sexta-feira, 9 de novembro de 2012

09/11/2012 17h42 - Atualizado em 09/11/2012 17h42

'Vou cair pelo Palmeiras': torcedor salta de paraquedas se time escapar

Cartunista que mora no interior paulista promete desafiar o medo, e levar amigo junto, se equipe não for rebaixada para a Série B do Brasileiro

Por Deise VoigtTatuí, SP
55 comentários
“A gente vai cair pelo Palmeiras.” Essa é a promessa que o cartunista Bruno Venâncio, 27 anos, e um amigo pretendem cumprir caso o time permaneça na primeira divisão. Os amigos afirmam que vão enfrentar o medo e saltar de paraquedas se o time não for rebaixado para a Série B do Brasileiro.
Morador de Tatuí, no interior paulista, ele até já fez o desenho (veja abaixo) que mostra a dupla no ar. Com os pés no chão, ele sabe, contudo, que a promessa é daquelas difíceis de ser cumprida. O Verdão pode ser rebaixado já neste domingo, se perder para o líder Fluminense, em Presidente Prudente.
- O time vai mal o ano inteiro e não é agora, em duas semanas, que vai resolver. Nessas quatro partidas a gente vai ver qual torcedor tem a fé mais poderosa. E, se o Palmeiras não cair, no dia seguinte vamos ao Centro de Paraquedismo de Boituva cumprir a promessa - jura Venâncio.
Cartum Bruno Venâncio salto de paraquedas (Foto: Bruno Venâncio/Especial para o Globoesporte.com)
Torcedor fervorso desde 1994, quando tinha 9 anos e viu o Palmeiras ser campeão - pelo segundo ano consecutivo - do Paulista e do Brasileiro, este último título vencendo a final contra o Corinthians, Venâncio tem 16 camisas diferentes do time e já encarou verdadeiras marartonas atrás do Verdão.
- Certa vez fomos de Tatuí a Presidente Prudente. Saímos às 7h da manhã de um dia e voltamos às 5h do dia seguinte. Só para ver o jogo - recorda.
Venâncio é torcedor daqueles que fica de mau humor quando o time perde. E todo dezembro ele faz a mesma resolução de Ano Novo: ser menos fanático por futebol.
Bruno Venâncio, torcedor do Palmeiras de Tatuí (SP), com Marcos (Foto: Acervo pessoal)Bruno e a caricatura que levou de presente para
São Marcos (Foto: Acervo pessoal)
- Prometo que não vou mais gastar com isso, que vou sofrer menos, mas não consigo. Quer dizer, neste ano o Palmeiras está me ajudando - brinca.
Para driblar as inevitáveis brincadeiras dos amigos, só mesmo fugindo.
- Ninguém aguenta mais. Eu até ignoro porque não tem mais o que fazer. Vou torcer nesse fim de semana, claro, mas a gente está vendo o jogo escondido porque, se sairmos por aí vamos encontrar alguém que torce para outro time e, daí, não vai dar certo - diz.

O provável rebaixamento é um pesadelo mas, segundo Venâncio, ele já aguentou coisa pior. Meses atrás, quando trabalhava como ilustrador de um jornal de esportes em São Paulo, foi obrigado a diagramar a capa na vitória do Corinthians pela Libertadores da América.
- E mais: tive que fazer a caricatura de cada um dos jogadores do Corinthians. Já foi castigo suficiente.

Mas o sofrimento de Venâncio não amolece o coração da namorada dele, Ana Luiza Schifflers. Se ela torce para o Palmeiras cair para a segunda divisão?
- Claro! Como toda são paulina, eu torço para a desgraça alheia!
Bruno Venâncio, torcedor do Palmeiras de Tatuí (SP), com Ademir da Guia (Foto: Acervo pessoal)O torcedor em momento tiete com o ídolo Ademir da Guia (Foto: Acervo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário