segunda-feira, 25 de abril de 2016

Liga vai propor à CBF torneio com campeões regionais e rechaça 'vagas' de Vasco e Botafogo em 2017

Peter Siemsen, presidente do Fluminense, à esquerda, e Fred Luz, dirigente do Flamengo, à direita
Peter Siemsen, presidente do Fluminense, à esquerda, e Fred Luz, dirigente do Flamengo, à direita Foto: Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Tamanho do texto A A A
Um novo calendário, que permita a harmonia entre todas as competições, um torneio entre campeões que conceda vaga na Libertadores e maior entendimento com a CBF e com as federações. São os planos da Primeira Liga para 2017. Na coletiva de imprensa organizada para fazer um balanço do campeonato, os planos foram postos à mesa.
O principal deles é a Copa dos Campeões, ideia que já havia sido sugerida pelo presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, ao conselho de calendário da CBF, e que a Liga pretende levar à CBF em uma futura reunião. O torneio reuniria os campeões da Sul-Minas-Rio, do Campeonato do Nordeste, da Copa Verde e do Paulista. Um quadrangular que classificaria o campeão para a Pré- Libertadores.
- Assim, vamos privilegiar todas as competições que a CBF faz e vamos tornar acessível essa vaga aos clubes que não conseguem chegar próximo dela através do Brasileiro - resumiu o diretor jurídico da competição, Eduardo Carlezzo.
O encontro com a CBF ainda não tem data marcada. Na coletiva de imprensa, realizada durante a premiação dos melhores da Sul-Minas-Rio, Carlezzo, o presidente do Fluminense, Peter Siemsen; e o executivo da Liga, Fred Luz, garantiram que seguirão tentando se aproximar da CBF para que a competição tenha seu aval em 2017, e que batalharão por um calendário com número máximo de partidas por temporada.
- O que a gente clama é por melhor organização em termos de calendário. Temos que repensá-lo. Senão vamos ter que fazer escolhas. Como o Fluminense fez este ano - afirmou o mandatário do Tricolor, campeão da competição.
Como já era de se esperar, também não faltaram polêmicas. A posição da Federação de Futebol do Rio de garantir vaga aos dois primeiros colocados do Estadual (Vasco e Botafogo) na edição do ano que vem foi contestada pelos dirigentes da Liga e por Peter Siemsen. Segundo eles, Flamengo e Fluminense são, até o momento, os representantes cariocas em 2017.
- A nossa liga é independente. Não pertence a nenhuma federação e nem à CBF. Pertence aos 15 clubes que a fundaram. E, por enquanto, estes são os candidatos a participar da Liga. Nem estamos com o período de inclusão aberto. E ainda vamos ter que definir como isso vai ser feito. Por enquanto, no Rio só há dois clubes que podem participar da Liga: Flamengo e Fluminense. Porque são os únicos filiados - afirmou Fred Luz.


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/liga-vai-propor-cbf-torneio-com-campeoes-regionais-rechaca-vagas-de-vasco-botafogo-em-2017-19162954.html#ixzz46tDdRQkR

Nenhum comentário:

Postar um comentário