sexta-feira, 10 de julho de 2015

Torcida irlandesa dá show, e Mendes tenta atacar McGregor na pesagem

Dana White impede que adversários se enfrentem ainda na véspera do UFC 189, e lutador americano quase leva garrafada na cabeça de fãs ao deixar palco do evento

Por Direto de Las Vegas, EUA

A Irlanda tomou conta da MGM Grand Garden Arena em Las Vegas na pesagem desta sexta-feira e deu uma amostra do que espera os fãs de MMA no UFC 189 de sábado. Apoiado por mais de 10 mil pessoas, Conor McGregor e seus companheiros de equipe foram intensamente celebrados ao subirem na balança e usaram o calor da torcida para pressionar seus adversários. O "Notório" quase foi às vias de fato com seu adversário pelo cinturão interino dos pesos-penas, Chad Mendes, que praticamente o atacou ao sair da balança. Os dois só não brigaram porque Dana White, presidente do UFC, foi mais rápido e impediu que os dois se encostassem.
Chad Mendes Conor McGregor encarada UFC 189 (Foto: Evelyn Rodrigues)Dana White separa Chad Mendes e Conor McGregor em encarada na pesagem do UFC 189 (Foto: Evelyn Rodrigues)
O dono do show, Conor McGregor, foi o primeiro dos dois adversários a subir ao palco. Serenado por seus compatriotas, o irlandês entrou com a bandeira de seu país nas mãos, jogou a camisa para o público e bateu 65,8kg, levando a torcida ao delírio. Chad Mendes entrou em seguida, sob vaias. Ao subir à balança, ouviu gritos de "Conor, Conor". Antes mesmo de ter seu peso anunciado, o americano disparou em direção a McGregor. Dana White não dormiu no ponto e pulou entre os dois. O irlandês tentou chutar, passar por trás do dirigente e atacar, mas não teve sucesso. Os dois lutadores só se acalmaram quando foram chamados para entrevistas pelo mestre de cerimônias, o comentarista Joe Rogan.
- Chad é um anão. Eu vou quebrá-lo pela metade e erguer o ouro pela Irlanda! - exclamou McGregor.
Conor McGregor pesagem UFC 189 (Foto: Evelyn Rodrigues)Conor McGregor vibra após bater o peso (Foto: Evelyn Rodrigues)
Quando chegou a vez de Mendes dar entrevista, as vaias do público deixaram suas declarações praticamente inaudíveis.
- Eu estou incrível, amigo. Vamos lá! Amanhã o bicho vai pegar! - berrou Mendes no microfone. Ao sair do palco, ele quase foi acertado por uma garrafa, lançada por torcedores irlandeses, que passou muito próxima à sua cabeça.
Chad Mendes pesagem UFC 189 (Foto: Evelyn Rodrigues)Chad Mendes ficou meia libra abaixo do limite da divisão dos penas (Foto: Evelyn Rodrigues)
A MGM Grand Garden Arena estava abarrotada de gente, e as cores verde, branco e laranja dominavam na multidão. O UFC tinha a intenção de quebrar o recorde de público de suas pesagens e divulgou que mais de 10 mil pessoas estariam presentes à arena. Visualmente, a sensação era de que a quantidade de pessoas rivalizava com as pesagens do UFC 148 e UFC 162, realizadas na arena do hotel Mandalay Bay e que teve lutas de Anderson Silva contra Chael Sonnen e Chris Weidman, respectivamente, como destaques. A torcida, entretanto, era ainda mais animada, gritando cantos em apoio a Conor McGregor e jogando bolas de futebol por toda a arquibancada enquanto esperava o show começar. O DJ do evento contribuía para a empolgação com muito hip hop nas caixas de som.
A empolgação era tanta que a pesagem começou sem um dirigente da Comissão Atlética de Nevada ao lado da balança para conferir os pesos. Após alguns segundos de risadas desconfortáveis dos dirigentes e do mestre de cerimônias Joe Rogan, o comissário Bob Bennett enfim chegou e registrou que o peso do primeiro lutador, Cody Pfister, estava dentro do permitido para sua luta pelo peso-leve.
Torcida pesagem UFC 189 (Foto: Evelyn Rodrigues)Torcida irlandesa levou faixa provocando José Aldo (Foto: Evelyn Rodrigues)
A partir daí, sempre que havia um lutador irlandês na balança, a torcida ia ao delírio, e aproveitava para vaiar seu oponente intensamente. Foi o caso quando Neil Seery subiu ao palco com uma bandeira da Irlanda, o que levou Rogan a declarar que parecia que estava em Dublin. Com todo o apoio do público, os atletas irlandeses tentaram intimidar seus adversários, encarando-os de perto e erguendo suas bandeiras.
Nem os americanos eram poupados das vaias. John Howard e Brandon Thatch, que supostamente estavam lutando em casa em Las Vegas, foram vaiados de leve ao se pesarem para suas lutas contra Cathal Pendred e Gunnar Nelson, respectivamente. Nelson não é irlandês, mas treina em Dublin na SBG, mesma academia de McGregor, e foi celebrado pelo público.
 
Primeiro lutador do card principal a subir ao palco, Thomas Almeida não sofreu preconceito por ser brasileiro como o maior rival de McGregor, José Aldo. O público não o vaiou, e assistiu indiferente enquanto ele marcava 61,7kg na balança. Seu oponente, Brad Pickett, registrou o mesmo peso, e os dois se encararam friamente. Almeida usou óculos escuros enormes que escondiam seus olhos, enquanto o britânico vestiu seu tradicional chapéu.
Jeremy Stephens foi o único a ficar acima do peso. O peso-pena marcou 67,8kg, cerca de 1,6kg acima do limite de tolerância para lutas que não valem cinturão. Isso não o impediu de fazer uma encarada intensa com Dennis Bermudez, que ficou dentro do limite, com 66,2kg. Stephens não tentou perder o peso excedente e foi multado em 20% de sua bolsa de luta, valor que vai para seu adversário.
 
Na pesagem da co-luta principal, que vale o cinturão peso-meio-médio, não houve surpresas. O desafiante canadense Rory MacDonald registrou 77,1kg. O campeão, o americano Robbie Lawler, ficou ainda mais leve, com 76,9kg. Na hora da encarada, um raro momento de intensidade entre os dois: MacDonald deixou o punho esquerdo colado no queixo de Lawler, que o fitou com raiva. Dana White mandou os dois se separarem, e o campeão tirou a mão do adversário de seu queixo com vontade. Eles seguiram se encarando, até serem chamados para entrevistas.
- Sou homem e vou nocauteá-lo amanhã (sábado), vamos lá! - berrou Lawler, empolgado com a energia vindo da torcida.
Minutos depois de a pesagem ter terminado e a maior parte do público deixado a arena, uma seção nas arquibancadas repleta de homens irlandeses ainda cantava, girando suas camisas e balançando suas bandeiras. Não fossem os seguranças da arena, que os retiraram, teriam ficado no local até sábado. Seus cantos estarão ecoando pelas ruas de Las Vegas até lá.
O canal Combate transmite o UFC 189 ao vivo, direto de Las Vegas, neste sábado a partir das 19h30m (horário de Brasília), com acesso também pelo aplicativo Combate Play. OCombate.com acompanha o evento com Tempo Real e transmissão das duas primeiras lutas a partir do mesmo horário.
Confira os valores registrados pelos lutadores na pesagem desta sexta-feira:
UFC 189
11 de julho, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL - a partir de 23h (horário de Brasília)
Peso-pena (até 65,8kg): Conor McGregor (65,8kg) x Chad Mendes (65,8kg)
Peso-meio-médio (até 77,1kg): Robbie Lawler (76,9kg) x Rory McDonald (77,1kg)
Peso-pena (até 66,2kg*): Dennis Bermudez (66,2kg) x Jeremy Stephens (67,8kg)**
Peso-meio-médio (até 77,6kg*): Gunnar Nelson (76,9kg) x Brandon Thatch (77,3kg)
Peso-galo (até 61,7kg*): Thomas Almeida (61,7kg) x Brad Pickett (61,7kg)
CARD PRELIMINAR - a partir de 20h (horário de Brasília)
Peso-meio-médio (até 77,6kg*): Matt Brown (77,6kg) x Tim Means (77,6kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg*): Mike Swick (77,3kg) x Alex Garcia (77,6kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg*): Cathal Pendred (77,6kg) x John Howard (77,3kg)
Peso-galo (até 61,7kg*): Cody Garbrandt (61,7kg) x Henry Briones (61,7kg)
Peso-mosca (até 57,2kg*): Neil Seery (56,9kg) x Louis Smolka (57,2kg)
Peso-leve (até 70,8kg*): Yosdenis Cedeno (70,3kg) x Cody Pfister (70,8kg)

* Pesos com 1 libra (cerca de 454g) de tolerância para lutas que não valem cinturão
** Ficou 3,5lb (cerca de 1,6kg) acima do limite e foi multado pela comissão atlética em 20% de sua bolsa de luta

Nenhum comentário:

Postar um comentário