domingo, 10 de abril de 2016

Cigano luta com inteligência e derrota Ben Rothwell por pontos na Croácia

Brasileiro se recupera de derrota por nocaute para Alistair Overeem e mostra evolução na estratégia de luta, controlando o combate desde o início e dominando o adversário

Por Zagreb, Croácia
Em suas últimas seis lutas, o peso-pesado Junior Cigano acumulou uma curiosa estatística: alternou uma vitória com uma derrota. Vindo de derrota para Alistair Overeem, o brasileiro teve pela frente o gigante Ben Rothwell no UFC Croácia neste domingo, e manteve a escrita. Com uma atuação segura e inteligente, com muita movimentação e minando o adversário durante toda a luta, Cigano venceu por decisão unânime dos juízes (triplo 50-45) e foi ovacionado pelo público croata, que cantou seu nome em coro logo após a luta, com o ex-campeão sobre a grade.
- Vocês fizeram a minha experiência na Croácia maravilhosa. Obrigado por isso. Estou muito agradecido por ter podido vencer essa luta por vocês. Usamos a estratégia certa, porque nãos e pode ir de encontro a um cara tão grande como Ben Rothwell. Eu usei o meu boxe. Esqueçam meu jiu-jítsu e o meu wrestling. Eu sou um cara do boxe - disse o brasileiro, após saudar o público em servo-croata, a língua local, e ser mais uma vez muito aplaudido.
Junior Cigano Ben Rothwell UFC Croácia (Foto: Getty Images)Junior Cigano acerta um dos seus muitos golpes no tórax de Ben Rothwell no UFC Croácia (Foto: Getty Images)

A luta
A luta começou com Cigano circulando pelo octógono, ao som do seu nome gritado em altos brados pelos torcedores croatas. Alternando golpes na cabeça e no tórax de Rothwell, o brasileiro mostrava velocidade e incomodava o americano. Sempre perseguindo Cigano pelo octógono, Ben Rothwell tentava encurtar a distância para buscar a luta agarrada. Atento à estratpegia do rival, o brasileiro se movimentava e evitava ser encurralado na grade, mas o americano desferia golpes potentes que ameaçavam Cigano a todo momento.
A estratégia do brasileiro não mudou no segundo round. Circulando bastante e alternando socos no abdôme de Rothwell com socos na cabeça, o brasileiro confundia o americano e minava o seu gás. Rothwell demonstrava irritação com o jogo do brasileiro e algumas vezes atacava desordenadamente, abrindo espaço para os contragolpes. Uma dedada involuntária no olho direito do brasileiro aplicada por Rothwell interrompeu a luta por cerca de um minuto para que Cigano se recuperasse. De volta ao combate, já com um sangramento no nariz e o olho bastante inchado, Rothwell não conseguia manter o ritmo do início da luta, e recebeu um golpe muito duro seguido de um pisão no peito que o jogaram na grade, já caído. Cigano partiu para cima, mas o round acabou logo em seguida.
Com o nome voltando a ser gritado pelos croatas, Cigano voltou para o terceiro round mais confiante, mas obediente à estratégia traçada para o combate. Circulando muito e aplicando golpes precisos, combinando jabs e diretos, o brasileiro mantinha a luta sob controle e somava golpes significativos e pontos na contagem dos juízes laterais, e impedia que Rothwell conseguisse imprimir o seu ritmo na luta. 
Junior Cigano UFC Croácia (Foto: Getty Images)Junior Cigano investe contra a cabeça de Ben Rothwell na luta principal do UFC Croácia (Foto: Getty Images)
No quarto round, em clara vantagem na luta, Cigano mantinha seu ritmo, e Rothwell se mostrava inseguro sobre o que fazer, já que nada do que havia tentado até então havia surtido efeito. O americano passou a tentar aplicar chutes altos e no tórax do brasileiro, mas todos os golpes foram respondidos pelo brasileiro, que conectava mais golpes e se movimentava constantemente, controlando o combate.
Com o olho direito bastante machucado, Ben Rothwell voltou para o quinto round mais agressivo, tentando fintar para se aproximar de Junior Cigano, mas o brasileiro mantinha sua movimentação e evitava a aproximação do americano. Os jabs na linha de cintura continuavam surtindo efeito, e mantinham Rothwell à distância, fazendo o tempo passar. Mostrando ótimo preparo físico, Cigano não diminuia a circulação pelo octógono e agredia o americano com inteligência, acertando golpes seguidos e somando pojntos importantes, que garantiram a vitória sem sustos.
Veja como foram as demais lutas da noite:
Derrick Lewis venceu Gabriel Napão por nocaute aos 4m48s do R1
Francis Ngannou venceu Curtis Blaydes por nocaute técnico (interrupção médica) no R2
Timothy Johnson venceu  Marcin Tybura por decisão unânime (triplo 29-28)
Jan Blachowicz venceu Igor Pokrajac por decisão unânime (triplo 29-28)
Maryna Moroz venceu Cristina Stanciu por decisão unânime (triplo 30-27)
CARD PRELIMINAR
Zak Cummings venceu Nicolas Dalby por decisão unânime (triplo 30-27)
Alejandro Pérez venceu Ian Entwistle por nocaute técnico aos 4m04s do R1
Mairbek Taisumov venceu Damir Hadzovic por nocaute aos 3m44s do R1
Damian Stasiak venceu Filip Pejic por finalização aos 2m16s do R1
Lucas Mineiro venceu Robert Whiteford por decisão dividida (29-28, 28-29 e 30-27)
Jared Cannonier venceu Cyril Asker por nocaute aos 2m44s do R1
Bojan Velickovic venceu Alessio Di Chirico por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)

Nenhum comentário:

Postar um comentário