sexta-feira, 10 de julho de 2015

Mutante revela lesão que quase o fez parar de lutar e quer reinício no UFC

Lutador passou por cirurgia na coluna, colocou quatro parafusos, mas garante estar totalmente recuperado. Segundo ele, o problema existia há 20 anos e foi solucionado

Por Direto de Las Vegas, EUA

Foram 20 anos de dores nas costas. Nos últimos dois, precisando dormir sentado. Aliado a isso, a rotina pesada de treinamentos que todo lutador de MMA tem que passar. Assim foi a vida de Cézar Mutante, que chegou a pensar que não conseguiria mais voltar ao octógono. Porém, uma cirurgia, que lhe deixou com quatro parafusos na coluna, permitiu que atualmente o atleta possa levar uma vida normal. Se tudo isso aumentará seu rendimento no cage, só descobriremos a partir do próximo domingo, quando ele entra em ação para enfrentar Jorge Masvidal, no TUF 21 Finale, em sua estreia na categoria dos meio-médios (até 77kg).
- Tive um dos melhores treinamentos da minha vida para essa luta, especialmente descendo de categoria, mas, o mais importante, é que vim de uma lesão. Tive um momento muito difícil da minha vida, fiz uma cirurgia na coluna, coloquei quatro parafusos, achei que não fosse lutar mais, mas o tempo foi passando, me recuperei, estou sem dor, sem tomar medicamento e estou muito feliz de estar aqui. Passei os últimos 20 anos da minha vida com muita dor. Nos últimos dois anos dormia sentado.Agora tenho uma nova vida. Nasci com um problema na vértebra, que foi para a frente e, com exercício pesado, prensou os nervos. Depois da luta com o Andrew Craig, no Texas (EUA), estava com as pernas paralisadas. Por isso fiz a cirurgia. Não lembro de quando vivi sem dor. Foram 20 anos com muita dor. Fazia wrestling quarta-feira e só conseguia voltar a treinar na sexta-feira, tomando medicamento. Hoje estou totalmente recuperado, sem dor nenhuma, por isso digo que fiz melhor camp da minha vida - contou, em entrevista ao Combate.com.
Cezar Mutante TUF 21 Finale UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Cezar Mutante passou por cirurgia para se recuperar de problema na coluna que durava 20 anos (Foto: Evelyn Rodrigues)
Com 1,85m, Mutante é considerado alto para a divisão dos meio-médios. Até então, o atleta atuava como peso-médio, mas ele garante que o corte de peso está ocorrendo dentro da normalidade e que seu desempenho não será afetado. Vindo de revés diante de Sam Alvey, quando foi nocauteado no primeiro assalto, o brasileiro quer escrever uma nova história dentro da organização a partir deste domingo.
- Tenho facilidade para cortar peso e baixar de categoria e quis me manter mais leve em função da lesão que tive. Tive sucesso, fui muito bem nos treinos, minha velocidade aumentou e a força continuou a mesma. Fiz testes para ver se o corpo era capaz de descer para 77kg e disseram que sim. Seria mais difícil, mas que eu era capaz. Obviamente a dieta foi mais apertada, esse finalzinho tem menos comida, desidratação maior, mas não afeta nada no meu desempenho. Percebo que terei um desempenho melhor e acho que estou pronto para começar uma nova etapa, começar de novo minha história no UFC.
Presença do pai é inspiração
Além da motivação por não sentir mais dores, Mutante conta também com outro fator de incentivo para o confronto contra Masvidal. A presença de seu pai, Sinval, que está acompanhando o lutador em Las Vegas na semana da luta e serve como inspiração para o brasileiro.
- Estou muito feliz com meu pai aqui. Ele perguntou como poderia ajudar, e falei que só a presença dele me ajudaria. Só estamos nós dois no quarto. Ele sempre dá a palavra certa na hora certa. Ele foi competidor no rodeio, campeão em Barretos, sabe o que é competição e o que o atleta sente antes de entrar na arena, porque ele enfrentava coisa pior do que vou enfrentar. Enfrentava boi, cavalo... - disse.
Cezar Mutante e seu pai, Sinval UFC MMA TUF 21 Finale (Foto: Evelyn Rodrigues)Cezar Mutante e seu pai, Sinval, que o acompanha na semana do TUF 21 Finale (Foto: Evelyn Rodrigues)
Pai-coruja, Sinval mostrou felicidade por receber o convite de Mutante e vê semelhanças entre o trabalho do filho e o seu na época que competia em rodeio.
- É um prazer muito grande. Estou muito feliz de acompanhar o trabalho dele. Temos uma coisa em comum: eu fiquei 20 anos dentro de uma gaiola. Só que, comigo, começava quando abria a gaiola e o animal saía. O dele é quando fecha a gaiola. Ele pediu para eu vir para ajudá-lo, perguntei como ajudaria, e ele disse para eu ajudar com palavras, conselhos. Isso eleva a auto-estima do pai.
TUF 21 Finale
12 de julho, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL - a partr de 22h (horário de Brasília)
Peso-meio-médio: Jake Ellenberger x Stephen Thompson
Peso-meio-médio: Hayder Hassan x Kamaru Usman
Peso-meio-médio: Michael Graves x Vicente Luque
Peso-meio-médio: Cezar Mutante x Jorge Masvidal
Peso-palha: Angela Magaña x Michelle Waterson
Peso-galo: Russell Doane x Jerrod Sanders
CARD PRELIMINAR - a partir de 19h30m (horário de Brasília)
Peso-mosca: Willie Gates x Darrell Montague
Peso-pena: Maximo Blanco x Mike De La Torre
Peso-meio-médio: Josh Samman x Caio Magalhães
Peso-médio: Trevor Smith x Dan Miller
Peso-meio-médio: George Sullivan x Dominic Waters

Nenhum comentário:

Postar um comentário