quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Veterano havaiano tira nota 10, manda Medina à repescagem e se aposenta

Freddy Patacchia Jr. soma 18,90 pontos para bater o campeão mundial (17,37) na estreia em Trestles e surpreende ao anunciar sua aposentadoria imediata do Tour

Por Trestles, Estados Unidos
Freddy Patacchia Jr. primeira fase Trestles surfe (Foto: Reprodução/WSL)Freddy Patacchia Jr. comemora vitória ao lado da esposa e da filha (Foto: Reprodução/WSL)
Gabriel Medina surfou muito bem nesta quarta-feira na sua estreia na etapa de Trestles (EUA) do Circuito Mundial. O atual campeão do mundo somou respeitáveis 17,50 pontos. Mas o havaiano Freddy Patacchia Jr. foi além em uma bateria que ficará marcada. Com direito a uma nota 10, o veterano de 33 anos obteve 18,90 pontos e mandou o jovem astro e o australiano Bede Durbidge (16,20) para a repescagem (segunda fase) da oitava de 11 etapas do Tour de 2015. De forma surpreendente e inusitada, no fim da bateria, Freddy anunciou que agora está aposentado e sequer vai disputar a terceira fase. O "sortudo" que enfrentaria Patacchia já estará garantido na quarta fase. Após a realização de toda a primeira fase masculina, aconteceu o início da disputa feminina. Uma nova chamada será feita nesta quinta-feira, às 11h30 (de Brasília). Na segunda fase, Gabriel Medina vai encarar o catarinense Tomas Hermes, que não faz parte da elite, mas está em Trestles como substituto do lesionado australiano Matt Banting.
O gringo pretende se dedicar mais aos seus familiares e ao surgimento de novos talentos no surfe de base do Havaí. Ele vai passar a trabalhar também no ramo imobiliário, seguindo os passos do pai. A família tem casas no North Shore da ilha de Oahu e costuma alugá-las nas temporadas de surfe, de novembro a fevereiro. 
- Tem sido seis meses refletindo sobre isso. Tenho pensado em fazer coisas diferentes na vida e ficar com essa pequena aqui (filha no colo). Eu me sinto bem, estou feliz com minha decisão. Espero que entendam para onde estou indo e de onde vim. Espero que apreciem o que fiz, desistir de minha carreira no surfe. Estou empolgado em explorar coisas além do surfe. Sou abençoado em ter uma esposa fantástica e uma família que me apoia em tudo - afirmou Freddy.
Membro da elite desde 2005, Freddy teve como melhor campanha a 12ª colocação no ano de 2008 e disputou duas finais em etapas do Circuito Mundial. Na atual temporada, ele ocupa a 28ª posição no ranking.
- É uma situação única, mas nossas regras são claras. Se algum surfista desiste do round 3, alguém, um cara de sorte, avançará direto. Ainda não sabemos quem será, precisamos esperar o complemento do round 2 e o chaveamento do round 3. O que todos podem ter certeza é que teremos apenas 11 baterias no round 3 - comentou o Tour manager da Liga Mundial de Surfe, o brasileiro Renato Hickel.
Apenas dois brasileiros venceram até então as suas baterias de estreia: o líder do ranking, Adriano de Souza, o Mineirinho, e o potiguar Italo Ferreira, que despachou o havaiano John John Florence e o neozelandês Ricardo Christie. Assim como Medina, Filipe Toledo, o Filipinho, Jadson André, Miguel Pupo, Wiggolly Dantas eTomas Hermes não conseguiram avançar e terão que disputar a repescagem (segunda fase).
A bateria
Logo nos primeiros instantes de bateria, Gabriel partiu com tudo em uma boa direita. Ele encaixou boas manobras, jogou bastante água para o alto em bonitas batidas e fechou com estilo para descolar uma bela nota 9,00. O belo começo do campeão mundial parece ter empolgado o havaiano Patacchia. Com fluidez e força, o gringo conseguiu tirar 8,90 e demonstrou que a disputa tinha tudo para ser muito boa até o fim.
Gabriel Medina Trestles primeira fase surfe (Foto: Reprodução/WSL)Gabriel pega boa onda no começo da sua bateria de estreia nos EUA (Foto: Reprodução/WSL)
Confiante, Medina deixou passar algumas ondas no outside. Ele queria adicionar logo outra nota alta ao seu somatório. A tática deu certo. Em mais uma direita doida para ser espancada, o paulista de 21 anos mostrou bonitas manobras, sempre jogando bastante água, e foi recompensado com uma nota 8,37, somando 17,37 pontos antes mesmo da metade da bateria de 30 minutos.
Em grande jornada, Freddy soube esperar a hora certa para dar o bote. Quando faltavam oito minutos para o fim, o havaiano pegou a melhor onda do dia, encaixou belíssimas manobras e mostra a qualidade do seu surfe de força. Um desempenho perfeito que lhe rendeu a primeira nota 10 do evento. Tão confiante no seu triunfo, o veterano deixou o mar faltando quatro minutos.
Medina e Durbidge ficaram sozinhos no mar. Gabriel ainda conseguiu tirar uma nota 8,50, melhorando seu somatório. Mas não tinha o que fazer. Patacchia acabou sendo o vencedor.
Depois de Trestles, o CT terá apenas outras três paradas: Landes, na França, entre 6 e 17 de outubro, Peniche, em Portugal, entre 20 e 31 de outubro, e Pipeline, no Havaí, de 8 a 20 de dezembro, a meca do surfe mundial.
BATERIAS DA PRIMEIRA FASE EM TRESTLES
1. Kelly Slater (EUA) 14.63 x Jadson André (BRA) 12.67 x Dusty Payne (HAV) 13.44
2. Filipe Toledo (BRA) 13.93 x Adrian Buchan (AUS) 15.00 x Brett Simpson (EUA) 12.77
3. Julian Wilson (AUS) 15.60 x Sebastian Zietz (HAV) 10.87 x Aritz Aranburu (ESP) 8.00
4. Owen Wright (AUS) 16.00 x Keanu Asing (HAV) 14.74 x Tomas Hermes (BRA) 14.00
5. Mick Fanning (AUS) 17.30 x Adam Melling (AUS) 10.67 x Hiroto Ohhara (JAP) 14.46
6. Adriano de Souza (BRA) 14.37 x Michel Bourez (TAI) 13.63 x Ian Crane (EUA) 12.74
7. Jeremy Flores (FRA) 14.27 x Joel Parkinson (AUS) 12.96 x Glenn Hall (IRL) 11.33
8. Josh Kerr (AUS) 14,80 x Matt Wilkinson (AUS) 13,04 x Kolohe Andino (EUA) 15,87
9. Italo Ferreira (BRA) 15,90 x John John Florence (HAV) 12,20 x Ricardo Christie (NZL) 11,66
10. Gabriel Medina (BRA) 17,50x Bede Durbidge (AUS) 16,20 x Freddy Patacchia (HAV) 18,90
11. Nat Young (EUA) 15,50 x Kai Otton (AUS) 16,10 x C.J. Hobgood (EUA) 12,70
12. Taj Burrow (AUS) 16,94 x Wiggolly Dantas (BRA) 14,73 x Miguel Pupo (BRA) 16,43
BATERIAS DA SEGUNDA FASE EM TRESTLES
1. Filipe Toledo (BRA) X Ian Crane (EUA)
2. Josh Kerr (AUS) x Hiroto Ohhara (JAP)
3. Gabriel Medina (BRA) x Tomas Hermes (BRA)
4. Nat Young (EUA) x Aritz Aranburu (ESP)
5. Wiggolly Dantas (BRA) x Brett Simpson (EUA)
6. Bede Durbidge (AUS) x Dusty Payne (HAV)
7. John John Florence (HAV) x Glenn Hall (IRL)
8. Matt Wilkinson (AUS) x Ricardo Christie (NZL)
9. Joel Parkinson (AUS) x C.J. Hobgood (EUA)
10. Jadson André (BRA) Miguel Pupo (BRA)
11. Sebastian Zietz (HAV) x Michel Bourez (TAH)
12. Keanu Asing (HAV) x Adam Melling (AUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário