sábado, 23 de julho de 2016

Em treino chuvoso, Alonso atrapalha Hamilton e Rosberg é pole. Massa bate

Em sessão com 4 bandeiras vermelhas na Hungria, inglês vinha em primeiro quando precisou tirar o pé por causa do espanhol. Rosberg passou depois e foi o mais rápido

Por Budapeste, Hungria
Nico Rosberg comemora a pole position no GP da Hungria (Foto: Reprodução)Nico Rosberg comemora a pole position no GP da Hungria (Foto: Reprodução)
Pista molhada, quatro interrupções por bandeiras vermelhas, várias batidas e algumas escapadas. A chuva forte que atingiu o Circuito de Hungaroring movimentou o treino classificatório para o GP da Hungria. A atividade, que duraria apenas uma hora, levou duas. E no fim, foi uma rodada que acabou decidindo a pole position. Nos segundos finais, o vice-líder do campeonato Lewis Hamilton (Mercedes) encontrava-se em primeiro e vinha fazendo a melhor parcial. No entanto, precisou tirar o pé porque Fernando Alonso (McLaren) havia rodado e estava atravessado na pista. Sorte de Nico Rosberg, da Mercedes. Quando o alemão passou no trecho, o espanhol não estava mais lá. Com isso, ele pisou fundo, anotou 1m19s965 e cravou a pole position. Não sem uma polêmica. Pelas imagens, é possível ver que o setor ainda estava sob bandeira amarela quando Nico passou sem tirar o pé.

Q1 - Quatro bandeiras vermelhas; batida de Massa

Por causa da forte chuva em Hungaroring, o início do treino precisou ser adiado por duas vezes e a atividade começou com 20 minutos de atraso. Com a pista ainda muito molhada, os pilotos deixaram os boxes com pneus de chuva extrema. Os primeiros a marcarem tempo anotaram voltas acima de 1m40s, com a dupla da Force India, Sergio Pérez e Nico Hulkenberg sendo a mais rápida. Hamilton e Rosberg, por sua vez, abortaram suas tentativas iniciais e apareciam nas últimas colocações. Foi então que a chuva apertou ainda mais, colocando a dupla da Mercedes sob risco de ser eliminada logo no Q1. No entanto, para sorte deles, as condições de pista e de visibilidade ficaram inviáveis e a direção de prova decidiu paralisar a sessão com bandeira vermelha.

O treino recomeçou 20 minutos depois, às 9h40 (horário de Brasília). Ricciardo e Verstappen pularam para a ponta, enquanto Rosberg e Hamilton anotaram tempos que os garantiam no top 10. Companheiro de Felipe Nasr, Marcus Ericsson foi a primeira vítima do asfalto molhado. O sueco perdeu o controle da Sauber e foi parar embaixo das placas de publicidade na saída da curva 4. A sessão precisou ser interrompida novamente.

Após a retomada da atividade, Lewis Hamilton vinha fazendo a melhor volta, quando escapou da pista e precisou atravessar a brita, abortando a volta rápida. Quem aproveitou bem a melhora das condições de pista foi Felipe Nasr. Já com pneus intermediários, o jovem da Sauber anotou o melhor tempo até então, 1m39s500. Menos de um minuto depois, Felipe Massa, também com intermediários, foi traído pelo traiçoeiro asfalto molhado, perdeu o controle da Williams na curva 4 e bateu na proteção de pneus. Fim de treino para o piloto da Williams, a terceira bandeira vermelha da sessão.

Em mais um reinício de sessão, Rosberg, Hamilton, Alonso e Vettel pularam para as primeiras posições. Nasr foi empurrado para nono. Foi quando Rio Haryanto, da Manor, foi mais um a bater, provocando a quarta bandeira vermelha só no Q1. Como restavam apenas 1m18s para o final, não haveria tempo para os pilotos abrirem volta e a primeira parte da atividade não foi mais retomada.

Além de Massa, Ericsson e Haryanto, que bateram, também caíram fora: Jolyon Palmer (Renault), Kevin Magnussen (Renault) e Pascal Wehrlein (Manor). Por pouco, Valtteri Bottas não foi eliminado.

Eliminados no Q1:
17º - Jolyon Palmer (Renault)
18º - Felipe Massa (Williams)
19º - Kevin Magnussen (Renault)
20º - Marcus Ericsson (Sauber)
21º - Pascal Wehrlein (Manor)
22º - Rio Haryanto (Manor)

Q2 - Hamilton, por pouco, não é eliminado

A chuva deu uma trégua para o Q2 e os todos os 16 pilotos remanescentes foram para a pista com pneus intermediários. As Mercedes de Hamilton e Rosberg e as RBR de Ricciardo e Verstappen começaram ditando o ritmo, revezando-se nas primeiras posições. Com a Williams apresentando rendimento ruim, Bottas resolveu arriscar e foi o primeiro a calçar os pneus supermacios. E o finlandês provou ter feito a escolha certa, ao anotar o melhor tempo do momento, 1m30s647. Só que aí todos os demais competidores foram para os boxes também colocar compostos de pista seca. Pérez, Alonso, Vettel e Hamilton se alternaram na ponta, enquanto Bottas foi empurrado para fora do top 10. 

Nasr chegou a aparecer em quarto, mas recolheu para os boxes, enquanto os pilotos que seguiram na pista foram melhorando seus tempos. E aí, quem cruzasse por último pegava a pista em melhores condições. Verstappen acabou como o mais rápido (1m22s660), seguido por Rosberg, Ricciardo, Alonso, Hulkenberg, Vettel, Button, Bottas e Sainz. Por pouco, Hamilton não foi eliminado. O inglês errou sua última tentativa, não melhorou seu tempo e ficou em décimo, apenas 1 décimo à frente de Grosjean, o primeiro eliminado. Também deram adeus à disputada: Daniil Kvyat (STR), Sergio Pérez (Force India), Kimi Raikkonen (Ferrari), Esteban Gutiérrez (Haas) e Felipe Nasr (Sauber).
Eliminados no Q2:
11º - Romain Grosjean (Haas)
12º - Daniil Kvyat (STR)
13º - Sergio Pérez (Force India)
14º - Kimi Raikkonen (Ferrari)
15º - Esteban Gutiérrez (Haas)
16º - Felipe Nasr (Sauber)

Q3 - Hamilton é atrapalhado por Alonso, e Rosberg toma a pole
Nico Rosberg foi o primeiro a marcar tempo no Q3, fez 1m20s499. Mas logo foi batido por Hamilton, que anotou 1m20s108.Ricciardo, Verstappen e Vettel vinham a seguir. Em sua segunda tentativa de volta rápida, Rosberg fez 1m20s201 e ficou a menos de um décimo de superar o companheiro de Mercedes. 

Nos segundos finais, Hamilton vinha fazendo a melhor primeira parcial quando precisou tirar o pé porque Alonso estava virado na pista após ter acabado de rodar. Azar do inglês. Quando Rosberg passou no local, o espanhol já havia saído. O alemão da Mercedes pôde pisar fundo, fez 1m19s965 e anotou a pole position. Hamilton ficou em segundo, seguido por Ricciardo, Verstappen, Vettel, Sainz, Alonso e Button. Hulkenberg e Bottas completaram o top 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário