domingo, 7 de agosto de 2016

Bruno e Marcelo dão "pneu", vencem na estreia e têm Djokovic no caminho

Dupla brasileira candidata à medalha olímpica inicia bem a jornada no Rio com direito a 6/0 no primeiro set e vitória por 2 a 0 sobre os irmãos Ratiwatana, da Tailândia

Por Rio de Janeiro
Bruno Soares e Marcelo Melo comemoram vitória (Foto: Cristiano Andujar/CBT)Bruno Soares e Marcelo Melo comemoram vitória (Foto: Cristiano Andujar/CBT)
Ainda é muito cedo para falar em medalha, masBruno Soares e Marcelo Melo não poderiam ter estreado de melhor forma na Olimpíada do Rio. Com um bom público presente na Quadra 2 no início de noite deste domingo, nem foi preciso uma pressão maior da torcida. A dupla brasileira entrou muito focada e, desde o princípio mostrou um amplo domínio sobre os irmãos gêmeos tailandeses Sanchai e Sonchat Ratiwatana. Rapidinhos no primeiro set, com direito a "pneu" (quando alguém vence um set de zero), eles venceram o confronto por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 7/6 (7-1), em 1h13 de confronto.
- Era nítido que eles estavam nervosos no primeiro set. Dava para perceber pelo peso da bola, sacando devagar. Sabíamos que pior que aquilo não ficaria. O primeiro game do segundo set fez os caras entrarem no jogo. A partir dali foi outro jogo, eles se soltaram. Mas vínhamos bem, era manter o ritmo e voltar a pressão para eles. No momento de pressão, que foi o tie break, conseguimos lidar bem. Vamos em frente - comemorou Bruno Soares.
A próxima rodada, no entanto, reserva um duelo bastante complicado para os brasileiros, já que terão pela frente a Sérvia de Novak Djokovic e Nenad Zimonjic. Apesar de não atuar com frequência no circuito de duplas, o atual número 1 do mundo em simples passou bem pela primeira rodada ao derrotar os croatas Marin Cilic e Marin Draganja e pode complicar a vida dos brasileiros. Marcelo Melo, aliás, reserva uma amizade com Djokovic, mas garantiu que, nessa Olimpíada, será "amigos, amigos, negócios à parte".
Bruno Soares e Marcelo Melo (Foto: Cristiano Andujar/CBT)Bruno Soares e Marcelo Melo tiveram um segundo set duro contra os tailandeses (Foto: Cristiano Andujar/CBT)
- Em 2007 a gente passou a ter uma amizade, sempre está conversando, faz uma piada para lá e para cá. A gente gravou um vídeo antes de vir, em Toronto, que eu fui campeão com o Ivan (Dodig). A gente tem um relacionamento legal, ele gosta muito do Brasil, sempre manda energias positivas, estava doido para vir para cá. A gente tem alguns jogos que ele jogou em Toronto, jogou duas vezes lá. Aqui ele jogou primeira rodada, de outros torneios que ele já jogou também. Então, a gente tem que colher o máximo de informação possível. A gente tem um banco de dados muito grande, é fazer o que a gente faz de melhor. Como eu sempre falo: temos que analisar taticamente, mas esquecer quem são os jogadores e imprimir nosso jogo, nossa maneira de jogar - falou
O jogo
Quem demorou um pouco mais na fila do banheiro ou da lanchonete próximo à quadra 2, perdeu o primeiro set. Foram necessários apenas 20 minutos para que Bruno e Marcelo liquidassem a fatura sobre os tailandeses. Muito focados desde o momento que iniciaram a disputa, eles não deram chances, atuaram de forma muito tática e dominaram os pontos para aplicarem um incontestável "pneu", fazendo 6/0.
Bruno Soares e Marcelo Melo vencem na estreia (Foto: Estadão Conteúdo)Bruno Soares e Marcelo Melo contaram com a vibração da torcida brasileira (Foto: Estadão Conteúdo)
No segundo set, as coisas mudaram um pouco de figura. Mais pelos tailandeses, que se encontraram no jogo - antes, pareciam ter sentido o peso da estreia logo contra os donos da casa - do que por uma queda de produção de Bruno e Marcelo. Os irmãos Ratiwatana abriram a parcial com uma quebra, logo devolvida pelos brasileiros. O jogo seguiu igual até que, no saque de Marcelo, os tailandeses fizeram 4/2, parecendo que poderiam mesmo complicar o confronto. 
A torcida sentiu que era o momento de apoiar e passou a vibrar mais. Bruno confirmou o serviço e, em seguida, Marcelo fechou a rede para devolver a quebra, empatando em 4/4. Daí para frente, os Ratiwatana sentiram o momento, mas conseguiam manter os serviços, levando a disputa para o tie-break. Com dois mini breaks logo de cara, os brasileiros abriram 5-0 e o caminho ficou fácil para a vitória. Na devolução para fora dos tailandeses, o placar se definiu em 7-1 e os mineiros comemoraram a primeira vitória na Olimpíada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário