quarta-feira, 22 de julho de 2015

Dani Lins presenteia colegas, e Brasil bate China em estreia nas finais do GP

Levantadora campeã olímpica consegue saciar desejo ofensivo das cinco atacantes titulares da seleção e tem papel fundamental no triunfo por 3 sets a 1, em Omaha

Por Direto de Omaha, Estados Unidos

Dani Lins fez nesta quarta-feira o que toda levantadora adoraria conseguir em uma partida de vôlei. Única titular da seleção brasileira na última temporada em ação, a campeã olímpica conseguiu fazer todas as cinco atacantes da formação titular do Brasil alcançarem bons números de pontuação. Tamanha divisão de bolas foi fundamental para que o Brasil do técnico Paulo Coco vencesse a até então invicta China por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/20, 25/16 e 25/14, no Century Link Center, em Omaha, nos Estados Unidos, em 1h50m (assista ao vídeo com os melhores momentos). E, assim, iniciasse com vitória as finais do Grand Prix 2015, disputa em que o time verde-amarelo busca o seu 11º título, o terceiro consecutivo. A campanha brasileira neste Grand Prix segue irretocável: dez vitórias em dez partidas, com apenas três sets perdidos. Vale lembrar que, simultaneamente, a outra parte da seleção brasileira disputa os Jogos Pan-Americanos de Toronto, com o técnico José Roberto Guimarães no comando.
Com bolas açucaradas saindo das mãos de Dani, a central Juciely anotou 17 pontos (sete de bloqueio) e foi a jogadora que mais fez a bola cair na quadra chinesa. A ponteira Gabi, com 15, a oposta Monique, com 14, a central Carol, com 12, e a ponteira Natália, com 11 pontos, também se destacaram ao aproveitar a variação de jogadas da levantadora. Do lado asiático, Changning Zhang  e Yanhan Liu , com 15 cada, foram as mais eficientes no setor ofensivo chinês. 
- Espero que todas tenham saído felizes. A gente demorou para impor nosso ritmo de jogo, mas no segundo set melhoramos. Quando a gente defende, a gente consegue jogar muito melhor. Daí, durante a partida, as bolas vieram mais de graça e eu pude trabalhar as ponteiras, as centrais e a Monique também. Eu procuro durante o jogo fazer com que todas joguem bem e com as melhores bolas possíveis. Eu nunca vou conseguir agradar todo mundo, mas espero que hoje tenha sido bom para todas - afirmou Dani Lins.
Dani Lins e Juciely sobem para bloquear na vitória do Brasil (Foto: Divulgação/FIVB)Dani Lins e Juciely sobem para bloquear na vitória do Brasil (Foto: Divulgação/FIVB)
Com o triunfo em quatro sets, a seleção soma três pontos e abre a fase final do GP na liderança. O próximo compromisso é a Rússia, nesta quinta-feira, às 17h10 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV, e cobertura em Tempo Real pelo GloboEsporte.com. Na sequência, o time fará outros três duelos (Japão, Estados Unidos e Itália). O país campeão será aquele que somar mais pontos ao longo das cinco rodadas, em Omaha, no estado americano do Nebraska.
- Saio aliviado, porque foi um jogo difícil. Nosso jogo encaixou a partir do segundo set, tivemos calma, trocamos bola e vencemos - disse Paulo Coco.
O jogo
Paulo Coco colocou em quadra a mesma formação que terminou a fase de classificação com a invencibilidade: Dani Lins, Natália, Gabi, Carol, Juciely e Monique, além da líbero Sassá. Encaixado, o time começou com tudo e chegou a abrir 7/2. Mas as chinesas passaram a defender melhor e aproveitaram os contra-ataques para se aproximarem do placar, que era de 8/6 para a seleção brasileira no primeiro tempo técnico. O passe brasileiro começou a ter problemas com o saque bastante técnico das orientais, e elas acabaram assumindo a dianteira do placar (10/11), muito graças ao bom trabalho da ponteira Wang. A virada no marcador deu uma esmorecida nas meninas do Brasil. Alguns deslizes incomuns foram cometidos, como até um erro na rotação. Alheia a isso, a China tratou de virar bolas na quadra rival e chegou com tranquilidade a 20/17. A seleção não desistiu e chegou a ter chance de retomar a ponta na reta final do primeiro set . Mas as moças de vermelho não deixaram: 23/25. Era apenas a terceira parcial que o Brasil perdia em dez partidas neste Grand Prix.
Tal qual no início do jogo, a seleção deu um gás na volta para o segundo set. O passe estava melhor, e o meio de rede trabalhava bem, assim como as bolas pelas pontas. Também contava a favor uma lesão sofrida pela capitã Xia. Assim, o Brasil deslanchou. Com 7/3, o time foi se soltando, e a cobertura do fundo de quadra ficou melhor com a entrada de Léia no lugar de Sassá na função de líbero. Sempre eficiente, a defesa chinesa haveria de melhorar. Foi o que o aconteceu. Pontuar virou uma tarefa mais complicada para as brasileiras, e era hora de defender bem os contra-ataques. A China teve uma sequência boa, mas o Brasil já tinha 19 pontos no placar, quando levou cinco em sequência. Ninguém iria acabar com o domínio das meninas de verde-amarelo no segundo set: 25/20 e jogo empatado.
Maior pontuadora do jogo, Juciely encara bloqueio chinês (Foto: Divulgação/FIVB)Maior pontuadora do jogo, Juciely encara bloqueio chinês (Foto: Divulgação/FIVB)
Empolgada com o bom momento, a seleção virou bolas com mais facilidade no início da terceira parcial. Em ótima fase, a central Juciely armava um paredão na rede, bloqueando as investidas chinesas. Dani Lins, ligada em quadra, passou a distribuir bastante a bola, fazendo Gabi, Natália, Carol, Juciely e Monique pontuaram quase com a mesma intensidade. Com tanta atacante eficiente, a vitória era uma questão de minutos no terceiro set: 25/16.
Com o jogo nas mãos e extremamente equilibrado em quadra, o Brasil soube caminhar com facilidade rumo ao décimo triunfo na edição deste ano da competição em que busca o 11º título. Dani Lins continuou dividindo muito bem as bolas de ataque e confundindo a defesa chinesa: 25/14 e virada sacramentada.
Agenda de jogos do Brasil nas finais do Grand Prix
Quarta-feira - Brasil 3 x 1 China 
Quinta-feira - 17h10* - Brasil x Rússia - SporTV 
Sexta-feira - 17h10* - Brasil x Japão - SporTV
Sábado - 19h* - Brasil x Estados Unidos - SporTV
Domingo - 17h10* - Brasil x Itália - SporTV
* Horário de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário