segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Cadão atemporal: perto dos 44 anos, zagueiro dá receita para a longevidade

Jogador do Friburguense, que é o mais velho a atuar no futebol carioca e se prepara para a disputa de mais uma Copa Rio, não garante aposentadoria no final do ano

Por Cabo Frio, RJ
entrevista com cadão, friburguense (Foto: Felipe Basílio)Cadão crê que longevidade no futebol está ligada aos hábitos fora de campo (Foto: Felipe Basílio)
O olhar que se perde no horizonte - quase que simbolizando uma viagem no tempo para enxergar todo o caminho percorrido ao longo dos 26 anos dedicados ao futebol - contrasta com a determinação de continuar lutando contra as convenções do tempo. Os primeiros sinais dos cabelos brancos, que para muitos poderiam significar o fim de um ciclo, para ele, representam toda a experiência conquistada nos gramados com as cores do Friburguense em 18 temporadas. 
Também pudera: prestes a disputar mais uma Copa Rio pelo Frizão, o zagueiro Cadão está a um mês e 20 dias de completar 44 anos e quebrar mais uma marca no clube que aprendeu a amar. Jogador mais velho em atividade e há mais tempo em um mesmo time no Rio de Janeiro, virou sinônimo de longevidade ao se tornar um nome atemporal vestindo a camisa do Tricolor da Serra.
- Sei que estou muito próximo do fim, mas estou focado em continuar ajudando a equipe. Enquanto eu estiver me sentindo bem e em condições de jogar, vou continuar atuando. Vou deixar isso de aposentadoria para depois - afirma o zagueiro, ao ser questionado se está perto de iniciar a última competição como atleta profissional da carreira.
A receita para a vitalidade e o vigor nos gramados? Ele mesmo revela em entrevista aoGloboEsporte.com que você confere abaixo.
Cadão, friburguense (Foto: Felipe Basílio)Apaixonado pelo Friburguense, Cadão pretende seguir no clube quando aposentar (Foto: Felipe Basílio)

Aposentadoria no fim do ano
Eu venho falando há uns cinco anos sobre isso. Eu me sinto bem fisicamente, tenho feito testes no clube, tenho conversado com a comissão técnica e estou bem para continuar. Por isso não afirmo que é meu último campeonato. Estou focado na Copa Rio neste momento.
Bons hábitos
Essa continuidade envolve muitas coisas. É o trabalho no dia a dia. É o cuidado fora de campo, a alimentação regrada. Mas isso não é de agora. Desde o início da carreira eu venho me cuidando, desde quando tinha 18 anos. Acredito que isso me ajudou a prolongar a carreira.
Cadão Friburguense (Foto: Reprodução)Zagueiro Cadão, prestes a completar 44 anos, prefere não pensar na aposentadoria por enquanto e mantém foco na Copa Rio (Foto: Reprodução)
Sono regrado
Eu procuro sempre dormir cedo. Pelo menos entre seis e oito horas por dia. Se você dorme bem, você acorda bem e está disposto para treinar. Costumo dizer que se você fizer uma boa semana de trabalho, também fará um bom jogo. Então, o sono também faz parte da preparação. A exceção ocorre em datas como o Natal, a virada do ano, quando fico com a família até um pouco mais tarde. Mas no dia a dia procuro dormir bem sempre para acordar bem.

Marcas na carreira
Para falar a verdade, eu não penso muito em marcas. Meu sonho era ser atleta profissional. Graças a Deus consegui. Faço isso com muita alegria. Não ligo muito para os números. Não é que eu não goste, fico feliz. Mas não me importo. Minha preocupação é continuar trabalhando bem, fazendo meu papel.

Permanência no Friburguense
Eu quando cheguei não imaginava que ia ter essa relação com o clube. Criei uma relação muito boa com o Siqueira (dirigente), uma relação de amizade. E eu fui recebendo oportunidades, acabei me tornando capitão, fui ganhando a confiança de todos. Tenho uma amizade com todos os funcionários do clube. Eu já cheguei a receber outras propostas nesse período, mas sempre preferi ficar aqui. O clube sempre arcou com os compromissos comigo e sempre me senti feliz.
Cadão Friburguense - Friburguense x Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)Cadão em campo pelo Friburguense no Carioca deste ano (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)


Sem chuteiras nos pés
Eu tenho a intenção de continuar no clube, de estudar mais para trabalhar no Friburguense. Pegar mais informações para seguir carreira no clube. Ainda não sei o que farei, mas vou me preparar para isso. Minha vida é ligada ao clube, quero continuar nele por muitos anos ainda.

Título da Copa Rio
Hoje a Copa Rio se tornou uma competição importante, pois garante vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Campeonato Brasileiro. Estamos treinando há três meses mais ou menos e temos tudo para fazer uma boa competição. Estamos focados. Respeitamos muito nossos adversários, mas entramos para buscar o título. Seria muito gratificante para mim essa conquista.
O Friburguense estreia na Copa Rio no dia 26 de agosto, às 19h30, no Eduardo Guinle, contra o Bangu. Na primeira fase da competição que envolve os times de menor investimento do Rio, a equipe ainda terá pela frente o Resende (atual campeão), o Gonçalense e o Angra dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário