domingo, 25 de dezembro de 2016

NAC suspende licença de Velásquez e oficializa sua saída do UFC 207

Comissão diz que peso-pesado estaria sob "risco físico significante" se lutasse contra Fabricio Werdum, que também é retirado do card do evento da próxima sexta-feira

Por Las Vegas, EUA
Cain Velásquez, UFC 200, MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Cain Velásquez tem cirurgia marcada para 4 de janeiro de 2017, pouco depois do UFC 207 (Foto: Evelyn Rodrigues)
Agora não tem mais volta: o lutador americano Cain Velásquez teve sua licença para lutar suspensa pela Comissão Atlética de Nevada (NAC, na sigla em inglês) neste sábado e está fora do UFC 207 da próxima sexta-feira, conforme o Combate.com publicou durante a semana. O ex-campeão dos pesos-pesados passou por exames médicos neste sábado e, após uma teleconferência com membros da comissão, acabou vetado. Algumas horas depois, o Ultimate retirou o brasileiro Fabricio Werdum, seu adversário no evento, da programação, e anunciou que o torneio terá apenas 10 lutas.
A informação do veto da NAC foi dado em primeira mão pelo site americano "Espn.com". Ao saber da notícia, Cain Velásquez foi às redes sociais e expressou confusão, dizendo que seu médico, presente à teleconferência, havia dado seu aval para que ele lutasse. Contudo, seus comentários numa entrevista no início da semana, de que não conseguia ficar mais de 10 minutos em pé sem sentir dor nas costas e que tem cirurgia marcada para 4 de janeiro de 2017, cinco dias após a luta, influenciaram a decisão da NAC.
- Baseado na ficha médica, entrevistas e o melhor julgamento do chairman Anthony Marnell, procurador geral J. Brin Gibson, o consultório do diretor executivo e nossos médicos, num esforço para proteger a saúde e segurança dos atletas, foi determinado que Cain Velásquez não está capacitado para lutar. O incentivo financeiro para os lutadores competirem é muito convincente, e é responsabilidade e obrigação da comissão intervir quando riscos excessivos são evidentes. Está óbvio que o Sr. Velásquez está comprometido fisicamente, e competir o colocaria em risco físico significante - disse a comissão, através de um comunicado publicado pelo "Espn.com".
Cain Velasquez Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)Cain Velásquez no Twitter: "Fui liberado pelo médico há 30m, ele falou com a comissão e me liberou de novo" (Foto: Reprodução/Twitter)
É a terceira vez que uma luta entre Cain Velásquez e Fabricio Werdum é cancelada. A primeira foi em 2014, quando os dois estavam programados para se enfrentarem no UFC 180; Velásquez, na época campeão da categoria, sofreu uma lesão na perna e foi substituído por Mark Hunt. Werdum venceu, conquistou o cinturão interino, e os dois se enfrentaram no UFC 188, em junho de 2015, na Cidade do México. O brasileiro venceu e se sagrou campeão absoluto dos pesados. O Ultimate marcou uma revanche imediata para Velásquez e programou para fevereiro deste ano, no UFC 196. No entanto, o americano lesionou as costas, passou por cirurgia e, novamente, a luta foi cancelada.
Werdum perderia o cinturão para Stipe Miocic em maio, mas deu a volta por cima no UFC 203, em setembro, com um triunfo sobre Travis Browne. Velásquez venceu o mesmo adversário alguns meses antes, em julho, no UFC 200.
Confira o comunicado do UFC sobre Velásquez na íntegra abaixo:
"No sábado à tarde, o UFC foi informado pela Comissão Atlética do Estado de Nevada que Cain Velásquez está incapacitado de lutar. Como resultado, o ex-campeão peso-pesado foi removido de sua luta em 30 de dezembro contra Fabricio Werdum na T-Mobile Arena, em Las Vegas.
O UFC 207, que tem em destaque uma luta pelo título do peso-galo feminino entre Amanda Nunes e Ronda Rousey, vai prosseguir com 10 lutas."
O UFC 207 terá transmissão ao vivo e exclusiva do Combate na próxima sexta-feira. Confira o card completo:
UFC 207
30 de dezembro em Las Vegas, EUA
CARD PRINCIPAL (a partir de 1h, horário de Brasília)
Peso-galo: Amanda Nunes x Ronda Rousey
Peso-galo: Dominick Cruz x Cody Garbrandt
Peso-galo: TJ Dillashaw x John Lineker
Peso-mosca: Louis Smolka x Ray Borg
CARD PRELIMINAR (a partir de 22h, horário de Brasília)
Peso-meio-médio: Johny Hendricks x Neil Magny
Peso-meio-médio: Dong Hyun Kim x Tarec Saffiedine
Peso-médio: Antônio Cara de Sapato x Marvin Vettori
Peso-meio-médio: Mike Pyle x Alex Garcia
Peso-meio-médio: Alex Cowboy x Tim Means
Peso-meio-médio: Brandon Thatch x Niko Price

Nenhum comentário:

Postar um comentário