segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Cristóvão enxerga críticas exageradas e relata ofensas: "Conotação racista"

Treinador afirma ser vítima de preconceito, mas diz que isso não afeta seu trabalho

Por Rio de Janeiro
Cristóvão Borges Flamengo x Santos Maracanã (Foto: André Durão)Cristóvão Borges comanda o time no empate diante o Santos, no Maracanã (Foto: André Durão)
No ano passado, Cristóvão Borges abordou o assunto preconceito ao falar sobre ocomportamento da torcida que ficava nas sociais de São Januário, na época em que treinava o Vasco. Nesta segunda-feira, em entrevista à ESPN Brasil, o agora treinador do Flamengo voltou ao tema. Em depoimento, afirmou sentir que algumas críticas ao seu trabalho acontecem por conta da cor da sua pele.
- Venho sofrendo críticas que fogem ao padrão normal e comum que acontece no futebol. Existem ainda críticas exacerbadas, que viraram perseguição. Algumas delas, sim, com conotação racista. Isso também. Tudo começa com as críticas insistentes, diárias. No conteúdo de umas, com conotação racistas. Fui citado até como "Mourinho do Pelourinho" - disse Cristóvão Borges.
O treinador acredita que há menos tolerância com o seu trabalho por ser negro, mas afirmou que, embora considere pesadas muitas críticas, isso não afeta o seu dia a dia à frente da equipe rubro-negra.
- O Flamengo é uma grande lente de aumento. E eu enxergo o racista a qualquer distância por conta da grandeza do Flamengo. A tolerância comigo é diferente. Tudo isso não é uma coisa que afete meu trabalho. Eu me preparei para isso. Mas quando passa do ponto e me atinge como cidadão, vou procurar meus direitos. O racismo existe e é camuflado, como tem sido essas críticas. Eu sou um treinador que já fui muito criticado e nunca fui de reclamar com essas críticas. Esse tipo de pessoa, além de se esconder, vai querer usar a torcida do Flamengo. O racista vê o negro e acha que ele deve concordar em tudo. Eu defendo as minhas convicções. Eu sei que para eles eu sou um intruso, um abusado. E eu ainda contesto. Sou assim. Minha posição nunca será de pobre coitado. Vivo bem porque estou trabalhando em um clube maravilhoso. Estou vendo meu trabalho acontecer, porque foi um início difícil. Hoje, já velho melhora - prosseguiu.
Em campo, Cristóvão Borges vem de maus resultados nas últimas partidas, com empate em casa diante do Santos, por 2 a 2, e derrota para a Ponte Preta, em Campinas, por 1 a 0. O Rubro-Negro ocupa a 13ª posição, com 20 pontos, e enfrenta o Atlético-PR nesta quarta-feira, às 19h30, no Maracanã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário