domingo, 10 de abril de 2016

Lucas Mineiro faz luta equilibrada e vence Robert Whiteford na Croácia

Vindo de duas derrotas seguidas, peso-pena brasileiro se recupera e derrota escocês por decisão dividida dos juízes em combate pouco movimentado e vaiado pelo público

Por Zagreb, Croácia
Primeiro dos três brasileiros em ação em Zagreb, o peso-pena Lucas Mineiro venceu uma luta equilibrada e pouco emocionante contra o escocês Robert Whiteford por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 30-27). A vitória encerrou uma sequência de duas derrotas de Mineiro no UFC, e foi a sua 16ª em 19 lutas na carreira. Já Whiteford sofreu a quarta derrota em 16 lutas como profissional, e a segunda seguida.
Robert Whiteford Lucas Mineiro UFC Croácia (Foto: Getty Images)Lucas Mineiro acerta um golpe de direita em Robert Whiteford em sia vitória no UFC Croácia (Foto: Getty Images)

A luta começou com Whiteford encurtando a distância e recebendo um jab de encontro de Mineiro. Mais veloz no início da luta, o escocês conseguia entrar no raio de ação do brasileiro, golpear e sair. Mineiro lutava mais no contra-ataque, e tentava os chutes altos aproveitando a maior envergadura e o alcance de pernas. A cerca de um minuto do intervalo, Mineiro acertou dois bons contragolpes de direita e esquerda que fizeram Whiteford recuar até a grade, se defendendo e ganhando tempo para se recuperar até o fim do round.
O brasileiro voltou para o segundo round cercando o escocês e buscando a luta mais franca e aberta. Whiteford respondeu um golpe de direita, acertando em cheio no rosto do brasileiro, que recuou. Menos agressivo que de costume, Mineiro demorava para tomar a iniciativa da luta, enquanto o escocês golpeava com maior frequência. O público vaiava a luta, já que os lutadores não se agrediam muito, e se movimentavam mais do que golpeavam. Mineiro conseguiu melhores golpes no minuto final do round, acuando o escocês e forçando Whiteford a buscar a luta agarrada. Uma queda sofrida a 30s do intervalo interrompeu a sequência do brasileiro, que se levantou rapidamente pouco antes do fim do round.
No terceiro e último round, o brasileiro voltou cercando Whiteford, como nos rounds anteriores, e buscando golpes mais contundentes, que pela força chegaram a fazê-lo perder o equilíbrio após a execução. Mineiro continuava a não tomar a iniciativa da luta, mantendo-se no centro do octógono e forçando o escocês a circular. Um chute de direita na perna fez Whiteford sentir, mas Mineiro não deu sequência. Whiteford tentou uma nova derrubada, mas Mineiro defendeu o golpe e a luta foi para a grade. Os dois lutadores mantiveram o ritmo do combate até os segundos finais, quando tentaram acertar golpes mais duros, mas sem sucesso.
Confira as demais lutas do card preliminar:
Peso-meio-médio: Nicolas Dalby x Zak Cummings
Alejandro Pérez aproveita estratégia errada e nocauteia Ian Entwistle
Em uma luta inusitada, entre os pesos-galos Ian Entwistle, da Inglaterra, e Alejandro Pérez, do México, o mexicano levou a melhor após uma estratégia completamente equivocada do inglês, que sofreu o nocaute técnico aos 4m04s do primeiro round. O duelo começou com o inglês se jogando nas pernas do mexicano buscando uma chave de tornozelo ou de joelho. Pérez conseguiu livrar-se, mas o inglês reclamou que a canela do rival estaria muito escorregadia. O árbitro examinou e nada constatou. A luta recomeçou, e Entwistle mais uma vez buscou a chave de tornozelo, mas Pérez resistia e defendia a posição, e aos poucos começou a golpear o inglês, que insistia na estratégia. Os golpes continuaram entrando até que, já com o rosto marcado pelos inúmeros golpes desferidos, Entwistle fraquejou e o árbitro interrompeu o combate, decretando o nocaute técnico. Antes do anúncio oficial do resultado, o Entwistle insistiu que Pérez teria trapaceado, sendo repreendido pelo árbitro Grant Waterman.
Ian Entwistle Alejandro Perez UFC Croácia (Foto: Getty Images)Ian Entwistle recebe golpes de Alejandro Perez, mas não desiste da chave de perna no UFC Croácia (Foto: Getty Images)
Mairbek Taisumov atropela o estreante Damir Hadzovic e nocauteia no primeiro round
No duelo entre o peso-leve russo Mairbek Taisumov e o estreante bósnio Damir Hadzovic, quem levou a melhor foi Taisumov, que encaixou um belo upper de direita após castigar muito Hadzovic e fazer duas fintas de esquerda e conquistou o nocaute aos 3m44s do primeiro round. Esta foi a 25ª vitória de Mairbek Taisumov em 30 lutas na carreira - e o quarto nocaute em sequência -, e a terceira derrota em 13 lutas de Damir Hadzovic.
Mairbek Taisumov Damir Hadzovic UFC Croácia (Foto: Getty Images)Mairbek Taisumov aplica o upper que nocauteou Damir Hadzovic no UFC Croácia (Foto: Getty Images)

Damian Stasiak finaliza o marrento Filip Pejic e "metralha" o rival na comemoração
Após uma encarada dura na pesagem, os pesos-galos estreantes no UFC Filip Pejic, da Croácia, e Damian Stasiak, da Polônia, se enfrentaram neste domingo em Zagreb, e o provocador dono da casa não conseguiu "bancar a marra" do dia anterior. Dominado no jogo de chão, Pejic não foi páreo para o rival, que o dominou completamente, finalizando o combate com um mata-leão aos 2m16s do primeiro round. No fim da luta, eufórico, Stasiak simulou metralhar o rival, que estava inconsolável no octógono.
 Filip Pejic Damian Stasiak UFC Croácia (Foto: Getty Images)Damian Stasiak "metralha" Filip Pejic após a finalização no primeiro round no UFC Croácia (Foto: Getty Images)



Jared Cannonier arrasa Cyril Asker no primeiro round
Na primeira das cinco lutas de pesos-pesados da noite, o vencedor foi o americano Jared Cannonier, que nocauteou o francês Cyril Asker aos 2m44s do primeiro round. Com melhor movimentação e um boxe mais apurado, Cannonier aproveitou a deficiência do jogo de pernas do adversário para construir a vitória, até acertar um belo cruzado de direita que derrubou Asker. O francês já caiu semiconsciente, e o americano, após achar que a luta já estava acabada, completou o trabalho com alguns golpes no chão, que forçaram o árbitro Grant Waterman a interromper o combate.
Jared Cannonier Cyril Asker UFC Croácia (Foto: Getty Images)Jared Cannonier se afasta do nocauteado Cyril Asker na segunda luta do UFC Croácia (Foto: Getty Images)

Bojan Velickovic abre evento vencendo Alessio Di Chirico por unanimidade
No duelo de estreantes que abriu a estreia do UFC na Croácia, quem levou a melhor foi o peso-médio sérvio Bojan Velickovic, que se apresentou melhor durante toda a luta e derrotou o italiano Alessio Di Chirico por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27). Após um primeiro round morno, o sérvio melhorou sua performance e quase finalizou a luta com uma kimura muito bem encaixada no segundo round - Di Chirico resistiu à pressão até o intervalo. O italiano melhorou um pouco seu desempenho no terceiro round, mas não o suficiente para inverter o panorama da luta.
Bojan Velickovic Alessio Di Chirico UFC Croácia (Foto: Getty Images)Velickovic encaixa uma kimura no segundo round da vitória por pontos contra Alessio Di Chirico  (Foto: Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário