sexta-feira, 7 de abril de 2017

Checamos: é possível baixar o peso fazendo pressão sobre a toalha?

Combate.com testa afirmação de lutadores de que tática usada por Daniel Cormier na aferição de peso do UFC 210 pode influenciar o valor obtido na balança

Por Rio de Janeiro
A tomada de peso oficial do UFC 210, na manhã desta sexta-feira, foi recheada de polêmica. Atual campeão dos pesos-meio-pesados, Daniel Cormier subiu à balança duas vezes num intervalo de cerca de dois minutos; na primeira tentativa, nu por trás das toalhas, registrou 93,5kg, e na segunda, da mesma forma, marcou os 93kg de limite da categoria. Diferença importante entre as duas tentativas: na segunda, Cormier apoiou as mãos na toalha que o cobria.

Diversos lutadores e treinadores encheram as redes sociais com acusações de que o campeão teria usado um velho truque. Ao colocar as mãos sobre a toalha, o lutador estaria transferindo o peso dos braços, e, desta forma, conseguiria diminuir o valor que aparece na balança.
- Ele estava falsificando a pesagem. A mão dele está em cima da toalha. Quando você faz isso, você consegue tirar até dois quilos da balança. É só fazer o teste. Se duas pessoas estiverem segurando bem forte a toalha e alguém na balança se apoiar, é possível controlar o peso. Isso é um truque mágico muito safado que tem gente que usa. Ele está fazendo isso para bater o peso e lutar com o (Anthony Johnson). Isso não se faz, não. Ele se apoiou na toalha para "perder" o peso. Se ele está com a mão ali, é porque tem algum motivo. E o motivo é a força na toalha - declarou André Benkei, preparador físico com larga experiência no MMA, em entrevista ao Combate.com.
Daniel Cormier Pesagem UFC 210 (Foto: Reprodução )Daniel Cormier apoia as mãos sobre a toalha na pesagem do UFC 210 (Foto: Reprodução )
Decidimos então checar e fazer nosso próprio experimento. Com uma balança digital, obtida em qualquer farmácia ou supermercado pelo país, nossos repórteres subiram à balança duas vezes: uma sem a toalha, e a outra fazendo pressão sobre a toalha. A diferença foi clara: apenas apoiando os braços, foi possível reduzir quase um quilo do valor mostrado na balança. (Confira no vídeo acima).
O UFC ainda não se pronunciou sobre a polêmica. Diretor executivo da Comissão Atlética do Estado de Nova York (NYSAC, na sigla em inglês), responsável pela regulamentação do evento, Tony Giardina afirmou que não viu que Daniel Cormier apoiou a mão sobre a toalha, e garantiu que a pesagem do lutador foi válida. (Confira abaixo a pesagem de Cormier).
Após a pesagem cerimonial, Cormier falou com a imprensa, negou que tenha tido a intenção de manipular a pesagem e se fez de desentendido.
- (Peguei a toalha porque) Eu não queria que vocês vissem meu pinto. Para vocês não verem meu pinto. É você que acredita nisso (que eu segurei a toalha), não eu. Mas o que isso faz? Eu não entendo. Eu nunca fiz isso antes. Não, apenas não queria mostrar meu pinto - declarou DC.

Combate transmite o UFC 210 ao vivo e com exclusividade neste sábado a partir de 19h05 (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real, e exibe as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo ao vivo. Confira o card atualizado:
UFC 210
8 de abril, em Buffalo (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Daniel Cormier x Anthony Johnson
Peso-médio: Chris Weidman x Gegard Mousasi
Peso-palha: Cynthia Calvillo x Pearl Gonzalez
Peso-meio-médio: Thiago Pitbull x Patrick Côté
Peso-leve: Will Brooks x Charles do Bronx
CARD PRELIMINAR (a partir de 19h15, horário de Brasília):
Peso-pena: Myles Jury x Mike de la Torre
Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Sean Strickland
Peso-pena: Shane Burgos x Charles Rosa
Peso-meio-pesado: Patrick Cummins x Jan Blachowicz
Peso-leve: Josh Emmett x Desmond Green
Peso-leve: Gregor Gillespie x Andrew Holbrook
Peso-galo: Katlyn Chookagian x Irene Aldana
Peso-mosca: Magomed Bibulatov x Jenel Lausa

Nenhum comentário:

Postar um comentário