domingo, 7 de agosto de 2016

Tempo vira em Copa: Pedro/Evandro tenta, mas perde estreia para cubanos

Com derrota dos cariocas por 2 a 1 para os azarões Gonzalez e Diaz, Brasil não consegue fechar a primeira rodada da fase de grupos com 100% de aproveitamento

Por Rio de Janeiro
Se na parte da manhã a temperatura estava alta e o sol brilhava na Praia de Copacabana, no fim da tarde o tempo virou na Arena de Vôlei de Praia. A ventania arrancou parte da ornamentação externa no ginásio. Chegou a chover. Mas a mudança de ares não foi só no céu. Foi nas areias também. Pedro Solberg e Evandro foram surpreendidos pelos cubanos Diaz e Gonzalez, que fizeram um jogaço e saíram vitoriosos na estreia dos brasileiros na Olimpíada: 2 a 1 (22/24, 23/21 e 13/15). Apesar de ainda terem chances de passar em primeiro no Grupo D, o revés foi um duro golpe nas pretensões dos cariocas. Eles estão em uma das chaves mais difíceis da competição e precisam vencer os letões Smedins/Samoilovs e os canadenses Schalk e Saxton e torcer por uma combinação de resultados para se reerguerem na liderança.
A derrota no fim deste domingo também impede o Brasil de terminar a primeira rodada olímpica com 100% de aproveitamento. Demais representantes do país na competição, Ágatha/Bárbara,Larissa/Talita e Bruno/Alison tinham vencido seus respectivos jogos de estreia.
- Achei que a parte de bloqueio hoje foi muito fraca. Na rede, esse fundamento não funcionou. A gente fez poucos bloqueios, ficamos pouco na rede. Nossa marcação não foi muito boa. Esse é um fundamento muito importante para o nosso time, então não ir bem nele foi um ponto determinante - analisou Pedro.
Arena do Vôlei de Praia - Pedro/ Evandro x Diaz/Gonzalez (Foto: REUTERS/Lucy Nicholson)Pedro Solberg e Evandro: tempo virou para os brasileiros (Foto: REUTERS/Lucy Nicholson)
Antes da temporada 2015, Diaz e Gonzalez nunca tinham competido juntos no Circuito Mundial. Por isso, é possível dizer que sua vitória foi uma surpresa. Mas eles deram seu cartão de visitas. Na verdade, Diaz nem tinha jogado torneios internacionais da FIVB, enquanto Gonzalez participou de um Mundial sub-19 em 2008. Na época, jogava com Yaismel Borrel. A dupla cubana na Rio 2016 ganhou uma medalha de ouro antes dos Jogos. Foi no campeonato da NORCECA no fim de abril nas Ilhas Cayman. 
Sergio Reynaldo e Gonzalez Bayard; vôlei de praia; olimpíada 2016 (Foto: LEON NEAL/AFP/Getty Images)Sergio Reynaldo e Gonzalez Bayard, de Cuba, fizeram jogo duríssimo (Foto: LEON NEAL/AFP/Getty Images)

O JOGO
Arena Vôlei de Praia; Copacabana (Foto: Gabriel Fricke)Diferentemente da parte da manhã, chegou a chover antes do jogo, e o tempo ficou fechado (Foto: Gabriel Fricke)
Demorou até que Pedro e Evandro conseguissem engrenar contra Cuba. E não foi no primeiro set. A torcida, como tem sido até agora nos jogos de brasileiros, empurrou. A partida estava muito parelha. A virada de Diaz e Gonzalez em 13 a 12 foi alvo de muitas vaias. Os cariocas pediram desafio, mas sem sucesso. Na base da superação, os donos da casa viraram. Depois, os estrangeiros equilibraram tudo de novo. Falhas no fim prejudicaram a dupla do Brasil, que acabou perdendo a parcial por 24 a 22.
Diaz E Gonzalez; VÔLEI DE PRAIA; CUBA (Foto: Shaun Botterill/Getty Images)Olho neles... Diaz e Gonzalez levaram a melhor sobre brasileiros (Foto: Shaun Botterill/Getty Images)

O 2º set começou da mesma forma que o primeiro. Os cubanos estavam totalmente dispostos a frustrar as pretensões de Pedro e Evandro. Ponto a ponto, as duplas disputavam. As bolas do gigante de 2,10m começaram a entrar, e o Brasil passou a ter uma vantagem de cinco pontos. Conversando muito, Diaz e Gonzalez foram pressionando e ficaram a um ponto. Um ataque de Pedro deu o primeiro match point aos donos da casa. Cuba encostou de novo e evitou o triunfo da parcial outras vezes, mas o ace de Evandro fechou: 23 a 21.
Pedro Solberg e Evandro; vôlei de praia; olimpíada 2016 (Foto: YASUYOSHI CHIBA/AFP/Getty Images)Pedro Solberg e Evandro em sua estreia na Olimpíada (Foto: YASUYOSHI CHIBA/AFP/Getty Images)
O tie-break, claro, não seria diferente das outras parciais. Mais uma disputa ponto a ponto pela liderança. Os brasileiros vibravam demais a cada um deles, afinal, estava muito complicado. Os cubanos, azarões, estavam totalmente focados, loucos para dar seu cartão de visitas na Olimpíada. E quis o destino que o mesmo saque que deu a vitória da parcial anterior desse o triunfo à Cuba na partida. Evandro mandou uma pancada na rede, o que sacramentou a derrota dos brasileiros: 15 a 13 para Gonzalez e Diaz.
- Em todos os jogos o Pedro sempre me deixa livre para sacar. Do mesmo jeito que hoje não entrou, nos outros torneio entrou. Então paciência. Não foi isso que fez a gente perder. Não foi o saque. A gente sabe muito bem o que fez a gente perder. A gente vai treinar bastante neste fundamento para que na terça-feira não volte a acontecer isso - disse Evandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário