terça-feira, 25 de agosto de 2015

Dez anos depois do 1º duelo, Bolt e Gatlin voltam a protagonizar os 200m

Finalistas em Helsinque, jamaicano e americano são as principais estrelas das eliminatórias no Ninho do Pássaro, que começam às 8h30 desta terça

Por Direto de Pequim, China

Dez anos atrás, Usain Bolt era um jovem campeão mundial júnior estreando entre os grandes. Em Helsinque, o jamaicano de 18 anos disputava sua primeira final de Mundial correndo os 200m. Começou bem e seguiu junto dos ídolos até metade da prova, mas sofreu uma lesão na coxa direita e terminou em último. Viu Justin Gatlin, na época com 23 anos, conquistar seu segundo título na competição. 
De lá para cá, o mundo deu voltas. Bolt tornou-se o mais rápido da história, venceu este mesmo evento três vezes seguidas em Mundiais e acumulou vitórias sobre Gatlin – a última neste domingo, em um duelo de tirar o fôlego nos 100m. O americano enfrentou uma longa suspensão por doping, mas hoje figura como o velocista mais rápido da temporada nas duas distâncias. 
Atletismo Usain Bolt mundial de helsinque 2005 (Foto: Agência Getty Images)Usain Bolt, ainda bem jovem, em ação no Mundial de 2005 (Foto: Agência Getty Images)
A partir das 8h30 (horário de Brasília) desta terça-feira, os dois voltam a medir forças no Ninho do Pássaro. É a prova favorita do Raio, a chance de conquistar um inédito tetracampeonato, mas que também pode ser a ocasião perfeita para o troco de Gatlin.
Naquele duelo entre os dois em Helsinque, Gatlin cravou 20s04. Bolt, que chegou à linha final mancando, fez 26s27. Depois, os dois não se cruzaram mais nos 200m em eventos deste porte. Suspenso por doping de 2006 a 2010, o americano só voltou aos Mundiais em Daegu, sendo vice-campeão nos 100m em Moscou. 
Atletismo Justin Gatlin mundial de helsinque 2005 (Foto: Agência Getty Images)Justin Gatlin em ação naquele Mundial
há 10 anos(Foto: Agência Getty Images)
Nesta temporada, Gatlin lidera os rankings mundiais tanto nos 100m quanto nos 200m. Na prova mais nobre, não fez valer seu favoritismo e foi batido por Bolt na final. Pelo menos nas estatísticas, a vantagem do americano é maior sobre o jamaicano na prova mais longa. Tem as duas marcas mais baixas do ano (19s57 e 19s68), enquanto o Raio tem apenas o 19º tempo, com 20s13 alcançados em Ostrava, em maio. 
Com 33 anos e pouco mais de um dia de recuperação até voltar à pista, Gatlin foca no descanso e na preparação mental para se reerguer e buscar a revanche.
- Se eu tivesse ganhado os 100m, voltaria para o hotel, jantaria e ficaria pronto para os 200m. Quando você perde, tem que fazer o mesmo. Para os 200m são 100m extras, tenho que manter o foco para isso. Significa ir mais rápido. Os 100m estão terminados, ficam para trás. Agora é outra prova.
A missão de desbancar o recordista mundial do evento não será fácil. Embalado pela vitória espetacular nos 100m, Bolt conta com o apoio total da torcida chinesa. No Ninho do Pássaro, teve seu nome gritado nas arquibancadas, e os telões reprisaram sua vitória olímpica na distância em 2008. Algo bem provável de se repetir antes dos 200m.
- O título dos 200m é algo que quero ainda mais. Meu objetivo é ser o maior sempre, é minha vontade, meu foco. Se eu continuar dominar o esporte, continuar a fazer grandes coisas, definitivamente vou ficar feliz. Quero mais ouros para mim e, se continuar fazendo meu melhor, terei mais – disse Bolt.
Usain Bolt e o adversário Justin Gatlin após a final dos 100m  (Foto: Reuters)Usain Bolt e o adversário Justin Gatlin após a final dos 100m (Foto: Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário