domingo, 19 de julho de 2015

Quatro nocautes no 1º round marcam o card preliminar do UFC em Glasgow

Daniel Omielanczuk, Jimmie Rivera, Robert Whiteford e Ilir Latifi encerraram suas lutas rapidamente, enquanto Mickael Lebout e Paddy Holohan venceram por pontos

Por Glasgow, Escócia
Em um card preliminar empolgante e recheado de nocautes no primeiro round - foram quatro em seis lutas, o UFC Glasgow foi marcado pela disposição dos lutadores, principalmente Daniel Omielanczuk, Jimmie Rivera, Robert Whiteford e Ilir Latifi, que venceram suas lutas rapidamente, levantando a torcida presente ao evento. O destaque foi o peso-pena Robert Whiteford, primeiro escocês a vencer pelo UFC atuando em seu país. Após nocautear o irlandês Paul Redmond, Whiteford pulou a grade do octógono e, no melhor estilo José Aldo no UFC Rio 2, jogou-se sobre os fãs, festejando a vitória com muita emoção.
Leia sobre as lutas do card principal:
Saiba como foram todas as lutas preliminares:
Paddy Holohan domina Vaughan Lee e vence por decisão unânime
Em uma luta empolgante e movimentada, principalmente nos dois primeiros rounds, o peso-mosca irlandês Paddy Holohan venceu o inglês Vaughan Lee por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). Com um jogo de chão sólido e agressivo, Holohan deu poucas chances a Lee, que teve oportunidades de vencer no fim dos dois rounds iniciais, mas não conseguiu se impor ao adversário.
Paddy Holohan Vaughan Lee UFC Glasgow (Foto: Getty Images)Paddy Holohan tenta finalizar Vaughan Lee na luta final do card preliminar do UFC Glasgow (Foto: Getty Images)

- Consegui as melhores posições no jiu-jítsu, mas ele é muito forte, tiro meu chapéu para ele. Isso aqui é um show, e é a isso que o público quer assistir - disse Holohan após a luta.
A luta começou com Holohan agredindo Lee e acuando-o na grade com chutes baixos e na linha de cintura até conseguir levar a luta para o chão. Com as costas no solo, o irlandês encaixou um triângulo e  aplicou ao mesmo tempo cotoveladas na cabeça do inglês. Lee se defendia como podia. Holohan pressionava o pescoço do adversário, que resistia e aplicava socos seguidos para ganhar espaço. Quando o golpe parecia encaixado, com o irlandês sentado sobre o peito de Lee, o inglês conseguiu fugir da posição e pegou as costas de Holohan, encaixando um mata-leão e levantando a plateia. O irlandês defendeu o golpe e contou com o tempo para se livrar de ser finalizado após dominar o round inteiro.
No segundo round Holohan tentou levar a luta para o chão, mas Lee esperava a estratégia do rival e defendeu a tentativa, caindo por cima no chão e conseguindo a montada. Mesmo por baixo, o irlandês buscou a chave de calcanhar, defendida pelo inglês. Voltando a ficar por cima no chão, Holohan ficou na posição de 100kg, e depois na meia-guarda, tentando atacar o braço de Lee buscando uma kimura ou uma americana. A luta se manteve no chão, e o irlandês mostrava muita qualidade de jiu-jítsu ao alternar tentativas de triângulo invertido e chave de braço até o intervalo.
No terceiro e último round, após uma pausa para recuperação de Lee por sofrer um chute na região genital, Holohan passou a manter o domínio e a iniciativa das ações, golpeando e acuando o inglês, que mantinha a guarda baixa e tentava atrair o irlandês para tentar aplicar um golpe de encontro. Holohan mantinha Lee à distância com chutes rodados e na altura da cintura, e mostrava a intenção de tentar uma cotovelada de baixo para cima. Diante da postura defensiva de Lee, Holohan apenas controlou o combate até o fim.
Ilir Latifi arrasa Hans Stringer com nocaute em menos de um minuto
No duelo de meio-pesados em Glasgow, o sueco Ilir Latifi não tomou conhecimento do holandês Hans Stringer, conseguindo um nocaute arrasador em apenas 56s de combate. A vitória, décima de Latifi em 14 lutas, recuperou o sueco da derrota para Jan Blachowicz. Já Stringer sofreu a sétima derrota em 32 lutas como profissional, e a segunda em sequência no UFC - havia sido derrotado anteriormente por Fábio Maldonado no UFC 179.
Ilir Latifi Hans Stringer UFC (Foto: Getty Images)Ilir Latifi acerta o cruzado de direita que nocauteou o holandês Hans Stringer no UFC Glasgow (Foto: Getty Images)

- Venho trabalhando muito na minha trocação, e nesse nível de combate, você tem que fazer de tudo e dar um bom espetáculo para os fãs. Minha velocidade seria a minha arma, e a divisão está muito equilibrada. Quero alguém no top 10 dos meio-pesados - disse Latifi após o combate.
A luta começou com Latifi mantendo a distância e aplicando chutes nas pernas de Stringer para evitar a aproximação do holandês, que tentou acertar um chute na altura da cintura. Atento, o sueco bloqueou a perna do rival e acertou um cruzado fortíssimo de direita que acertou em cheio a cabeça de Stringer, que caiu já semi-nocauteado. Com mais dois golpes no chão, Latifi encerrou o combate, conquistando o nocaute.
Mickael Lebout vence luta equilibrada contra Teemu Packalen por decisão unânime
Na primeira luta decidida pelos juízes, o peso-leve francês Mickael Lebout venceu por decisão unânime o finlandês Teemu Packalen (29-28, 29-28 e 30-27). O combate foi muito disputado, mas o preparo físico do francês fez a diferença a partir do segundo round, dando-o condições de permanecer agressivo no duelo, enquanto o finlandês tentava se manter no chão para diminuir o seu desgaste.
Mickael Lebout Teemu Packalen UFC (Foto: Getty Images)Mickael Lebout (esq.) acerta golpe em Teemu Packalen na vitória por decisão unânime no UFC Glasgow (Foto: Getty Images)

A luta começou com Packalen encurtando a distância e levando a luta para o chão. A princípio por baixo, o finlandês conseguiu a raspada e montou no francês. Lebout resistiu às tentativas de finalização e saiu da posição, ficando por cima no chão e passando a buscar as costas do rival. A luta se desenrolou bem no chão, e Packalen mais uma vez ficou por cima, acertando boas cotoveladas e ficando por cima até o intervalo.
Parecendo mais inteiro fisicamente, Lebout começou o segundo round atacando mais Packalen e evitando ir para o chão com o finlandês. Mais cansado, o finlandês ficava no chão enquanto o francês o golpeava com chutes nas pernas. O árbitro Leon Roberts mandava o finlandês levantar, mas ele tentava a derrubada sempre que possível. Na metade do segundo round, Lebout tentou acertar uma joelhada no ombro de Packalen, que estava caído, mas o finlandês acusou que o golpe teria acertado na sua cabeça, e a luta foi paralisada por alguns instantes. Na volta, Packalen tentou uma chave de calcanhar, mas Lebout defendeu, ficando por baixo no chão. O finlandês ficou por cima até o intervalo, mas sem ameaçar o francês.
No terceiro e último round, Packalen começou atacando, e o francês o travou na grade. O finlandês tentou levar a luta para o chão, mas Lebout não caiu e passou a aplicar chutes nas pernas até o árbitro ordenar que ele se levantasse. Packalen não desistiu da sua estratégia, e continuou tentando as derrubadas no single leg, sempre defendidas por Lebout. No último minuto, o finlandês conseguiu a queda, mas muito cansado, não manteve o francês por baixo. Lebout raspou e, após trocar alguns golpes em pé, foi puxado para o chão, e por pouco não conseguiu um estrangulamento antes do fim da luta.
Robert Whiteford nocauteia Paul Redmond e festeja à lá José Aldo
Primeiro lutador escocês a atuar pelo UFC em sua terra natal, o peso-pena Robert Whiteford fez a festa da torcida presente em Glasgow e nocauteou o irlandês Paul Redmond aos 3m04s do primeiro round. Após a vitória, eufórico, Whiteford seguiu o exemplo de José Aldo no UFC Rio 2 e pulou a cerca do octógono, indo comemorar com os torcedores e com sua família, dando trabalho aos seguranças, que o conduziram de volta ao palco da luta.
Robert Whiteford Paul Redmond UFC Glasgow (Foto: Getty Images)Robert Whiteford finaliza a luta por nocaute técnico contra Paul Redmond no UFC Glasgow (Foto: Getty Images)

- Minha primeira luta tinha sido na Suécia. Estava conversando com o pessoal da minha equipe, e disse que sonhos se realizam. Esse é o meu. Eu vi que ele estava vindo para cima, mas hesitando um pouco. Consegui acertar o tempo dele e o peguei. Na última vez eu não consegui vencer, mas agora, em frente ao meu país, eu consegui. Somos um país pequeno, mas que luta muito - disse Whiteford, que não escondia a emoção.
A luta começou com Whiteford indo para cima de Redmond, impulsionado pela torcida escocesa que não parava de cantar desde sua entrada para o octógono. Após alguns golpes acertados no irlandês, Whiteford começou a ter dificuldades com a maior envergadura de Redmond. Mas um cruzado curto de esquerda derrubou Redmond, e Whiteford só teve o trabalho de aplicar mais alguns golpes por cima no chão para o árbitro Marc Goddard encerrar a luta, decretando a vitória em favor do escocês.
Jimmie Rivera estreia nocauteando o "porteiro" Marcus Brimage no primeiro round
Após dar as boas-vindas ao UFC aos estreantes Conor McGregor e Cody Garbrandt, e sendo nocauteado pelos dois, o agora peso-galo Marcus Brimage foi novamente escolhido como porteiro do torneio para receber mais um estreante, o americano Jimmy Rivera, e mais uma vez não se deu bem. Com muita agressividade e precisão nos golpes, Rivera conseguiu repetir o feito de seus antecessores e nocautear Brimage em apenas 1m29s, aumentando seu cartel para 17 vitórias e apenas uma derrota, e atingindo a sequência de 16 lutas invicto. Já Brimage sofreu a quinta derrota em 12 lutas, e a quarta nas últimas cinco disputas.
Marcus Brimage Jimmie Rivera UFC Glasgow (Foto: Getty Images)Jimmie Rivera festeja o nocaute sobre Marcus Brimage no primeiro round no UFC Glasgow (Foto: Getty Images)

- Foi fenomenal, fantástico. Se eu pudesse dizer um palavrão, diria. Agradeço a todos que estiveram comigo até aqui. Ele é um cara muito duro, mas vi brechas no seu jogo para poder aproveitar, e fiz isso - disse Rivera após a luta.
A luta começou com os dois lutadores mostrando velocidade e precisão nos golpes, mas Rivera, que já foi campeão de eventos como Ring of Combat, Cage Fury e King of the Cage, mostrou qualidade no seu jogo em pé e acertou golpes que foram minando o rival. Brimage aplicou socos curtos e tentou se movimentar, mas Rivera foi mais eficiente e conectou diversos golpes de direita que derrubaram o rival, forçando o árbitro a encerrar a disputa.
Daniel Omielanczuk arrasa o estreante Chris de la Rocha em 48s
A primeira luta da noite foi uma uma disputa de pesos-pesados envolvendo o americano Chris de la Rocha - estreante  no UFC - e o polonês Daniel Omielanczuk, e quem levou a melhor foi Omielanczuk, que não tomou conhecimento do adversário, arrasando-o em apenas 48s após aplicar uma sequência avassaladora de cruzados e chutes altos. De la Rocha, que suportou diversos golpes antes de cair nocauteado com um overhand de direita, sofreu sua primeira derrota em quatro lutas, enquanto Omielanczuk somou sua 17ª vitória em 24 combates, e recuperou-se das duas derrotas seguidas, para Jared Rosholt e Anthony Hamilton, ambas por decisão unânime.
Daniel Omielanczuk Chris De La Rocha UFC Glasgow (Foto: Getty Images)Daniel Omielanczuk acerta um cruzado de direita em cheio no rosto de Chris De La Rocha em Glasgow (Foto: Getty Images)

- Me sinto muito bem, é a primeira vez que venho aqui. Meus socos entraram bem, e esse era o plano, ir para cima dele e vencer rápido. E foi isso o que aconteceu - disse Omielanczuk após a luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário