sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Massa aposta em Williams competitiva na Rússia: "Trabalho muito bem feito"

Piloto brasileiro acredita que etapa russa afastará desempenho ruim das últimas duas corridas, em Cingapura e no Japão: "Espero ter um fim de semana limpo desta vez"

Por Direto de Sochi, Rússia
header livio oricchio (Foto: Editoria de Arte)
Felipe Massa não concorda com quem diz que o Circuito de Sochi, com suas muitas curvas de 90 graus, não são favoráveis ao modelo FW37-Mercedes da Williams. “Penso ao contrário, é favorável, conforme demonstramos no ano passado. Esse circuito não tem nada a ver com uma pista de rua”, afirmou, nesta quinta-feira. Os primeiros treinos livres do GP da Rússia, 15º do calendário, amanhã, a partir das 4 horas, horário de Brasília, darão uma ideia melhor a Massa e seu companheiro, Valtteri Bottas, sobre o potencial da equipe em Sochi.

De fato, se valer o histórico de 2014, Massa tem grande chance de voltar a marcar bons pontos, o que não foi possível nas duas últimas etapas, Cingapura e Japão. No Circuito Marina Bay, Nico Hulkenberg, da Force India, colidiu com a Williams de Massa e acabou punido. E no Japão, Massa e Daniel Ricciardo, da RBR, se tocaram logo depois da largada.

“No ano passado, eu larguei nas últimas colocações, aqui, por causa de um problema que tive, mas nosso carro era rápido, competitivo”, lembrou Massa. Uma pane no sistema de injeção de gasolina o fez perder potência e não foi além do Q1 na classificação (18º tempo). Ao fim das 53 voltas, no domingo, era o 11º. Mas Bottas largou em terceiro e recebeu a bandeirada em terceiro, a 17 segundos do vencedor, Lewis Hamilton, da Mercedes, com Nico Rosberg, também da Mercedes, em segundo.
Felipe Massa durante a coletiva de imprensa da F-1 nesta quinta-feira, em Sochi (Foto: Getty Images)Felipe Massa durante a coletiva de imprensa da F-1 nesta quinta-feira, em Sochi (Foto: Getty Images)

“Espero ter um fim de semana limpo desta vez e aproveitar a oportunidade que a Williams deverá ter aqui”, falou Massa. Por não ter marcado pontos em Cingapura e no Japão, caiu de quarto no Mundial para sexto. Soma depois de 14 provas 97 pontos, enquanto que Kimi Raikkonen, da Ferrari, passou para quarto, com 119, e Bottas, quinto, 111.

Os 5.848 metros (18 curvas) fazem do traçado de Sochi um dos mais particulares do calendário. “A pista é bem larga. Nessas curvas de 90 graus nós somos bem mais rápidos do que a velocidade sugerida para quem apenas olha o desenho do circuito”, falou Massa. “E tem, ainda, retas longas. Não se parece com Cingapura, mas com Valência (na F-1 de 2008 a 2012).”

Mas a maior das características especiais da pista russa é o asfalto: sua abrasividade é tão baixa que mesmo pneus concebidos para se degradarem mais rapidamente, como os da Pirelli, conseguem ter longa vida útil. No ano passado, Nico Rosberg, da Mercedes, travou os pneus na freada da curva 2, em seguida à largada, e diante da vibração excessiva gerada a partir daí pelos pneus teve no fim daquela volta, ainda, a primeira, entrar nos boxes para substituir os pneus macios pelos médios. E manteve-se com eles até a bandeirada, no fim da 53ª volta.

É por isso que a exemplo de todos os pilotos Massa vai estar bastante interessado no comportamento dos pneus já desde o primeiro treino livre. “A chance de ser uma única parada é bem grande”, afirma, apesar de a Pirelli ter distribuído na Rússia os seus pneus mais moles, os macios e os supermacios. “O desgaste será, claro, um pouco mais elevado, mas não deverá mudar o número de pit stops.”
Felipe Massa ao lado de alguns de seus colegas durante a coletiva de imprensa (Foto: Getty Images)Felipe Massa ao lado de alguns de seus colegas durante a coletiva de imprensa (Foto: Getty Images)


Um dos temas mais discutidos na F-1 nos últimos meses é a questão do fornecimento das unidades motrizes às equipes. A Mercedes tem time próprio e vende a sua eficiente unidade para a Williams, Lotus e Force India. A Ferrari o faz para a si, Sauber e Manor, enquanto a Renault, para a RBR e STR. A Honda tem por enquanto uma relação de exclusividade com a McLaren.

Os alemães já informaram seus clientes que a versão da unidade que estreou em Monza, a última do ano, não será repassada a nenhum cliente. A RBR discute com a Ferrari para ter a unidade de 2016 no seu carro e da STR. Massa comentou, nesta quinta-feira, a notícia de que a Mercedes não dará a Williams sua última unidade motriz. “Não vou ter o grande prazer de contar com esse novo motor da Mercedes, terei de fazer o meu melhor com o que tenho.”

Elogia a Williams: “Uma equipe como a minha, cliente, realiza um trabalho muito bem feito, consegue crescer com um orçamento bem menor que a equipe que fabrica a unidade motriz”. Massa concorda que situações como a vivida pela RBR e STR, que não têm unidade motriz, ainda, para competir em 2016, “são muito ruins para a F-1”.

Por ser apenas cliente, essa situação é algo que a Williams não pode mudar. O que é de sua responsabilidade, o chassi do modelo de 2016, já vem sendo trabalhado há algum tempo. “As peças novas que introduzimos no carro foram estudadas bem antes. O foco, hoje, é no projeto do ano que vem. Acredito que todas as equipes pensam assim. Não vejo como melhorar muito o desempenho até o fim do ano, por causa de os times estarem concentrados no carro de 2016. Nós trabalhamos 100% do modelo do ano que vem.”

A Williams ocupa a terceira colocação entre os construtores, com 208 pontos. Na sua frente estão Mercedes, líder, com 506, e Ferrari, em segundo, 337. Se domingo Hamilton e Rosberg somarem, juntos, três pontos a mais que Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, a Mercedes celebrará o título dos construtores, o segundo seguido. O de pilotos não deverá fugir também de Hamilton, hoje com 277 pontos, seguido por Rosberg, 229, e Vettel, 218. O inglês tem chance de ser campeão já no GP do México, 17º, dia 1º de novembro.
O piloto brasileiro Felipe Massa nesta quinta-feira em Sochi (Foto: Getty Images)O piloto brasileiro Felipe Massa nesta quinta-feira em Sochi (Foto: Getty Images)

CONFIRA OS HORÁRIOS DO GP DA RÚSSIA

INFO - circuito GP da Rússia (Foto: Editoria de Arte)
INFO - Horário circuito GP da Rússia (Foto: Editoria de Arte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário