sábado, 2 de maio de 2015

Gre-Nais decisivos #10: a farsa genial e o reserva herói que estão na história

Décima parte da série relembra um título de cada rival, desta vez em 1997 e 2006;
finais de Gauchão em Gre-Nal estão empatadas em 12 a 12 têm tira-teima histórico

Por Porto Alegre
Header-GRExNAL-Decisoes_retro 2 (Foto: infoesporte)
Há heróis de Gre-Nais que são eleitos por antecipação, a ponto de a ameaça de sua ausência causar calafrios nos torcedores e virar arma para o próprio time. Assim foi com Fabiano, em 1997, que se retorceu de dor num treino sem ter lesão nenhuma, transformando-se num rotundo enigma e numa grande arma secreta. Outros, menos cotados, ganham tal status por subverter a lógica e transformaram ostracismo em gols, façanha e taça. Caso de Pedro Júnior, em 2006, que, de tão secreto, nem a própria torcida acreditava em sua nuca de ouro no clássico.

> Força do coletivo e R10 genial
> Banguzinho e Touro Indomável
> Expulsão de moleque e pênaltis
> Herói incomum e o artilheiro sonhador

> Música embala Inter e mágoa motiva Renato> Mestre que soube levar taças dos dois lados> Bico sortudo de Flávio e prêmio a Baltazar
> As bombas de Valdomiro e André Catimba
> Finais em Gre-Nal têm tira-teima histórico
Neste sábado, o próximo capítulo:  2011 (Inter) e 2010 (Grêmio)
Trata-se do décimo capítulo da série do GloboEsporte.com que irá relembrar, em 12 partes, os Gre-Nais que decidiram os campeões gaúchos de 24 edições do torneio, como ocorre nesta edição, em que haverá o desempate, o tira-teima (a conta está em 12 a 12) - o critério adotado na pesquisa considera clássicos que decidiram o campeão. Não precisa ser necessariamente uma final em mata-mata, mas a última rodada de um hexagonal, por exemplo. Os números são da pesquisa de Gustavo Manhago, chefe de redação de Esportes da RBS TV.
> Confira lances dos clássicos:
INTER: FABIANO E A LESÃO QUE NUNCA DOEU

Após empate em 1 a 1 no Olímpico, o Inter resolveu usar de toda a licença poética que o futebol permite para tentar voltar a vencer um Gauchão, o que não ocorria desde 1994. Em 1º de julho de 1997, num treino no Beira-Rio, Fabiano caiu após uma dividida e acusou torção no joelho direito. A dois dias da final, uma das esperanças do time de Celso Roth estava com toda a perna imobilizada, para lamentação vermelha.
Tratava-se, no entanto, de uma das maiores farsas da história dos Gre-Nais. Fabiano estava em plena forma, sem dor em qualquer parte do corpo. Fora tudo um truque. O atacante entrou como titular, foi de longe o melhor em campo e, de quebra, marcou o gol do título, no 1 a 0. "Eu não tinha nada. Foi uma encenação maravilhosa", disse Fabiano, ao GloboEsporte.com, em 2014.
GRÊMIO: RESERVA PEDRO JÚNIOR DECIDE DE NUCA


O herói de 2006 costurou uma história diferente. Em vez de reinar sobre ele expectativa sobre se jogaria ou não, Pedro Júnior surpreendeu por ingressar na metade do segundo tempo e, logo depois, anotar o gol do título. O Inter vencia por 1 a 0, gol de Fernandão. Mas o empate daria a taça ao Grêmio, pelo saldo qualificado.
Eis que, aos 33 minutos da etapa final, Marcelo Costa levanta a bola na área e, de costas, com a nuca, sem olhar o gol, Pedro Júnior desloca Clemer e cala o Beira-Rio, que, meses depois, seria testemunha da conquista da Libertadores. Egresso da Série B, o Grêmio encarou aquele título como Copa do Mundo. E o reserva Pedro Júnior é lembrado até hoje.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs  

Nenhum comentário:

Postar um comentário