quinta-feira, 21 de julho de 2016

Para estreia no MMA, Mackenzie Dern admite que está “muito mais nervosa”

Americana com nacionalidade brasileira, a campeã mundial de jiu-jítsu diz que não aguenta mais a dieta e que a primeira coisa que fará após a luta vai ser comer

Por Rio de Janeiro
Mackenzie Dern (Foto: Divulgação/War Tribe)Mackenzie foi campeã mundial de jiu-jítsu e busca sucesso no MMA (Foto: Divulgação/War Tribe)
Com apenas 22 anos Mackenzie Dern se tornou campeã mundial de jiu-jítsu e venceu o Abu Dhabi Combat Club (ADCC, maior torneio de grapling do mundo). A americana com nacionalidade brasileira vai estrear no MMA nesta sexta-feira, no Legacy, contra Kenia Rosas, que também fará a primeira luta profissional no esporte. Segundo ela, a pressão para representar o jiu-jítsu no MMA e o fato de poder sofrer alguma lesão séria a deixam mais preocupada do que quando estreou na arte suave.
- Muito mais nervosa. No jiu-jítsu, o máximo que pode acontecer é um estrangulamento que pode apagar a pessoa, mas nada tão grave. No MMA pode quebrar o nariz, um corte profundo... tenho medo de que aconteça uma coisa muito séria. Mas também estou com muito apoio da comunidade do jiu-jítsu. É bom porque eu não estou fazendo a estreia sozinha, mas ao mesmo tempo não quero decepcionar ninguém. Eu fico um pouco mais nervosa de tentar representar o máximo que eu posso a comunidade do jiu-jítsu. Eu acredito no meu jiu-jítsu, mas tentar representar o jiu-jítsu no MMA... fico um pouco nervosa – contou em entrevista por telefone ao Combate.com.
Com a ideia de ingressar no MMA há cerca de dois anos, motivada principalmente pelo sucesso de Ronda Rousey, a faixa-preta de jiu-jítsu de seu pai, Wellington “Megaton” Dias, afirma que este é um bom momento para começar no esporte e que seu sonho é conquistar um cinturão no UFC. Apesar de estar acostumada a competir desde os seis anos de idade, a preparação para as lutas são feitas de formas diferentes. Para as artes marciais mistas, a lutadora disse que não fez as mesmas coisas que já estava acostumada no jiu-jítsu.
- Foi uma preparação bastante psicológica também. Existem muitos imprevistos em uma luta de MMA. Não que eu não esteja confiante com qualquer coisa. No jiu-jítsu eu sabia o que precisava fazer para ter a melhor chance de conquistar o título mundial. Era mais fácil eu saber isso no jiu-jítsu. No MMA é muito diferente porque eu sou faixa-branca de novo. Eu estou voltando minha confiança no meu time e meus técnicos. Eu tenho que confiar. Eles dizem que estou pronta. Tenho que pensar em melhorar sempre. Estou preparando o máximo possível. Cada luta vai ser mais difícil ainda. Está tudo indo bem, estou gostando.
Longe de considerar a estreia no MMA como o duelo mais importante da carreira, Mackenzie conta que ainda pretende continuar disputando competições internacionais de jiu-jítsu. Por mais que tenha vontade de defender o título no ADCC e participar novamente do mundial de jiu-jítsu, o foco da lutadora está na adversária desta sexta-feira. Segundo a americana, não deve haver muita surpresa em seu estilo de luta
Mackenzie Dern (Foto: Divulgação/War Tribe)Mackenzie Dern vai estrear no peso-palha e afirma que Ronda Rousey foi maior inspiração (Foto: Divulgação/War Tribe)
- Eu sei que ela tem três vitorias e duas derrotas como amadora no MMA. Acho que ela tem algumas lutas de muay thai também. Com certeza é muito diferente uma luta de MMA, mas eu nunca lutei em nenhum dos dois. Ela vai ter um pouco mais de experiência lá dentro do cage, mas o nível de condição que eu estou acostumada é muito diferente. Eu estou muito acostumada a lutar no alto nível. Mesmo que eu não tenha lutado MMA antes, não vou ficar tão nervosa. Minha base é de destra, com a perna esquerda na frente. Ela é igual a mim nesse sentido. Eu sei que ela tem 19 anos, é nova. Eu vi poucas lutas dela. Não vi muito jiu-jítsu dela, mas acho que mesmo se ela fosse do jiu-jítsu eu procuraria levar a luta para o chão. Essa com certeza vai ser minha estratégia. Não tenho muito como tentar surpreender (risos).
Normalmente Mackenzie faz suas lutas no jiu-jítsu na categoria até 59kg. Para a estreia no MMA, porém, a lutadora vai disputar no peso-palha (até 52,2kg). Enquanto a divisão disponibilizaria a ela uma vantagem de tamanho que não teria no peso-galo, a dieta para bater o peso tem sido uma das piores coisas no processo de transição para as artes marciais mistas.
- Odeio, odeio, odeio. Estou achando muito difícil. Até brinquei com as minhas amigas que das últimas dez páginas que eu comecei a seguir no Instagram, todas são sobre comida. Estou sofrendo muito. É muito diferente. Eles dizem que para mulher é ainda mais difícil de perder peso. Com certeza a primeira coisa que eu vou fazer depois da luta vai ser comer. Comer muita sobremesa. Adoro doce (risos).
*Estagiário, sob a supervisão de Raphael Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário