domingo, 21 de agosto de 2011

Após estreia com o Santos e tiroteio, estádio mexicano vai receber o Brasil

Território Modelo, na cidade de Torreón, será o palco do amistoso da Seleção de Mano Menezes contra o México, no dia 11 de outubro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Território Santos Modelo passou por momentos de tensão na noite do último sábado. Um tiroteio nas proximidades do estádio assustou torcedores e jogadores do Santos Laguna e do Monarcas, que disputavam uma partida válida pelo Campeonato Mexicano. Mas a arena não será lembrada apenas pelo incidente. Duas equipes brasileiras vão fazer parte da história do local.
Na inauguração do estádio, o Santos de Neymar e Paulo Henrique Ganso encarou os donos da casa no dia 12 de novembro de 2009. O Laguna bateu o Peixe por 2 a 1. Mas o duelo não marcou apenas a presença dos "Meninos da Vila" na arena. Além de um show do cantor Ricky Martin, Pelé, Franco Baresi, René Higuita, Gabriel Batistuta, os presidentes do México, Felipe Calderón, e da Fifa, Joseph Blatter, estiveram por lá na data festiva.
Mas o estádio, localizado em Torreón, receberá um outro jogo de peso. No dia 11 de outubro, a Seleção Brasileira de Mano Menezes vai encarar o México. E se tudo correr bem, além de reencontrar Neymar e Paulo Henrique Ganso, a arena terá pela frente um renovado Ronaldinho Gaúcho, que voltou a ser lembrado para a equipe nacional.
Envolvidos com a decisão do Mundial Sub-20, disputada na Colômbia, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o técnico da Seleção principal, Mano Menezes, nem tiveram tempo de tomar conhecimento do incidente. Neste sábado, os dois puderam acompanhar a conquista do time canarinho após triunfo por 3 a 2 sobre Portugal, em Bogotá.
O incidente no Estádio Território Santos Modelo ocorreu do lado de fora. Aos 40 minutos do primeiro tempo, torcedores e jogadores do Santos Laguna procuraram um local seguro para se esconder por conta de dezenas de tiros disparados nas proximidades da arena. O confronto entre policiais e bandidos demorou cerca de cinco minutos.
GALERIA DE FOTOS: veja o desespero dos torcedores para fugir do tiroteio
O governo federal repudiou o ocorrido e se colocou à disposição das autoridades para ajudar na prisão dos envolvidos. Nenhuma pessoa ficou ferida. Nas buscas da polícia, um carro com armas pesadas foi encontrado nas imediações do estádio.
Santos x Monarcas méxico tiroteio (Foto: Reuters)Torcedores se escondem atrás de placas de publicidade (Foto: Reuters)
Região é alvo de violência dos narcotraficantes
Localizada no estado de Coahuila - norte do México - a cidade de Torreón, onde estava sendo realizada a partida, sofre há alguns meses com uma onda de violência provocada por uma disputa entre cartéis que disputam o tráfico de drogas.
Em julho, oito cabeças humanas foram encontradas em uma estrada da região. As vítimas tinham entre 25 e 30 anos. Massacres deste tipo fazem parte de uma onda de violência ligada ao narcotráfico que afeta os estados de Durango e Coahuila, entre os quais os cartéis de Sinaloa, liderados pelo foragido Joaquín "El Chapo" Guzmán, e os "Zetas", ex-militares da elite mexicanos que foram recrutados pelo narcotráfico nos anos 1990.
Em torno de 25.000 pessoas foram assassinadas desde dezembro de 2006 no México pelas mãos do crime organizado. Por ordem do presidente Felipe Calderón, mais de 50.000 militares no país foram convocados para combater os criminosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário