segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Georges St-Pierre anuncia fim do contrato com o UFC e alfineta Dana

De olho em volta, canadense revela que está livre para assinar com outra organização

Por Montreal, Canadá
Georges St-Pierre (Foto: Rodrigo Malinverni)Georges St-Pierre diz que não tem mais nenhum vínculo contratual com o UFC, e se declara agente livre (Foto: Rodrigo Malinverni)
Ex-campeão do peso-meio-médio (até 77kg) do Ultimate, Georges St-Pierre surpreendeu na tarde desta segunda-feira ao anunciar o fim de seu contrato com a organização. O lutador revelou que está livre para assinar com outra organização e planeja seu retorno ao MMA, contrariando declarações de Dana White, presidente do UFC, que disse recentemente que não acredita que ele voltará a lutar.
- Disseram para nós esperarmos os novos donos. Esperamos por semanas. Tivemos uma conversa com o Lorenzo (Fertitta, ex-dono do UFC), estava tudo acertado. Mas, com os novos donos, tudo mudou. Os novos donos disseram que o Lorenzo estava fora da decisão. Foi um choque, pois achávamos que estávamos quase lá. Meu advogado, James Quinn, deu uma margem legal para eles acertarem, me darem uma luta, porque eu queria lutar. Eu estava esperando a ligação. Não tive noticias até o último dia do prazo, à noite. Como isso não aconteceu, ele entrou com um processo e me disse que eu estava livre - explicou, em entrevista ao "The MMA Hour".
O canadense afirmou ainda que, agora, pretende tirar um tempo para se recuperar mentalmente, pois se estressou bastante com a negociação e com os rumores de que iria voltar. 
- Preciso me afastar dos holofotes agora, tirar um tempo. Isso me drenou emocionalmente. Eu estava ouvindo os rumores e ficando animado, imaginando "caramba, vai acontecer". Achei que estávamos muito, muito perto. Falaram até do Robbie Lawler. Mas depois que eu vi que o Lawler saiu do evento de Nova York, fiquei frustrado. Houve muitos rumores sobre eu lutar com o Lawler, Bisping ou Woodley. Como eu sou o tipo de cara que pensa o tempo todo na luta quando marcam, isso me afetou mentalmente, me esgotou. Eu estava muito envolvido emocionalmente. Não faz sentido essa luta não ter sido agendada para Toronto. Era vitória para os dois lados. Estava muito empolgado algumas semanas atrás, mas agora não sei. Estou entrando em um território que não é conhecido. Vou sentar com a minha equipe de conselheiros e ver qual é a melhor decisão a se tomar. 
Georges St-Pierre (Foto: Evelyn Rodrigues)Georges St-Pierre não luta desde 2013, quando bateu Johny Hendricks no UFC 167 (Foto: Evelyn Rodrigues)
O ex-campeão dos meio-médios, que não atua desde 2013, disse que ficou chateado com os comentários de Dana White de que ele não estaria mais a fim de lutar.    
- Eu não odeio o Dana, porque de tudo o que eu sou, boa parte devo a ele. Ele é o melhor promotor do mundo. Todos acreditam no que ele diz. Mas quando ele diz que não estou pronto para lutar, ele não sabe. Ele não sabe o que é ser um lutador. Eu sou um lutador, só eu posso dizer isso. Fiquei muito desapontado.
Sobre a criação de um sindicato para defender os interesses dos lutadores, St-Pierre se disse a favor. O canadense acredita que os grandes nomes do esporte deveriam se unir em prol de toda a classe. 
- Estou numa posição muito boa. Eu saí e tenho muitas opções. O UFC tem muitos atletas famintos. Quando você mantem seus atletas assim, é muito fácil controlá-los. É o que eles fazem. Mas nunca tive medo de defender o que eu acho que é certo. Estou sempre do lado dos lutadores. Sempre vou apoiar o que favorece os lutadores. Posso me considerar saudável e rico, tenho a opção de dizer não. Muitos caras não tem essa chance. Já estive lá. Eu, Conor McGregor, Anderson Silva, José Aldo, esses grandes nomes, temos que tomar a frente por esses caras que não têm essa opção.  
Apesar de não garantir que segue lutando, Georges diz que se sente em seu auge e que, se depender de sua confiança, venceria até Tyron Woodley, atual campeão dos meio-médios.  
- Só me arrependo do que não fiz. Quero lutar. Sinto que estou no meu auge agora. Eu estou muito convencido que posso bater o atual campeão. Estou confiante a esse ponto. Sou um homem livre. Agora tenho outras opções. Não estou preso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário