sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mineirão começa a receber a grama: 540 mil mudas serão plantadas

Plantio teve início nesta sexta e deve terminar no fim da próxima semana. Estádio está com 93% das obras concluídas

Por Lucas Catta Prêta Belo Horizonte
417 comentários
Em meio a tanto concreto e estruturas metálicas, faltava um detalhe verde ao Mineirão. Não falta mais. O Gigante da Pampulha, definitivamente, entra na reta final para ser reaberto ao público. Começou, nesta sexta-feira, o plantio de 540 mil mudas no gramado do estádio. O Mineirão é o primeiro dos doze estádios da Copa do Mundo de 2014 a receber a grama.
Gramado estádio mineirão (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Detalhe do gramado que está sendo plantado no Mineirão (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
As mudas que cobrem o gramado do Mineirão começaram a ser plantadas em 4 de abril deste ano, em uma fazenda em Bom Sucesso, no Sul de Minas Gerais. O tipo escolhido é a Bermuda. Essa espécie de grama tem pouca incidência de pragas e doenças e resiste bem a herbicidas quando necessária a aplicação.

Segundo o diretor-presidente do consórcio Minas Arena, que administra o Mineirão, Ricardo Barra, a previsão é que o crescimento das mudas se dê em até 60 dias. O plantio deverá ser concluído até o fim da próxima semana.

- Fazemos o plantio de uma grama de verão. Dependendo das condições climáticas, pluviométricas, o prazo para crescimento é de 60 dias. Já em março faremos o plantio da grama de inverno, que é um outro tipo.
Telão instalado no Mineirão (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)Estádio está com 93% das obras concluídas
(Foto: Reprodução / TV Globo Minas)
Com 93% das obras concluídas, o Mineirão será entregue em 21 de dezembro. Nessa data, de acordo com o secretário extraordinário para a Copa do Mundo, Tiago Lacerda, estão previstos apenas eventos comemorativos. Bola rolando mesmo, acredita, somente no fim de janeiro. Inclusive, com a possibilidade de ter a Seleção Brasileira no campo.
- O primeiro jogo deverá ser no último fim de semana de janeiro, primeiro de fevereiro, no máximo. Temos várias possibilidades (sobre os times que podem jogar). Temos um pedido junto à CBF para ter a Seleção, mas isso vai depender do calendário dos jogadores.
Ricardo Barra acredita que, quando o estádio estiver todo operacionalizado e pronto para os times mandarem os jogos, uma média de quatro a cinco partidas poderá ser feita no estádio por semana.

- Pelo calendário de competições do futebol brasileiro, e considerando a possibilidade de o Atlético também mandar os jogos aqui, podemos receber com tranquilidade entre quatro e cinco jogos, sem prejuízo ao gramado.

Palco de nove jogos

No total, o Mineirão receberá nove jogos nas Copas de 2013 e 2014: três pela Copa das Confederações, no ano que vem, e seis pelo Mundial.

Na Copa das Confederações, Belo Horizonte receberá dois jogos da primeira fase e outro nas semifinais. Pela Copa do Mundo, quatro partidas são pela fase dos grupos, além de um jogo das oitavas e outro das semifinais.

Caso a Seleção Brasileira se classifique em primeiro lugar na fase de grupos em sua chave, a capital mineira poderá ter dois jogos do Brasil. O primeiro, nas oitavas de final. O segundo, caso chegue às semifinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário