sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Tetra de Fanning, liderança brasileira... Saiba o que está em jogo em Peniche

Australiano tem chance de faturar título antecipado em Portugal. Porém, Mineirinho e Medina, além de Owen e Julian, podem tirar tricampeão da liderança. Veja as contas

Por Rio de Janeiro

Ranking do Mundial de Surfe 2015 (Foto: Divulgação)
A vitória de Gabriel Medina em Hossegor, na França, na última quinta-feira, pôs fogo na corrida pelo título a duas etapas do fim do Circuito Mundial de Surfe em 2015. E mal dá tempo de respirar. Na próxima terça-feira, dia 20 de outubro, já começa a penúltima parada da temporada, em Peniche. E nos mares portugueses muita coisa pode acontecer. Desde a chance do australiano Mick Fanning assegurar o tetracampeonato com uma etapa de antecipação à possibilidade dos brasileiros Gabriel Medina e Adriano de Souza assumirem a liderança.   
O circuito mundial é composto por 11 etapas, sendo que cada surfista descarta seus dois piores resultados. Cada vitória vale 10.000 pontos, ou seja, ainda há 20.000 em jogo. Restando duas etapas para o fim, os nove primeiros do ranking ainda possuem chances matemáticas de título. No entanto, a briga parece mesmo restrita aos seis primeiros: Mick Fanning (1º), Mineirinho (2º), Owen Wright (3º), Julian Wilson (4º), Gabriel Medina (5º) e Filipe Toledo (6º).  Correm por fora, com remotíssimas possibilidades: Kelly Slater (7º), Italo Ferreira (8º) e Jeremy Flores (9º). Confira o ranking da temporada 2015 do Circuito Mundial.
Mick Fanning, Adriano de Souza, Owen Wright, Julian Wilson, Gabriel Medina e Filipe Toledo estão na briga pelo título do Circuito Mundial de Surfe (Foto: Montagem sobre fotos da Getty Images)Mick Fanning, Adriano de Souza, Owen Wright, Julian Wilson, Gabriel Medina e Filipe Toledo estão na briga pelo título do Circuito Mundial de Surfe (Foto: Montagem sobre fotos da Getty Images)
Fanning pode conquistar tetra antecipado
Para o líder do ranking, Mick Fanning, a conta é simples. Com 49.900 pontos, o australiano boa praça é o único que pode sair de Portugal campeão. Ele fatura o tetra caso vença a etapa, e seu maior rival, o vice-líder Mineirinho, não passe da 3ª fase. Qualquer outro cenário diferente desse empurra a decisão do título para a última etapa em Pipeline, no Havaí, a partir de 8 de dezembro.  
- Peniche é similar às condições da França, as ondas podem mudar muito. Tive bons resultados por lá no passado. Estou ansioso pelo próximo evento - disse o australiano.
Líder da temporada 2015, Mick Fanning pode sagrar-se campeão antecipado em Peniche (Foto: WSL)Líder da temporada 2015, Mick Fanning pode sagrar-se campeão antecipado em Peniche (Foto: WSL)
Mineirinho e Medina têm chances de assumir liderança
Mineirinho, Owen, Julian e Gabriel podem até assumir a ponta do ranking em Peniche. Quem tem mais chances é o vice-líder do ranking, Adriano de Souza. Caso vença a etapa, o paulista de Guarujá toma a liderança. Se for segundo ou terceiro, precisa terminar à frente de Fanning. Em outro cenário, dependeria também dos resultados dos demais rivais. O brasileiro, aliás, depende só de si para ser campeão. Ou seja, caso vença as duas etapas, fatura o título inédito mesmo se Mick chegar às finais. E se for vice em ambas, precisaria somente chegar à frente do rival.
- O título mundial está cada vez mais acirrado. Consegui tirar uma leve diferença, por avançar uma bateria a mais que o Mick. Ainda não consegui voltar à primeira colocação, mas Portugal está aí na próxima semana. Bacana a vinda do Gabriel para a briga pelo título mundial. Ele é o atual campeão e ninguém falava no nome dele. Portugal é um lugar extraordinário, tenho boas recordações, já fui campeão daquela etapa, tenho boas recordações de lá - analisou Mineirinho.
Adriano de Souza Mineirinho Margaret River mundial de surfe final  (Foto: WSL)Adriano de Souza faturou a etapa de Margaret River neste ano (Foto: WSL)

Para Medina, em uma reação avassaladora nas últimas etapas, a missão é bem mais complicada. Mesmo se vencer a etapa, o Fenômeno de Maresias terá que torcer para que Fanning e Mineirinho não passem da terceira fase. E o bi que parecia impossível após o começo ruim de ano já começa a se tornar tangível. O brasileiro, que chegou a ficar abaixo da zona de corte da elite no início da temporada, ressurgiu com os bons resultados nas últimas quatro disputas. Caso fature as etapas restantes e Mick e Adriano só cheguem a uma semi, ele é campeão. Outro cenário favorável a Medina seria vencer uma etapa e ser vice na outra, com o compatriota não alcançando as semis em nenhuma delas e Fanning caindo nas quartas em uma e no round 5 na outra. Já se for vice nas duas, Mineirinho não poderia chegar às quartas, enquanto Fanning só poderia alcançar tal fase em uma delas. Abaixo disso, o título passa a ser muito improvável.
- O que vier é lucro. Estou amarradão de estar nessa boa fase de novo. O começo do ano foi difícil para mim. Estou feliz de estar de volta. Para título mundial, sei lá, ainda tem muita coisa para fazer, mas como eu falei: se eles falharem, estou aqui - disse Gabriel Medina.
Gabriel Medina campeão França (Foto: WSL / Kirstin)Gabriel Medina após vencer a etapa da França (Foto: WSL / Kirstin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário