segunda-feira, 10 de agosto de 2015

EUA voltam para casa com 13 atletas doentes após evento-teste de remo

Médico responsável pela delegação suspeita de que tenha havido contaminação pela poluição da Lagoa Rodrigo de Freitas durante prévia para os Jogos Olímpicos de 2016

Por Rio de Janeiro
Largada Mundial Junior de Remo no Rio de Janeiro (Foto: Igor Meijer / FISA)Largada do Mundial Junior de Remo no Rio de Janeiro (Foto: Igor Meijer / FISA)
Treze remadores dos 40 da equipe americana que esteve no Mundial Júnior, realizado no último fim de semana no Rio de Janeiro, voltaram para casa com problemas estomacais, segundo reportagem da Associated Press. O médico responsável pela delegação dos Estados Unidos suspeita de que tenha havido contaminação pela poluição da Lagoa Rodrigo de Freitas, palco da competição utilizada como evento-teste dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Os atletas da equipe dos Estados Unidos teriam sido os mais atingidos pela poluição, com informações de vômito e diarreia. Outras equipes também acusaram mal estar, segundo a Federação Internacional de Remo (Fisa), mas nada além do esperado em um evento com mais de 500 atletas.
Segundo o Comitê Rio 2016, seis atletas americanos, três australianos e três britânicos já chegaram com problemas estomacais, foram observados pelos médicos de suas delegações e pela equipe médica do Comitê. Todos foram liberados para competir e apenas outro deixou de remar porque contraiu uma amigdalite.
Time EUA evento-teste de remo lagoa rodrigo de freitas Rio 2016 (Foto: AP)Equipe americana no pódio do Mundial Júnior de Remo, disputado na Lagoa Rodrigo de Freitas (Foto: AP)
Técnica da equipe americana e com duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos como atleta, Susan Francia foi a responsável por confirmar a informação. Ela disse que 13 atletas e quatro integrantes do staff apresentaram vários sintomas de problemas gastrointestinais durante as duas semanas no Rio.
 Não sei se foi algo com as garrafas com água nos barcos ou precauções de higiene em que alguns são bons e outros não. Não tenho certeza. Meu sentimento é de que foi algo com a lagoa"
Kathryn Ackerman
- Não me pareceu normal. É preciso saber no ano que vem que é preciso ser esperto em como você está se preparando - disse Susan, que garantiu ter tomado todas as precauções possíveis para evitar os problemas.

A médica Kathryn Ackerman, que acompanhou a equipe dos EUA, disse que atletas de vários países estiveram no mesmo hotel que os americanos, mas não apresentaram o problema.

- Não sei se foi algo com as garrafas com água nos barcos ou precauções de higiene em que alguns são bons e outros não. Não tenho certeza. Meu sentimento é de que foi algo com a lagoa - disse Ackerman.
Ao fim do evento-teste no sábado, questionado sobre a questão da água, o diretor executivo da Fisa, Matt Smith, minimizou sua relação com o fato de alguns atletas terem se sentido mal.
- Tivemos apenas dois casos de substituição por questão médica em toda a regata e poucos casos de problemas gastrointestinais no começo da semana em três equipes, que afetaram membros do staff e remadores. Foram 200 embarcações na água em cada dia. Honestamente, não vejo evidências de relação com a lagoa - disse, em entrevista ao site "Around the Rings".

Nenhum comentário:

Postar um comentário