertando bons golpes em Bisping e encurralando-o na grade. O inglês sentiu a sequência de socos e travou a luta. Na volta ao centro do octógono, a luta ficou equilibrada, com trocas de golpes fracos de ambas as partes, mas Leites conseguiu derrubar Bisping, que se levantou rapidamente. Um upper a dez segundos do intervalo incomodou o inglês, que absorveu o golpe.
No quarto round, com os dois lutadores cansados, a luta caiu de intensidade, mas Bisping mantinha os ataques rápidos, tanto com socos quanto com chutes. O brasileiro não lutava bem, era pouco agressivo, e mostrava falta de estratégia para tentar dominar o inglês. Com melhor movimentação e preparo físico, Bisping encurtava a distância para bater e sair do raio de ação de Leites, que apenas o seguia pelo octógono, sem ser agressivo ou contundente até o intervalo.
No quinto e último round, e em desvantagem na luta, Thales Leites tentou partir para decidir a luta em pé, mas a velocidade e o preparo físico de Bisping continuavam fazendo a diferença. Com boa movimentação e aplicando mais golpes, o inglês evitava os golpes do brasileiro, que não buscava levar a luta para o chão. Chegando ao fim do duelo, Leites buscava encurralar Bisping na grade, mas o inglês se movimentava constantemente e golpeava o brasileiro, evitando a curta distância. No fim, os dois atletas se cumprimentaram respeitosamente, e o inglês festejou a vitória antes mesmo da contagem dos pontos.
Saiba como foram as demais lutas do card principal:
Evan Dunham controla Ross Pearson no chão e em pé e vence por unanimidade
Lutando com muita estratégia e impondo um melhor jogo de chão, o peso-leve Evan Dunham não teve problemas para vencer o inglês Ross Pearson na penúltima luta da noite em Glasgow. Com muita tranquilidade e um jogo de chão preciso, o americano conseguiu a vitória por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27 e 29-28), somando 16 triunfos em 22 lutas como profissional. Já Pearson amargou sua nona derrota em 27 lutas na carreira.
Evan Dunham Ross Pearson UFC Glasgow (Foto: Getty Images)Evan Dunham domina as costas de Ross Pearson na sua vitória por unanimidade no UFC Glasgow (Foto: Getty Images)
O primeiro round trouxe Ross Pearson controlando o centro do octógono, e Dunham buscando a luta agarrada na primeira oportunidade que teve. Dominando as costas do inglês, o americano fechou o cadeado na cintura e passou a buscar encaixar o mata-leão. Pearson defendia o pescoço e dava socos de costas, mirando o rosto do rival. Dunham migrou para a chave-de-braço, que parecia muito bem encaixada, mas o inglês livrou-se após lutar muito contra o golpe, e após conseguir livrar-se, voltou a lutar de pé faltando segundos para o intervalo.
No segundo round, logo nos primeiros movimentos, Dunham derrubou Ross Pearson, ficando por cima no chão. O inglês fazia uma guarda agressiva e aplicava cotoveladas na cabeça do americano, que deu o espaço suficiente para o inglês se virar e ele poder buscar suas costas na grade. Com um jiu-jítsu de alto nível, o americano mais uma vez controlou a posição, com o cadeado fechado na cintura de Pearson e golpeando o rosto para tentar atacar o pescoço em busca do mata-leão. O inglês se defendeu como foi possível, indo para o intervalo em clara desvantagem na luta.
No terceiro e último round, precisando do nocaute ou da finalização para vencer, Ross Pearson voltou buscando mais a luta, mas Dunham mostrou tranquilidade ao se movimentar e deixar o tempo passar, esperando uma chance de derrubar o inglês. Concentrado em executar sua estratégia de luta, o americano mantinha a pressão na grade e neutralizava o jogo de Pearson, mantendo-o sob controle até o fim.
Favoritíssimo, Joseph Duffy finaliza Ivan Batman em apenas 3m05s
Maior favorito do evento, o peso-leve irlandês Joseph Duffy não teve dificuldades em finalizar com um triângulo o brasileiro Ivan Batman em apenas 3m05s do primeiro round. Conhecido por ser o último lutador a vencer Conor McGregor, Duffy chegou à 14ª vitória em 15 lutas na carreira. Já Ivan Batman sofreu a quinta derrota em 31 lutas na carreira, e a terceira em cinco lutas no UFC.
Joe Duffy Ivan Batman UFC Glasgow (Foto: Getty Images)Joe Duffy aplica o triângulo e finaliza Ivan Batman no primeiro round no UFC Glasgow (Foto: Getty Images)

- Esse aqui é o meu ambiente. Confio no meu jogo, e gosto de lutar com os melhores, não importa para onde a luta vá. Não tenho um adversário específico que eu queira enfrentar, mas gostaria de estar no card da Irlanda - disse Duffy após a luta.
A luta começou com Duffy apostando no boxe e utilizando sua maior envergadura para manter o brasileiro à distância e aplicar golpes longos, além de uppercuts perigosos que passaram perto do rosto de Batman. Após receber uma joelhada no rosto, o brasileiro encurtou a distância e levou a luta para a grade. A luta foi para a distância novamente, mas Batman de novo encurtou e foi para a grade. No momento em que tentou derrubar o irlandês para o chão, Duffy já caiu com o triângulo encaixado no chão. Pressionando o pescoço do brasileiro com as pernas, Duffy não demorou a receber a ordem do árbitro para soltar o golpe. A luta estava encerrada após a desistência de Batman.
Joanne Calderwood vira luta e vence Cortney Casey por decisão unânime
Vinda de uma derrota surpreendente contra Maryna Moroz, a peso-palha escocesa Joanne Calderwood teve no UFC Glasgow a chance perfeita de se recuperar, enfrentando a estreante americana Cortney Casey. Diante do apoio maciço de sua torcida, "JoJo" sofreu no início do combate, mas acabouo impondo sua maior categoria à rival, vencendo a luta por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28 e 30-27).
Joanne Calderwood Cortney Casey UFC Glasgow (Foto: Getty Images)Joanne Calderwood acerta uma cotovelada em Cortney Casey em sua vitória no UFC Glasgow (Foto: Getty Images)

- Não foi pressão, foi prazer. Amo estar aqui. Só vim aqui para me apresentar para a torcida. Estou muito emocionada. As últimas semanas foram muito duras, tive que abrir mão de muita coisa para vencer aqui hoje. Nunca desistam. Passei por muita coisa, venci meus demônios e consegui - disse Calderwood após a luta.
A luta começou com Casey aplicando um duro castigo em Calderwood. Com golpes seguidos de esquerda e direita, a americana desequilibrou a escocesa, que teve de se agarrar à rival para se recuperar. Casey não se abalou e, quando a luta foi para o chão, montou a guarda e passou a buscar o braço de Calderwood. A escocesa se defendia, mas atacava pouco a adversária. No fim do round, a americana, mesmo por baixo, foi mais agressiva e conectou socos de baixo para cima na rival.
Joanne Calderwood voltou para o segundo round mais agressiva e mais concentrada em atacar Cortney Casey. Com bons golpes na grade, a escocesa pressionava a americana, que travou a luta e levou a disputa para o chão. Com a rival na sua guarda, por cima, Casey não conseguiu atacá-la, e a disputa voltou a ser realizada de pé. Aparentando ter mais gás, Calderwood conectava mais golpes e dominava a disputa, enquanto Casey tentava encaixar chaves de braço no chão. Novamente de pé, Calderwood comandava as ações e a 10s do intervalo acertou bons golpes no rosto de Casey.
As duas lutadoras partiram para a trocação franca no início do terceiro round. Calderwood mostrava maior categoria na luta em pé, e Casey não acompanhava o ritmo da escocesa. Um chute rodado na linha de cintura aplicado por Calderwood derrubou a americana, que se se defendia como podia dos socos da rival. Muito cansada, Casey já mostrava dificuldade de resistir aos ataques da escocesa. No minuto final, a americana travava a luta no chão e lutava para levar a luta até o fim. Calderwood mantinha a pressão e, por cima no chão, terminou a luta buscando o nocaute - que não veio - e já levantou comemorando a vitória e sendo ovacionada pelo público.
Leon Edwards vence luta morna contra Pawel Pawlak
Na primeira luta morna do evento, o meio-médio Leon Edwards venceu por decisão unânime dos juízes o polonês Pawel Pawlak (triplo 30-27). Esta foi a décima vitória de Edwards em 12 lutas na carreira, e apenas a segunda derrota de Pawlak em 13 lutas como profissional.
A luta começou com Edwards buscando os chutes altos e acuando Pawlak na grade após acertar um bom direto de direita. O polonês travava a luta e evitava a trocação do britânico, e somente a 30s do intervalo conseguiu atacar o rival com chutes altos, mas já sem nenhuma efetividade. O panorama da luta não se alterou no segundo round, com Edwards tomando a iniciativa da luta e Pawlak mais se defendendo que atacando. O britânico acertou um bom chute rodado, mas o polonês absorveu bem, e tentou contra-atacar, mas seus golpes não acertaram o rival. Edwards terminou o round por cima no chão, mas na guarda do polonês.
No terceiro round, após algum tempo sem muita ação, Leon Edwards acertou um chute alto que derrubou Pawel Pawlak. O polonês ganhou tempo no chão, agarrando o britânico e se recuperando do impacto. Após voltarem a lutar de pé, Pawlak passou a tentar agredir mais o rival, mas Edwards, mais lúcido no combate, controlava a luta e desferia golpes longos, que mantinham o polonês à distância, ou travava a luta na grade.
Stevie Ray nocauteia Leonardo Macarrão em apenas 2m30s de luta
Na abertura do card principal do UFC Glasgow, o peso-leve escocês Stevie Ray não tomou conhecimento do brasileiro Leonardo Macarrão, vencendo-o por nocaute técnico em 2m30s de luta. A vitória foi a 18ª em 23 lutas na carreira de Ray - e a segunda no UFC - enquanto Leonardo Macarrão sofreu a terceira derrota em 15 lutas como profissional.
Stevie Ray Leonardo Macarrão UFC Glasgow (Foto: Getty Images)Stevie Ray castiga Leonardo Macarrão antes de nocauteá-lo na abertura do card principal em Glasgow (Foto: Getty Images)
A luta começou com Stevie Ray buscando os chutes altos, todos defendidos por Macarrão. O brasileiro aplicava chutes baixos sem intensidade e simulava golpes no ar, como se estivesse fazendo sombra de boxe. O escocês atacava Macarrão com mais força, e em um contragolpe de direita, ele balançou Macarrão. O brasileiro ainda tentou resistir e devolver alguns golpes, mas na sequência, com mais golpes de esquerda recebidos, não conseguiu se manter na luta e, sem equilíbrio, caiu. Ray ainda aplicou mais dois socos antes do árbitro Marc Goddard encerrar a luta, decretando o nocaute técnico.
Saiba como foram as lutas do card preliminar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário