domingo, 12 de fevereiro de 2017

Sob olhar de Cyborg, De Randamie vence luta morna e se sagra campeã

Público celebra brasileira sentada do lado de fora do octógono e vaia combate pelo cinturão inaugural dos penas no UFC 208. Holandesa diz que precisa de cirurgia

Por Nova York, EUA

A holandesa Germaine De Randamie se sagrou a campeã inaugural do peso-pena do Ultimate na madrugada de sábado para domingo, ao vencer Holly Holm por decisão unânime (triplo 48-47) na luta principal do UFC 208, em Brooklyn, Nova York. Do lado de fora do octógono, contudo, estava a brasileira Cris Cyborg, campeã da categoria nas principais organizações de MMA do mundo até o Ultimate adotar a divisão este ano e que recusou ofertas para disputar o cinturão da companhia por conta de problemas pessoais. Atualmente passando por um processo junto à Agência Antidoping dos EUA (USADA, na sigla em inglês), órgão responsável pelo controle antidopagem do UFC, por conta de uma potencial violação, a lutadora curitibana foi mais celebrada que as duas atletas dentro do cage, que foram vaiadas por conta de um combate morno e sem muitas emoções.
Germaine de Randamie UFC 208 (Foto: Getty Images)Germaine de Randamie recebe o cinturão peso-pena das mãos de Dana White (Foto: Getty Images)
- Foi uma luta parelha, ela me acertou com um duro chute no terceiro round, mas eu vim para lutar e ela não quis me enfrentar - se justificou Germaine de Randamie após receber o cinturão. Indagada sobre se aceitaria enfrentar Cyborg em seguida, a holandesa afirmou que rompeu um ligamento na mão antes da luta e que precisa passar por cirurgia antes disso.
Cris Cyborg, UFC 208, MMA (Foto: Getty Images)Cris Cyborg esteve na plateia e foi celebrada sempre que apareceu no telão da arena (Foto: Getty Images)
Randamie tomou o centro do cage no início da luta, mas passou muito tempo estudando Holm antes de se soltar. A ex-campeã dos galos, por sua vez, circulava bastante e soltava chutes. A holandesa aos poucos achou a melhor distância e o tempo dos golpes, e conectou uma cotovelada de encontro e alguns cruzados perigosos de esquerda. Holm buscou o clinche no minuto final, mas pouco fez.
A holandesa seguiu melhor nos segundos iniciais do segundo round, com contragolpes certeiros quando a americana combinava golpes retos e se abria no ataque. Levando um atraso na trocação, Holm logo apelou novamente para o clinche. Contudo, sua falta de intimidade com a luta agarrada ficou clara, ela não conseguiu derrubar e de Randamie respondeu com algumas joelhadas no corpo. A holandesa se desvencilhou nos segundos finais e acertou uma dura cotovelada após o soar do gongo, que deixou Holm e sua equipe claramente irritados.
Apesar da raiva, a americana não conseguia fazer nada contra de Randamie. Suas combinações eram sempre esquivadas e respondidas com diretos certeiros. A holandesa ainda conectou duros chutes na linha de cintura. Holm voltou a apelar para a luta agarrada, mas não conseguiu derrubar e ainda levou cruzados fortes no rosto. A ex-campeã surpreendeu e teve seu primeiro bom momento no final do round, com um chute alto de direita na cabeça que desequilibrou a europeia. Novamente, de Randamie acertou golpes após o soar do gongo, e foi advertida pelo árbitro.
- Foi no calor do momento, peço desculpas, o árbitro me advertiu. Peço desculpas, não sou assim - declarou de Randamie após a luta.
Germaine de Randamie e Holly Holm UFC 208 (Foto: Getty Images)Rosto de Holly Holm fica deformado no momento em que entra golpe de Randamie (Foto: Getty Images)

Holm voltou para o quarto assalto mais ligada nos contragolpes da adversária, mas continuava sem muito sucesso em seus ataques. Sua entrada num single leg foi facilmente defendido por de Randamie. A americana até conectou um direto, mas não encontrou o melhor tempo para seus golpes e fracassou novamente na entrada de queda.
O último round foi mais do mesmo: Holm com combinações de golpes retos que não ameaçavam, de Randamie com contragolpes perigosos. A ex-campeã dos galos acertou um bom direto de encontro de esquerda que fez a adversária fraquejar, mas de Randamie clinchou e Holm foi incapaz de aproveitar o bom momento. O árbitro separou as duas, mas a americana voltou a buscar a luta agarrada, o que mereceu sonoras vaias da plateia, que esperava uma luta mais aberta. Nos segundos finais, as duas enfim se soltaram e trocaram golpes, mas ninguém fez o bastante para nocautear ou sacramentar a vitória.
Germaine de Randamie Holly Holm UFC 208 (Foto: Getty Images)Germaine de Randamie acerta um direto de encontro em Holly Holm no UFC 208 (Foto: Getty Images)
Confira os resultados completos do UFC 208:
UFC 208
11 de fevereiro, no Brooklyn (EUA)
CARD PRINCIPAL
Germaine De Randamie venceu Holly Holm por decisão unânime (triplo 48-47)
Anderson Silva venceu Derek Brunson por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Ronaldo Jacaré venceu Tim Boestch por finalização aos 3m41s do R1
Glover Teixeira venceu Jared Cannonier por decisão unânime (triplo 30-26)
Dustin Poirier venceu Jim Miller por decisão majoritária (28-28, 30-27 e 29-28)
CARD PRELIMINAR
Belal Muhammad venceu Randy Brown por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Wilson Reis venceu Yuta Sasaki por decisão (triplo 29-28)
Islam Makhachev venceu Nik Lentz por decisão unânime (30-25, 30-25 e 30-27)
Rick Glenn venceu Phillipe Nover por decisão dividida (27-30, 29-28 e 29-28)
Ryan LaFlare venceu Roan Jucão por decisão unânime (30-26, 30-27 e 29-28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário