domingo, 12 de fevereiro de 2017

Wilson Reis sofre no último round, mas derrota Yuta Sasaki no UFC 208

Brasileiro domina combate contra lutador japonês na maior parte da sua duração e conquista terceira vitória consecutiva no peso-mosca

Por Nova York, EUA

A vitória parecia estar no bolso de Wilson Reis por numerosas vezes durante a luta contra Yuta Sasaki, mas o lutador brasileiro precisou passar por momentos dramáticos nos segundos finais antes de ouvir da voz de Bruce Buffer o anúncio de sua vitória por decisão unânime (triplo 29-28) no card preliminar do UFC 208, neste sábado, em Brooklyn, Nova York (EUA). Foi o terceiro triunfo consecutivo do paulista no Ultimate, mas o resultado por pontos talvez não tenha sido o bastante para convencer a organização a lhe conceder a oportunidade de disputar o cinturão dos pesos-moscas contra Demetrious Johnson. Ele nem sequer foi entrevistado no octógono após a luta.
Wilson Reis Ulka Sasaki UFC 208 (Foto: Getty Images)Wilson Reis dominou Yuta Sasaki na maior parte do tempo, mas não conseguiu finalizar (Foto: Getty Images)
Wilson começou circulando bastante e tentando evitar a envergadura avantajada de Sasaki. O brasileiro entrava dentro do raio de ação do japonês, batia e saía. Com cerca de um minuto de luta, ele entrou nas pernas e conseguiu derrubar Sasaki. O japonês ameaçou uma kimura e se levantou quando o paulista tentava passar a guarda. Em pé, Sasaki foi ganhando confiança, usando sua envergadura para acertar jabs e diretos. Reis, contudo, encontrou o melhor momento para entrar nas pernas e derrubar de novo. Desta vez, gastou mais tempo estabelecendo posição no solo e se preocupou mais em controlar por cima na meia-guarda. Ele se manteve por cima até os segundos finais do round.
 Wilson Reis Ulka Sasaki UFC 208 (Foto: Getty Images)Yuta Sasaki ameaçou finalizar Wilson Reis no último round, mas o brasileiro se defendeu bem (Foto: Getty Images)
Reis mostrou melhor movimentação de cabeça e ainda mais velocidade no boxe no início do segundo round, e não perdeu muito tempo para derrubar. Sasaki girou para tentar sair de baixo e o brasileiro pegou as costas. Contudo, ele não conseguiu manter a posição e o japonês se levantou. Reis acabou ganhando um presente em seguida: Sasaki tentou ir nas pernas, o brasileiro fez o sprawl e defendeu a queda, logo inverteu e ficou por cima. Sasaki tentou girar e Reis pegou novamente as costas. O paulista foi paciente, fechou o triângulo na linha de cintura e tentou um "cross face" (parecido com o mata-leão, quando o braço pressiona o rosto do adversário para o lado). Sasaki escapou e se levantou nos segundos finais, mas Reis não deu chances para o azar e derrubou de novo.
No terceiro e último round, Sasaki defendeu a primeira tentativa de queda de Reis. O japonês conseguiu encontrar a melhor distância e ia crescendo na luta, mas o brasileiro acertou um bom cruzado de direita, pressionou de novo no clinche e derrubou o adversário. Próximo à grade, Sasaki se levantou rapidamente, mas Reis seguiu grudado. O japonês se soltou com cerca de dois minutos restando. O brasileiro foi paciente, esperou o oponente ficar em posição desvantajosa no meio do octógono e o derrubou. Sasaki, contudo, surpreendeu e raspou, pegando as costas do paulista. Ele fechou o triângulo na linha de cintura e jogou duros golpes na cabeça. Reis só se preocupava em impedir que o japonês fechasse um mata-leão e o finalizasse. O gongo soou e salvou o brasileiro de uma virada improvável.
Em entrevista já no vestiário, Wilson Reis manteve a esperança otimista pela oportunidade de disputar o cinturão:
- Esta foi uma boa luta, então eu espero que todos tenham se divertido. Estou muito feliz em sair com a vitória, mas preferia ter finalizado no primeiro round. Sasaki tem um estilo interessante e estava alternando a base, então demorei um pouco para decifrá-lo. Estou um pouco decepcionado que não o finalizei, mas feliz com a vitória. Agora estou de volta à busca pelo Demetrious Johnson. Estou ranqueado em quinto no mundo, e sinto que sou o único desafiante que faz sentido. Se eu não receber essa luta, então quero Joe Benavidez numa eliminatória pelo título - declarou o brasileiro.
CHAMADO DE ÚLTIMA HORA, MUHAMMAD VENCE BROWN
Belal Muhammad Randy Brown UFC 208 (Foto: Getty Images)Belal Muhammad solta um chute alto em Randy Brown (Foto: Getty Images)
O americano de raízes palestinas Belal Muhammad foi chamado de última hora para substituir George Sullivan, flagrado em exame antidoping, na luta contra o jamaicano baseado em Nova York Randy Brown. O pouco tempo de aviso e preparação, contudo, não o atrapalhou: o atleta da Roufusport não cansou em momento nenhum e derrotou o lutador da casa por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28). Mais alto e de maior envergadura, Brown acertou mais golpes no primeiro round, mas Muhammad não parou de andar para frente. Levando um atraso em pé, o americano passou a buscar mais a luta agarrada no segundo assalto. Ele conseguiu derrubar o jamaicano no último minuto do assalto e pegou suas costas; Brown defendeu a finalização, mas sofreu duras marretadas na cabeça antes do fim do round. Muhammad adotou a mesma estratégia no terceiro round; Brown ameaçou pegar uma chave de braço, mas o americano defendeu, dominou por cima e pegou as costas com quase dois minutos restando na luta. Ele quase finalizou com um esgana-galo. O jamaicano defendeu, girou e terminou batendo por cima, mas foi tempo insuficiente para virar a luta.
Confira os resultados completos do UFC 208:

Nenhum comentário:

Postar um comentário